O que é a inteligência artificial?
A origem da inteligência artificial (IA) é anterior ao nosso século. Em 1956 o professor John McCarthy, Universidade de Dartmouth nos Estados Unidos, iniciou o método chamado “machine learning”. Esse método tratava-se, resumidamente, de ensinar a máquinas as habilidades necessárias para que estas pudessem se auto-aperfeiçoar. Desde então a IA vem sendo aprimorada e tem ganhado mais proeminência mundialmente. Podemos definir a IA como a capacidade de um dispositivo em replicar habilidades cognitivas complexas, procurando assemelhar-se ao cérebro humano. Habilidades como análise, dedução, descobertas e fazer relação entre informações são surpreendentemente encontradas na IA. Dispositivos que funcionam com IA auxiliam a executar tarefas de maneira eficiente, as quais seriam feitas manualmente e demandariam mais tempo. Sistemas de IA conseguem analisar grandes quantidades de dados, identificar padrões e tomar decisões inteligentes, por exemplo.
IA alterando as indústrias digitais
Indústrias em todo o mundo tem recebido mudanças significativas na maneira como executam funções mediante soluções da IA. Em conjunto com a IA, o meio digital tem sido o campo de atuação de muitas indústrias que obtiveram avanços significativos. Segmentos industriais como finanças, varejo e jogos eletrônicos conseguem atuar diretamente através da internet, demonstrando melhoramento nas suas funções. Confira alguns aspectos sobre cada segmento a seguir:
Finanças
O setor financeiro vem automatizando processos, detectando fraudes e melhorando as experiências dos clientes através da IA. Atualmente, há mais opções de investimento e gerenciamento de capitais para os usuários que podem investir com poucos cliques. Bancos e prestadoras de serviço financeiro conseguem oferecer opções com plataformas modernas capazes de vencer a burocracia bancária, como no caso dos bancos Neon e Nubank. Além disso, as plataformas financeiras tornaram-se mais proficientes através de
chatbots e assistentes virtuais que fornecem aconselhamento e suporte financeiro personalizado. Os algoritmos baseados em IA também conseguem aprimorar a avaliação de riscos, a detecção de fraudes e a conformidade regulatória em sistemas bancários.
Varejo
No setor de varejo, a IA tem se destacado por aprimorar as experiências personalizadas do cliente, previsão de demanda e gerenciamento de estoque. Varejistas conseguem ser mais assertivos gerando marketing para o público certo. Isto porque os sistemas de recomendação baseados em IA analisam as preferências e o comportamento do cliente para fornecer recomendações personalizadas de produtos. Sistemas de marketing como o Google Ads fazem esse trabalho usando IA.
Além disso, o suporte e o envolvimento do cliente são aprimorados com chatbots e assistentes virtuais proficientes, aumentando a interação e auxílio com compras online. As entregas também se tornaram mais eficientes, uma vez que os dados de vendas são analisados para gerenciar o estoque e prever a demanda. Assim, o varejista pode reduzir a falta de estoque e melhorar seu lucro.
Aposta em jogos eletrônicos
Sendo a terceira modalidade preferida dos brasileiros, a indústria de aposta em jogos eletrônicos tem crescido exponencialmente. Para quem ainda não está familiarizado com esse ramo, é possível conferir muitas informações relevantes através do website apostas.guide. Dentro de plataformas seguras, o jogador pode conferir e interagir com torneios dos seus jogos favoritos. Grandes marcas de esportes eletrônicos como FIFA, League of Legends, CS:GO e Free Fire fazem parte desta indústria.
A IA está sendo significativa na indústria de apostas esportivas por desenvolver modelos de predição. As soluções de análise com IA podem ajudar os jogadores a descobrir chances de apostas bem-sucedidas, por exemplo. Também podem ser fornecidas sugestões de apostas personalizadas com base no histórico e nas preferências de uma pessoa. Isso permite que os apostadores façam melhores julgamentos e evoluam seu desempenho geral.
Como resultado, operadores e jogadores podem se beneficiar da aplicação da IA no setor de apostas esportivas. As apostas esportivas podem oferecer probabilidades mais competitivas e gerenciar melhor o risco. Utilizando algoritmos de ponta e modelos preditivos, os apostadores podem fazer seleções mais informadas e talvez aumentar seus ganhos. A comercialização da IA provavelmente será um fator crítico para determinar o futuro desse setor promovendo seu crescimento.
O que a IA promete para o futuro?
Esses setores apresentados são apenas alguns exemplos de como a IA tem transformado a indústria mundial e as interações online. A tendência nos próximos anos é de que os sistemas potenciais da IA se expandam permitindo avanços adicionais nas diversas áreas industriais. No meio digital, a eficiência de operações, a segurança digital e a precisão de dados são aspectos que nos fazem considerar uma melhoria na qualidade de vida no futuro próximo. Sendo assim, o futuro da IA promete uma transformação positiva nas indústrias e na sociedade.