O controle de odores é fundamental para que as indústrias estejam de acordo com a legislação e não poluem o ar da comunidade ao redor do seu espaço de funcionamento. Assim, os lavadores de gases para controle de odor são equipamentos indispensáveis nesta tarefa.
Esse tipo de equipamento promove o tratamento dos gases através de torres de absorção e por meio da água. Dessa forma, a neutralização de odores é feita através de uma reação química, que acontece no interior da torre justamente devido à adição da água, de algumas substâncias ácidas, alcalinas ou oxidantes, a depender do tipo de gás.
Então, os fluxos de gases acabam se cruzando contra a corrente e reagem, de forma que a sua lavagem acontece e isso evita que poluentes sejam lançados no meio ambiente. Saiba mais sobre o processo a seguir!
Como funciona o lavador de gases para controle de odor?
O lavador de gases para controle de odor é feito através da torre. No seu interior, ela conta com enchimentos capazes de aumentar a área, de modo que o espaço disponível para a transferência da massa se torna maior. Porém, é preciso ter atenção a esta etapa para que ela seja bem feita, visto que o contrário pode acabar gerando pontos de incrustação.
O projeto da torre de enchimento para absorção tem início quando se seleciona o líquido que estará no seu interior. Então, é preciso conseguir os dados de equilíbrio do poluente e do absorvente, visto que eles serão responsáveis por determinar a neutralização e fazer com que a reação aconteça para que os gases sejam efetivamente limpos.
Desse modo, é preciso seguir alguns princípios da física para garantir a eficiência. O projeto deve ser pensado com essas característica em foco e considerando-a em toda a sua implantação, de modo que o lavador de gases para controle de odor seja realmente eficiente e capaz de cumprir a sua função.