Jejum seco é uma forma de jejuar para emagrecer, você já deve ter ouvido falar sobre jejum ou até mesmo praticar alguma vez na sua vida, sem duvidas essa é uma das formas mais praticadas dentro das grandes religiões.
Entretanto, com o passar do tempo você pode perceber que a maioria das pessoas, acabaram adaptando essa forma religiosa, como um meio de saúde do dia a dia.
Então, com essa adaptação que acabou acontecendo, ouve uma grande variação do jejum que acabou surgindo; uma dessas se trata do jejum seco.
E isso, acabou se tornando um tanto quanto popular só que a maioria das pessoas acabam não conhecendo assim tão bem, e muito menos entender um pouco mais sobre o jejum seco e como fazer.
Como fazer o jejum seco
De forma direta, você vai fazer o jejum seco da mesma forma como o jejum normal, entretanto a única diferença que terá é apenas das regras do jejum.
Então, primeiramente você deve escolher um dia da semana para fazer o seu jejum, o ideal é que você sempre faça o jejum no mesmo dia sempre em todas as semanas, para facilitar o se processo na pratica.
Portanto, na hora de você começar é extremamente importante que você saiba, o período que você vai ficar em jejum, para que você ter um controle específico da sua alimentação; e ainda saiba o tempo certo que você terá que ficar sem comer.
Se você está iniciando, o ideal e que comece com um jejum com um período de tempo mais leve, isso por que você ainda está se adaptando ou se você tem alguma dúvida em relação ao período do jejum, você deve procurar um médico.
Qual o beneficio que o jejum seco pode ter
Muitos adeptos, e também defensores que praticam o jejum seco afirmam que encontram muitos benefícios para a saúde, e que ainda a pratica do jejum seco poderia auxiliar em alguns outros benefícios como:
Perda de peso
Alguns apoiadores, afirmam conseguir ter resultados com o jejum seco como emagrecer isso por que, com uma restrição extrema de calorias que pode acabar gerando esse resultado.
Pesquisas feita sobre o jejum seco, no ano de 2013 ao estudarem os efeitos que ele causava em pessoas que participavam do Ramadã, que é um feriado muçulmano que dura um mês, em que as pessoas que participam do feriado, não comem e nem bebem desde o nascer do sol até o momento em que o sol se põe.
E pode ser comprovado, os pesquisadores analisaram os resultado das pessoas que participaram, e puderam comprovar que o IMC (índice de massa corporal) e o seu peso caíram.
Só é importante lembrar, que os participantes secaram em jejum de forma intermitente; ou seja, repondo alguns nutrientes logo depois do sol se por.
E além do mais, o jejum dura apenas um mês que é o tempo do feriado.
Através dessas pesquisas, pode se comprovar que houve uma perda de peso ocorrendo em um curto espaço de tempo; e pelo contraio não se tem informações ou pesquisas que mostrar que se você repetir ou aplicar de forma regular possa ter uma maior eficiência.
Melhora das suas funções imunológicas
Muitos participantes, que aplicam o jejum seco afirmam que ele pode deixar o seu sistema imunológico do seu corpo ainda mais forte.
Entretanto, não seria assim que poderia estar funcionando as coisas no seu organismo, a partir do momento que você esteja aplicando o jejum seco, as células danificadas estariam sendo removidas, permitindo que o seu corpo regenere novas células.
E ainda, pode se encontrar evidencias de que esteja limitando as calorias, só que nesse caso não a água.
E isso, estaria fazendo com que a melhora do seu corpo possa evitar inflamações, protegendo o seu sistema imunológico.
Regeneração das células
Agora, falando de regeneração celular, um estudo que acabou sendo feito no ano de 2014 em alguns animais, acabou comprovando que se o jejum quando foi feito de forma prolongada, pode se comprovar que teve uma regeneração celular nos animais.
Já quando os estudos foram feitos em pacientes humano, pode se comprovar que houve o mesmo efeito, que tiveram nos animais.
Diminuição da inflamação
Diante da questão inflamatória, alguns estudos comprovaram que após um período de tempo que você esteja aplicando o jejum, há uma diminuição considerável nas citocinas pró-inflamatórias, que comprova que durante o jejum tem uma redução nas questões inflamatórias.
Isso pode acabar melhorando ainda mais o seu sistema imunológico, só que você deve se lembrar que o jejum continuo e com proibição de água, não se teve nem uma pesquisa relacionada a algum benefício que possa ter.
Alguns Efeitos colaterais
Como a maioria dos jejuns, onde você tem que se privar da sua alimentação por um certo período de tempo, o jejum seco não é diferente, nesse caso você pode acabar tendo alguns sintomas como:
Fome sem fim:
Sintomas de fome é algo comum, que pode acabar acontecendo em qualquer jejum que você esteja aplicando; e nesse caso você parando de tomar água pode te deixar com uma fome ainda maior, por que a água pode ajudar você a ter saciedade por mais tempo.
Muito cansaço:
Você não está comendo e nem bebendo água, e nesse caso seu corpo não tem combustível para funcionar no seu 100; e isso fara com que se sinta mais cansado, e também tonto e muito fraco.
Estresse:
À medida que sua fome aumenta, a cada instante o seu estresse vai aumentando junto.
Enxaquecas:
A partir do momento, que você passar a cortar certos alimentos e alguns outros nutrientes, podem acabar levando você a ter dores de cabeça.
E além do mais, você pode acabar apresentando uma serie de outros sintomas em relação ao corte da sua alimentação.
Casos mais graves
Um caso muito importante, que você deve se lembrar é o jejum seco não deve ser feito de forma continua muito menos repetitiva, tudo isso por que pode acabar te gerando complicações graves como:
Desidratação corporal
Isso mesmo, se você faz o jejum de forma muito prolongada você pode acabar ficando desidratada, resultando no desequilíbrio do seu organismo e também pressão arterial baixa, o que pode acabar sendo fatal.
Problemas renais e na bexiga:
Se você chegar ao ponto de desidratar o seu corpo, isso vai acabar sendo muito prejudicial a sua saúde, gerando uma infecção do trato urinário e também pedras nos rins.
Deficiência de nutrientes
A partir do momento, que você opta por fazer um jejum continuo você acaba colocando seu corpo em sérios riscos, como a falta de nutrientes como vitaminas e minerais.
Perda momentânea da consciência:
Isso é mais do que um fato, se você está desidratada pode gerar vários problemas, como o caso de sofrer com desmaios tudo isso devido a fraqueza que você tem.Leia também:
- Dieta da sopa do hospital do coração, aprenda como fazer
- Água com Limão para Emagrecer o que Todos Devem Saber
- Hipertrofia muscular: Como funciona + 5 dicas eficientes
- Chá de hortelã pimenta: conheça seus benefícios e como fazer