Conquistas e sonhos alcançados são motivos de orgulho e ter uma casa é, em toda a sua amplitude, uma das maiores realizações como resultado de esforço, dedicação e trabalho. Nesse sentido, saber enfrentar alguns problemas domésticos da maneira certa, não só garantirá uma proteção maior ao seu patrimônio, como também te ajudará a economizar um bom dinheiro.
Muitas intercorrências diárias, os verdadeiros e típicos problemas domésticos, nem sempre podem ser evitados. No entanto, é possível lidar de uma forma mais leve quando estes surgirem. O que poucas pessoas sabem, de fato, é que existem caminhos mais fáceis para proteger suas casas.
Um desses caminhos é optar por um bom plano de seguro residencial, visto que, além de facilitar e nortear a resolução de diversas e inesperadas situações, também é um excelente amparo financeiro. Veja a seguir, e se surpreenda como você pode estar assegurado em diversas situações e nem imaginava.
Quais são os principais e mais comuns problemas domésticos do dia a dia?
Sabendo que todas as casas estão sujeitas a diferentes questões, listamos abaixo, as mais comuns e, assim, você conseguirá estar sempre com o olhar atento e se prevenir.
Defeitos no encanamento
Canos entupidos, em especial quando o encanamento já é antigo, está no ranking dos problemas domésticos e causam muitos transtornos. Vale ressaltar que, alguns desses problemas são facilmente resolvidos de maneira amadora, ao passo que outros, requerem ajuda profissional e especializada.
Dessa forma, estar sempre alerta ao surgimento de um vazamento ou entupimento, por mais simples que seja, é sempre o melhor a ser feito.
De olho na fiação elétrica
Algo grave e que pode causar riscos à vida é, com certeza, uma fiação elétrica com defeitos. É um dos problemas domésticos mais comuns e que são negligenciados. Contudo, arriscar a perder um imóvel e até mesmo sofrer danos à própria vida, definitivamente, não vale a pena.
Logo, é imprescindível solucionar imediatamente quaisquer deficiências em todo o sistema elétrico. Afinal, perder algum eletrodoméstico ou passar por um incêndio, não está nos planos de ninguém.
Verifique o telhado
Defeitos no telhado fazem parte dos problemas domésticos mais recorrentes. Seja pelo desgaste do tempo ou por um vendaval, é importante revisar como estão as telhas.
Vazamentos e infiltrações nas paredes da casa podem comprometer não somente a estética do ambiente, como podem causar riscos à saúde dos moradores. Por isso, é bom se atentar para evitar mofos, por exemplo. Em situações ainda mais graves podem levar a estrutura da residência à ruína.
Como se precaver desses problemas em casa?
Contemplar cada detalhe assim que um impasse doméstico surge, deve ser encarado como algo corriqueiro e que, verdadeiramente, faz toda a diferença. Ser zeloso com seus bens é também ser cuidadoso com quem ama. Mas não dá para viver preocupado o tempo todo, não é mesmo?
Então, o ideal é deixar nossa preocupação de lado, mas, ao mesmo tempo, colocá-la nas mãos de quem poderá resolver e reparar uma circunstância ruim.
Embora algumas ações possam ser tomadas por nós mesmos e, junto a isso, os problemas domésticos serem contornados, algumas situações pedem um auxílio maior. Isso porque alguns acontecimentos podem fugir de nossa alçada.
Dicas simples como escutar barulhos estranhos nos interruptores e nas tomadas, bem como cheiro de queimado em alguma instalação elétrica, são indícios que não devem ser ignorados. Desse modo, solicitar uma visita técnica de um profissional da área, a fim de verificar minuciosamente a situação e descartar riscos iminentes, é de suma importância.
Outra dica é verificar periodicamente as telhas e, com isso, evitar que um problema simples e passivo de manutenção, possa se tornar um gigante consumidor do orçamento doméstico, resultando em uma troca completa do telhado. Isto é, o recomendado é nunca protelar uma vistoria e salvar, então, um futuro comprometimento na estrutura do imóvel.
Esses são apenas exemplos que podem acontecer com frequência, enquanto existem tantos outros que são inesperados e de grande proporção. Desta maneira, ainda que haja cuidados, infelizmente, acidentes domésticos podem ocorrer e, ter sua casa assegurada com um bom plano de seguro residencial é uma escolha assertiva.
Vale a pena contratar um seguro residencial?
Pensando sempre mais além, em termos de proteção a quem amamos e ao nosso imóvel, lançar mão de um seguro residencial é algo a ser considerado. Como a assistência prestada é 24 horas, nada melhor que ter a garantia de estar seguramente amparado em qualquer hora.
