O sonho de todas as empresas é crescer e ter lucro, não é verdade? Entretanto, para que a empresa realize esse sonho, é essencial ter boas estratégias de negócio.
Sendo assim, um dos meios para trazer maior competitividade e automação para as rotinas é a aplicação das tecnologias, como por exemplo, sistemas voltados para o controle de estoque, fluxo de caixa e emissor de boleto.
Contudo, é possível ir muito além dessas tecnologias e crescer a sua empresa de forma estratégica. Se você deseja saber mais sobre o tema, leia este artigo até o final.
O que é uma estratégia de crescimento?
A estratégia de crescimento é aquela voltada para o escalonamento do negócio, alavancando a empresa de forma competitiva, tanto no mercado local quanto digital.
Além disso, as estratégias de crescimento têm o foco no aprendizado, crescimento e melhorias internas e contínuas, fazendo com que a empresa seja cada vez mais inteligente.
Contudo, é importante dizer que para que as estratégias de crescimento tenham resultado, é necessário criar objetivos voltados para o crescimento e inovação dos métodos de trabalho.
Sendo assim, é importante compreender que as estratégias de crescimento devem ser planejadas a curto, médio e longo prazo, pois o crescimento exige muito trabalho, persistência e paciência.
6 maneiras de investir em estratégia de crescimento por meio da tecnologia
Se a sua empresa está determinada a investir nas estratégias de crescimento, trouxemos 07 (sete) maneiras tornar as estratégias possíveis, utilizando a tecnologia como fator de execução.
Aposte no seu diferencial
Um dos primeiros pontos que devem ser trabalhados na estratégia de crescimento é o diferencial da sua empresa, e a tecnologia e inovação pode ser uma grande aliada aqui.
Na estratégia de crescimento, é fundamental que os seus clientes percebam qual o seu diferencial e o porquê devem confiar e consumir na sua empresa, e existem duas formas de fazer isso.
A primeira delas é por meio do valor agregado e percebido pelo cliente, não somente no atendimento, mas também na rapidez e na qualidade.
A segunda maneira é por meio das estratégias de marketing voltadas para uma experiência única e exclusiva, fazendo com que a sua marca tenha destaque no mercado.
Identifique as necessidades do seu público
A segunda maneira de investir na estratégia de crescimento é por meio da identificação das necessidades do seu público, e você pode utilizar as redes sociais ou fazer uma pesquisa de satisfação e intenção.
Aqui, a tecnologia estará tanto nas redes sociais quanto nos formulários da pesquisa. Você pode utilizar um formulário eletrônico e simples, e pedir para os seus clientes preencherem pelo próprio celular.
Assim, você tem os resultados em uma planilha, que pode ser automatizada e gerar relatórios quanto à necessidade do seu público, verificando onde é possível melhorar e quais as expectativas desse público com a empresa.
Priorize a satisfação dos seus clientes
Tal como no item anterior, é possível saber quais as expectativas dos seus clientes por meio das pesquisas de satisfação.
Para a estratégia de crescimento, é essencial atender a necessidade dos seus clientes, gerando a satisfação e um atendimento de qualidade, fidelizando o cliente.
Utilize a concorrência a seu favor
Quando falamos de utilizar a concorrência a seu favor, estamos nos referindo a conhecer os seus concorrentes e perceber onde é possível ser melhor em comparação com o mercado.
Sendo assim, observe a concorrência e seus métodos de trabalho, estratégias e seja melhor, agregando valor aos seus processos e criando vantagem estratégica.
Tenha bons parceiros de negócio
Os parceiros e aliados são essenciais ao bom desenvolvimento e crescimento do seu negócio, e por isso é importante ter estratégias voltadas para eles.
Sendo assim, você pode mostrar aos seus aliados os motivos pelos quais a sua empresa é confiável para uma parceria, oferecendo vantagens e expertise na sua área.
Aqui, a tecnologia deve ser aplicada aos processos internos e a eficiência, demonstrando a confiabilidade da sua empresa.
Tenha o controle das suas finanças
Por último, mas não menos importante, a tecnologia deve estar aliada à automação da parte financeira da sua empresa.
Aqui cabem muito bem os sistemas de controle de estoque, fluxo de caixa e emissor de boleto, os quais automatizam os processos e ainda geram relatórios completos sobre a parte financeira do negócio.
Conclusão
Utilizar a tecnologia como aliada das estratégias de crescimento é extremamente vantajoso, tanto pela competitividade quanto pela agilidade em tornar as estratégias aplicáveis.
Contudo, é importante deixar bem claro a importância das estratégias e do uso da tecnologia e inovação para os seus colaboradores, que serão um dos fatores essenciais ao sucesso e transformação empresarial.
Por isso, a sua comunicação deve estar muito bem alinhada e clara com os seus colaboradores, para que não haja ruídos e problemas como a resistência ao novo, tornando o processo muito mais fluido.