Os lavadores de gases para neutralização são imprescindíveis dentro dos diferentes segmentos da indústria na atualidade.
Esses equipamentos operam de uma maneira segura e totalmente limpa, sempre atendendo a tudo o que é exigido na legislação ambiental do país.
Os lavadores de gases tratam-se de sistemas que realizam o tratamento das emissões atmosféricas das empresas, de modo a reter e neutralizar todos os componentes químicos gasosos produzidos no processo industrial.
Vamos entender mais sobre eles!
Saiba mais sobre os lavadores de gases para neutralização
Os lavadores de gases para neutralização tratam-se de equipamentos que ajudam no controle da poluição atmosférica, por isso são essenciais para qualquer tipo de setor industrial.
Eles são usados com a finalidade de remover partículas ou gases de exaustão, para evitar que o ar contaminado seja liberado para a atmosfera.
Esses lavadores funcionam através do uso de líquidos de resfriamento, que lavam ou que reagem às diversas substâncias poluentes que estão presentes nos gases dos processos industriais.
Dessa forma, os gases que fazem parte do processo podem ser reciclados, usados em outras etapas do processo ou ainda liberados diretamente para a atmosfera, quando não apresentarem risco ao meio ambiente.
Os compostos que são tratados com este equipamento
Os lavadores de gases para neutralização podem ser usados para tratar os mais diferentes compostos, como:
- Ácido Fluorídrico
- Ácido Sulfídrico
- Ácido Sulfúrico
- Ácido Clorídrico
Mas além desses gases ácidos, eles também são muito eficientes no tratamento de outros tipos de gases, incluindo o tratamento de correntes básicas, caso da Soda Cáustica, ou ainda para neutralizar amônia e solventes.
Em alguns casos, é preciso que certos reagentes químicos bastante específicos sejam aplicados para que a neutralização seja feita, transformando as substâncias em questão em compostos neutros, atóxicos e limpos.
Eficiência do equipamento na remoção dos gases
Um ponto importante ao falar sobre os lavadores de gases para neutralização é a respeito da eficiência destes equipamentos.
A eficiência em remover os poluentes é maior à medida que os gases passam mais tempo no interior do equipamento, aumentando assim a área de contato das partículas com o líquido em questão.
O controle da pressão e da temperatura é muito maior, de modo que os gases que são eliminados passam a ficar saturados com a presença de umidade.
A reutilização dos resíduos no processo da indústria
A lavagem dos gases por parte desses equipamentos gera uma corrente que conta todas as substâncias retiradas dos gases e que são indesejadas.
Elas são então transferidas desde a corrente gasosa até uma solução líquida, lama precipitada ou ainda um sólido pastoso.
A corrente com essas substâncias precisa ter uma destinação que seja segura, caso ela não possa ser reutilizada dentro do processo industrial, em alguma das partes.
Conclusão
Como visto aqui, os lavadores de gases para neutralização são equipamentos que fazem uma enorme diferença para a indústria, dos diversos setores, e aqui mostramos mais sobre vários aspectos do seu funcionamento.
Gostou do artigo de hoje sobre o que são os lavadores de gases para neutralização?