Do mesmo modo, é sempre bom ter a tranquilidade e garantir que itens de valor, além da própria casa, estejam assegurados em situações de vulnerabilidade. Isso, desde uma simples calha entupida até uma situação mais grave como um incêndio.
Faça a você mesmo as seguintes perguntas: Ter algum objeto de valor roubado dentro do imóvel te assusta? Como repor a perda? Agora, imagine uma outra situação, em que seu cachorro atacou alguém.
Enfim, são problemas domésticos imprevisíveis e que podem afetar a integridade moral, física e financeira. Todas essas situações são fatos que recebem cobertura de um bom seguro residencial.
Quais são os benefícios ao contratar?
Ainda que pensar em intercorrências possa parecer algo negativo e pessimista, prevenir ainda traz grandes benefícios e que geram, inclusive, conforto e economia. Uma das grandes vantagens é que o valor para contratar um serviço de proteção à residência, é mais baixo que o de um seguro de veículo. Isto é, fica entre 0,5 a 1% do valor do imóvel.
Partindo do pressuposto que os problemas domésticos são bem mais abrangentes do que possamos imaginar, ser pego de surpresa em situações embaraçosas pode gerar, inclusive, sequelas intensas.
Quer seja um abalo físico, quer seja emocional, estar protegido quando as intempéries vêm, é sempre o que esperamos. Para tanto, nem sempre conseguimos repor tão prontamente um extravio, uma destruição, tanto parcial quanto integral.
É aí que entra a contratação de uma empresa de seguro residencial como a RAP10 Seguros que garante que, em situações de calamidade, você não esteja desamparado.
O que o seguro cobre?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, até mesmo tarefas diárias, consideravelmente simples, podem ser delegadas a terceiros de forma profissional, o que facilita bastante o fluxo da nossa rotina. Quer mais tranquilidade no dia a dia? Acompanhe o que o seguro residencial cobre:
- Limpeza de caixa d’água;
- Calhas entupidas;
- Vidros quebrados;
- Dedetização;
- Troca de móveis;
- Chaveiro;
- Conserto de eletrodomésticos;
- Manutenção de ar-condicionado;
- Prejuízos a terceiros — Responsabilidade Civil Familiar;
- Fumaça, explosões e incêndio;
- Queda de aeronaves;
- Estragos elétricos;
- Destruição por granizo, vendaval, tornado, ciclone, furacão;
- Queda de raios;
- Invasão de veículos;
- Furtos e roubos;
- Demolições.
Com essa lista, lidar com problemas domésticos não mais precisa ser um peso. Acima de tudo, com o privilégio de ter uma assistência em diversas áreas em um único lugar e com total segurança.
Atente-se para não cair em desvantagem
Ao contratar uma empresa de seguro residencial, certifique junto à mesma, a inclusão de cobertura extra. Primordialmente, priorize o que há de mais valor tanto financeiro quanto emocional para não sair no prejuízo. Veja abaixo, o que possui cobertura à parte, desde que seja citado no contrato:
- Condutas de vandalismo e terrorismo;
- Reformas em pinturas, vidros, decoração;
- Procedimentos de autoridade pública;
- Ação e falta por parte do segurado;
- Reconstituição de trabalhos artísticos que sofreram danos;
- Infiltração, umidade e goteiras;
- Prejuízos ocasionados durante a construção;
- Quaisquer tipos de desgastes e ferrugens, incluindo os causados pela natureza;
- Atitudes ilícitas desleais por parte de terceiros ou contratante;
- Alagamento causado por torneiras;
- Danos decorrentes de atividades de trabalho realizadas em sistema Home Office;
- Prática de obras abrangendo, inclusive, as relacionadas a montagens e instalações;
- Avarias geradas durante a desabitação do imóvel.
Proteja suas economias
Contratar um seguro residencial é proteger o que você tanto lutou e investiu para construir. É, sobretudo, proteger suas finanças. O baixo investimento anual é compensatório pelo custo-benefício.
As seguradoras disponibilizam várias opções de contratos e serviços de proteção ao imóvel. Portanto, é de grande valia dedicar um tempo à pesquisa de mercado, análise criteriosa das recomendações da empresa fornecidas pelos clientes.
Além disso, muitas seguradoras oferecem viabilidade e acessibilidade a valores quando um seguro residencial é adquirido junto a um seguro de automóveis.
Além de proteger o imóvel em si e estar resguardado em variados acontecimentos, envolvendo os problemas domésticos mais comuns, bem como imprevistos maiores, contratar um seguro residencial também é um grande aliado ao seu trabalho.
Como resultado, total tranquilidade em seu lar, juntamente com sua família, assim como um maior rendimento no trabalho. É apostar na certeza de economia garantida no bolso e valorização de seu imóvel.