A experiência do cliente está moldando o futuro do e-commerce. A Inteligência Artificial (IA) não é mais ficção científica, é uma realidade! Muitas empresas dedicadas ao comércio eletrônico já estão usando alguma forma de IA para entender melhor seus clientes e fornecer uma experiência aprimorada.
Sem dúvida, 2021 será o ano em que a IA se tornará verdadeiramente proeminente no comércio eletrônico, porque está mudando a forma como as pessoas encontram produtos e fazem compras online. Determinados sistemas podem analisar milhões de interações diárias para criar incentivos direcionados a clientes individuais.
Inteligência Artificial muda o jogo no e-commerce
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico como o e-commerce, o esforço para integrar tecnologias emergentes está se acelerando. De fato, a Inteligência Artificial tem o poder de mudar o jogo no e-commerce, levando a experiência do cliente para o próximo nível.
Assistentes virtuais, recomendações de produtos, chamada por voz e realidade aumentada são apenas alguns exemplos dessa tecnologia. A IA é uma tendência e não uma moda passageira, de modo que as empresas que já investem em uma loja virtual com Inteligência Artificial observam um considerável aumento em suas receitas.
A iGoal é uma empresa especializada em implementar sistemas de IA para aumentar as vendas online de qualquer plataforma de e-commerce.
O que a IA pode fazer pela sua loja virtual?
As demandas dos compradores online estão evoluindo em um ritmo mais rápido do que os varejistas podem responder a elas. Sua empresa pode já estar coletando dados sobre o comportamento online de seus visitantes, mas grandes quantidades de dados podem ser inúteis se você não souber como analisá-los com o objetivo de implementar estratégias eficazes.
Um sistema de IA tem a capacidade de fazer previsões e oferecer recomendações que os compradores consideram relevantes. Esse nível de inteligência é vital para fornecer uma experiência de compra personalizada ao consumidor.
As lojas que não implantarem a personalização perderão receita. Por outro lado, as marcas que adotam essa tática conseguem atender às necessidades de seus clientes de forma eficiente e até econômica!
Os benefícios de criar uma experiência de cliente tão pessoal e conveniente são vastos. Ao aumentar o nível de envolvimento do visitante por meio de recomendações e conteúdo personalizado, você reduz as taxas de rejeição, melhora as conversões e aumenta as vendas.
ChatBots
Os ChatBots são uma tecnologia que interage com os clientes em um ambiente de chat que simula conversas humanas. Esse sistema baseado em IA está sendo cada vez mais implantado no varejo online para imitar o toque pessoal de um vendedor. Os ChatBots são uma forma eficiente e de baixo custo de atendimento ao cliente.
Obtenha informações importantes sobre leads
Se você está procurando gerar, qualificar e / ou converter leads, há uma boa chance de que a Inteligência Artificial possa ajudar. Você até pode ter uma imagem clara dos melhores leads de sua empresa. Mas você é apenas humano.
Não importa quanto conhecimento você tenha sobre o mercado, você simplesmente não conseguirá analisar grandes conjuntos de dados de leads. Mas a Inteligência Artificial pode. Os humanos não tem a capacidade de competir com a IA quando se trata de Big Data.
A IA se destaca por extrair facilmente insights sobre leads de seus dados de marketing e vendas. Ela pode usar esse super poder para ajudá-lo a entender melhor os clientes existentes e os clientes em potencial.
Recomendações de produtos
Estamos falando de recomendações algorítmicas que atualizam em tempo real, dependendo do comportamento do visitante. Os compradores esperam que o recurso “você também pode gostar disso” mostre itens relevantes de acordo com seus gostos, através de vitrines inteligentes. A boa notícia é que a IA classifica a exibição do produto para mostrar aos clientes itens que realmente os atraem.