Ao longo deste artigo abordaremos sobre o leasing de carros, uma categoria que vem ganhando força entre as pessoas que ainda estão avaliando a possibilidade de adquirir um veículo, mas que, no momento, ainda não conseguem investir muito nas parcelas e entradas de consórcio ou financiamento convencional.
Algumas pessoas chegam a investir na sorte, através de um bolão da Lotofácil online, por exemplo, mas sabemos que, no mundo real, o planejamento financeiro é o ideal na aquisição de qualquer bem, e o leasing de carros pode ser uma boa opção para quem deseja obter seu primeiro automóvel.
O que é leasing de carros?
Leasing de carros é um tipo de financiamento, como uma espécie de “aluguel”, no qual uma pessoa escolhe o modelo e ano do veículo que quiser, de uma empresa, seja ela banco ou financeira, por um período de tempo pré-determinado, com a diferença que no leasing, ao fim do contrato, o cliente pode comprar o veículo.
Como funciona o leasing de carros?
Quer um carro específico, mas prefere passar por um período de adaptação ou ainda não consegue investir nas parcelas caso fosse adquirido através de consórcio ou financiamento? O leasing te dá essa possibilidade por um período, por exemplo, de 24 meses e por uma taxa mensal mais abaixo do que a de parcelas das outras modalidades de aquisições do bem.
Na hora de escolher o veículo, o modelo e o ano impactam no valor das mensalidades do leasing.
Ao final do período, o cliente pode optar por devolver o veículo ou comprá-lo pelo valor residual acordado no contrato de locação. É uma forma de adquirir um veículo sem precisar comprá-lo de uma só vez.
É preciso ter em mente que, durante o período do leasing, o carro continua como propriedade do banco ou da financeira, o usuário não poderá vender o veículo e precisa arcar com todas as demandas de manutenção. Para o caso de atraso a empresa que locou o carro poderá solicitar a devolução do bem.
Vantagens e desvantagens do leasing de carros
Toda modalidade de contratos tem suas vantagens e desvantagens que devem ser muito bem pensadas e analisadas para que a decisão seja tomada de maneira mais assertiva para que não gere um problema maior nas finanças do cliente. Listaremos abaixo quais são elas para que você fique atento.
Vantagens do leasing de carros:
- Não é preciso dar entrada;
- Isenção da taxa de IOF;
- Aprovação de crédito rápida;
- Juros menores;
- Carro na hora;
Não é preciso dar entrada
Escolheu o modelo e o ano do carro e as mensalidades cabem no seu bolso? É o necessário para se avaliar a possibilidade de assinar um contrato de leasing, uma vez que não é preciso dar entrada para poder levar o carro para a sua garagem.
Isenção do imposto de IOF
Adquirir um veículo pelas tradicionais modalidades de financiamento ou consórcio é arcar com o imposto do IOF – imposto sobre operações financeiras – que não existe no caso do leasing, pois o bem foi comprado pela empresa que fará ao contrato de leasing do carro com o cliente.
Aprovação de crédito rápida
No primeiro momento o carro ficará com o cliente por um período pré-determinado, enquanto isso ele permanecerá de posse do banco ou da financeira que fez o contrato, por conta disto, o risco para eles é menor, gerando assim uma chance maior e mais rápida de aprovação de crédito para o interessado .
Juros menores
O carro está cedido por um período determinado em contrato e para essa modalidade as taxas de juros do leasing são menores.
Já sair motorizado
Crédito aprovado e contrato assinado, eis o momento de pegar as chaves do veículo e curtir a liberdade de não precisar mais depender de outros tipos de transportes para se locomover no dia a dia para o trabalho e lazer com a família.
Desvantagens do leasing
Ainda como critérios de análises a fim de tomar a melhor decisão, vamos te mostrar agora as desvantagens do leasing. É preciso colocar todos os prós e contras na ponta do lápis.
- Não pode revender;
- Risco de perda do veículo;
- Pagar mais pelo leasing do que vale o veículo;
- Impactos reais do IOF;
- Desvalorização do carro;
Não pode revender
Como já explicamos neste artigo, o carro é um bem da empresa que disponibilizou o contrato de leasing, a partir disto não é possível que o cliente revenda o veículo.
Risco de perda do veículo
Em caso de atrasos nas mensalidades do leasing o banco ou financeira podem dar entrada na retomada de posse do bem.
Pagar mais pelo leasing do que vale o veículo
As mensalidades, relativamente baixas, podem empolgar o cliente por não impactar tanto no orçamento, mas ao realizar alguns cálculos de juros e correção o valor investido no leasing pode superar o valor do veículo.
Impactos reais do IOF
Não é preciso arcar com o IOF na modalidade leasing, mas com a sua atual taxa essa questão poderia não impactar muito no valor final a ser pago.
Desvalorização do carro
A depender do período do contrato firmado para o leasing, o carro pode sofrer uma desvalorização e não ser vantajoso uma possível aquisição do veículo.
Requisitos para assinar um contrato de leasing de carros
Por segurança para as empresas que farão o contrato de leasing, é preciso seguir alguns requisitos para que o contrato seja assinado.
Para assinar um contrato de leasing é preciso ser maior de 18 anos, ter carteira de habilitação válida e passar pela análise de crédito para que a empresa tenha garantia de que o cliente tem condições para arcar com as mensalidades
Ao fim do contrato, quais são as opções disponíveis?
O cliente pode optar por renovar o contrato do leasing ou adquirir o veículo e tornar-se dono do bem. O valor do carro será negociado de acordo com a tabela FIPE com as taxas de juros e demais custos para a realização da venda.
Agora que você já conhece tudo sobre leasing de carros poderá tomar a melhor decisão de acordo com a sua necessidade.