Aprender sobre investimentos em ações é uma ótima opção para quem procura uma alternativa para aumentar sua renda.
De acordo com o levantamento encomendado pela Anbima, as ações se tratam do segundo investimento mais conhecido dos brasileiros. Em termos de popularidade, as ações perdem apenas para a poupança. Contudo, são poucas as pessoas que investem nesse mercado, pois acreditam que o risco é muito grande.
Mas, isso não passa de um mito. O mercado de ações apresentou resultados notáveis nos últimos dois anos, principalmente se você estiver investindo com uma estratégia de longo prazo.
Você, certamente, já deve ter ouvido histórias de algumas pessoas que ficaram ricas por meio de investimentos em ações. Isso é perfeitamente possível, mas você precisa ser paciente. Visto que, ficar rico é um processo. Tem que ser construído todos os dias.
Além disso, é preciso saber fazer a escolha certa dos papéis para a composição de sua carteira. Caso contrário, você pode incorrer em perdas. Portanto, a mentalidade mais correta é encarar o empreendimento com a mentalidade de um empreendedor e avaliar a viabilidade de uma sociedade.
Contudo, com o intuito de te ajudar nessa jornada, temos a seguir um conteúdo completo mostrando muitas informações úteis para você aprender sobre os investimentos em ações.
Veja também: Gestão Financeira: Veja as principais estratégias para não deixar sua empresa no vermelho.
O que é o mercado de ações?
As ações representam a menor parcela do capital de uma empresa. No caso de quem compra ações da empresa adquire também os direitos e obrigações de sócio.
Se por acaso se tratar de uma companhia aberta com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM, órgão que regulamenta o mercado de capitais brasileiro), suas ações são aptas à negociação publicamente por meio da bolsa de valores.
Ser acionista de uma empresa pode render muitas vantagens, e uma das principais é poder se beneficiar de uma parcela dos resultados que ela obtém. No momento em que uma companhia aberta obtém lucro, uma parte dele é distribuída aos sócios na forma de dividendos, mediante o número de ações que cada um possui.
Os acionistas também podem se beneficiar de uma possível valorização do preço dos títulos — que, além da performance financeira de uma empresa, depende das perspectivas para o setor de atuação e também da economia de forma geral.
Como funciona o mercado de ações?
Entender como o mercado de ações funciona é o primeiro passo para quem deseja aprender mais sobre investimentos em ações. Em suma, é um tipo de compra e venda de ações. As transações são realizadas diariamente no pregão.
Ao comprar ações, você se torna acionista da empresa a qual a ação pertence, como, por exemplo, a Petrobras, Lojas Americanas ou Banco do Brasil.
Portanto, o funcionamento do mercado de ações é como um tipo de mercado organizado. Onde os compradores estão de um lado e os vendedores do outro Então, uma transação ocorre quando uma oferta de compra e uma oferta de venda têm o mesmo valor.
O que é ETF nas ações?
Para colocar de forma objetiva: ETF se trata de um acrônimo para Exchange Traded Funds. Podemos traduzir para o português de forma livre e dizer que ETF significa Fundos Negociados em Bolsa.
Para que todos entendam melhor, vamos primeiro esclarecer o significado de fundo de investimento: é um método de investimento que reúne vários investidores, soma o dinheiro de todos e investe em diferentes ativos.
Ou seja, se você optar por investir seu dinheiro em um fundo de investimento, você está fazendo investimento em um grupo de ativos sem a necessidade de comprar cada ativo de forma individual.
Alguns fundos de investimento focam em produtos de renda fixa, enquanto outros focam em produtos de renda variável. Além disso, ainda há fundos que misturam às duas formas. Nesse contexto, um ETF é um fundo de investimento que aplica seus recursos em diversas ações negociadas em bolsa.
Por onde começar os investimentos em ações?
Tento para quem já entende de investimentos em ações, quanto para quem deseja aprender, vamos listar a seguir, dicas úteis para começar a investir da maneira correta e mais segura!
Esqueça o achismo
Você deve buscar conhecimento e desenvolver estratégias. Também é interessante aproveitar esta oportunidade para buscar conhecimento com investidores mais experientes e assistir a vídeos e palestras online.
Cometer erros no mercado de ações significa perder dinheiro. Portanto, entender o funcionamento desse investimento é um passo importante para alcançar resultados satisfatórios.
Saiba qual é o seu perfil de investidor
Todos os investimentos em ações, possuem um determinado grau de risco. Mediante a isso, cada investidor possui um determinado nível de tolerância ao risco. Para determinar o nível que você possui, é necessário conhecer o seu perfil de investidor.
Este é um teste projetado para descobrir o nível de risco certo para sua carteira e os ativos mais adequados.
Os investimentos em ações se trata de uma tarefa muito arriscada. Portanto, é geralmente recomendado para investidores com perfil moderado e arrojado.
Trace uma estratégia clara
Fazer investimentos em ações sem antes traçar uma estratégia pode ser muito perigoso, visto que você é guiado visando apenas pelo preço delas.
Portanto, antes de iniciar seus investimentos, decida como você investirá seu dinheiro, por exemplo, invista 90% do seu patrimônio em Blue Chips e 10% em Small Caps. Além disso, você deve seguir sua estratégia e avaliá-la de forma constante e fazer ajustes se necessário.
Conheça empresa que pretende investir
Diversas empresas estão listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Muitas delas são geralmente boas opções para investidores, já algumas não são tão boas. Portanto, antes de fazer investimentos em ações, você deve conhecer a empresa que deseja fazer o investimento.
Para fazer isso, obtenha o máximo de informações relevantes, como histórico de cotações, linhas de negócios, histórico de pagamentos de receitas e resultados.
Esteja pronto para a volatilidade
Os valores das ações mudam com base nas expectativas dos investidores de certos fatores, como, por exemplo, o desempenho da empresa, política e mercados externos.
Portanto, alguns títulos podem mudar de valor significativamente algumas vezes no mesmo dia. Mas, você não precisa se preocupar, visto que as variações são movimentos de mercado e os preços tendem a se recuperar, em especial quando falamos de médio e longo prazo.