Apesar de criar facilidade em diversos aspectos, as tecnologias também deixaram as pessoas à mercê de golpes, espionagem e roubo de dados pessoais. Para se proteger de tudo isso, confira aqui algumas dicas que podem ajudar na prevenção desses golpes e em como manter a integridade de suas informações e dispositivos.
Conheça as principais armas contra spywares e malwares
- Atualizações constantes
Seja qual for o sistema operacional utilizado, é importante sempre estar com as atualizações de segurança em dia. De tempos em tempos, as atualizações ficam disponíveis para os aparelhos e os usuários são avisados por meio de notificações. Essa manutenção é importante pois previne que os softwares mal-intencionados encontrem brechas em sistemas desatualizados.
- VPN e privacidade
Obter uma VPN (Virtual Private Network ou, em português, Rede Privada Virtual) garante que um maior nível de privacidade seja conferido às atividades do usuário. Com ela, os dados como localização, mensagens e outras informações não ficam disponíveis a todos, mesmo quando o usuário está navegando por meio de uma rede pública.
- Antivírus que vale a pena
Há quem não acredite no poder do antivírus, no entanto, ele se apresenta como uma das melhores soluções para vírus, malwares e spywares. Desde as versões mais antigas às mais novas, os antivírus costumam ser uma das ferramentas mais efetivas que conseguem defender os aparelhos desse tipo de softwares com má intenção.
Seja um usuário cuidadoso
Se defenda dos perigos do meio digital:
- Cuidado com links suspeitos e acessos facilitados
A postura do usuário também importa muito no que diz respeito ao compartilhamento de informações. Mesmo com tantos avisos, notícias a respeito e mais recentemente, até publicidade, algumas pessoas insistem em clicar em links suspeitos e acabam fornecendo dados sigilosos em sistemas que são controlados por pessoas de má fé, que acabam utilizando essas informações para roubar dinheiro ou até números de documentos.
- Não deixe sua vida muito exposta
As redes sociais são uma janela para as vidas de todos os usuários. Tudo que é colocado ali alimenta uma rede de informações que pode cair em mãos erradas. Caso alguém queira se passar por alguém, pode facilmente conseguir informações nas redes sociais do indivíduo. Seja o bairro onde a pessoa mora, lugares que frequenta e até a escola onde os filhos estudam. O perigo disso é visto quase todos os dias nas páginas de notícias policiais, infelizmente.
- Opte por serviços pagos
Tanto os antivírus bem como as VPN citadas acima oferecem maior proteção quando contratadas. As versões gratuitas são excelentes para um período de testes, porém, para proteção mais efetiva, as versões pagas são melhores. Em geral, mesmo os pacotes mais baratos proporcionam muito mais serviços que qualquer versão free. É um investimento baixo que vale muito a pena.
Sempre turbine sua proteção
Além de todas essas dicas, sempre é bom incrementar a segurança. Uma das maneiras de dificultar o acesso a qualquer login é uma senha forte. Mesclar letras, números e caracteres especiais cria uma senha bastante difícil de ser descoberta até por sistemas que visam burlar essas barreiras. Obviamente, essas combinações não podem ser feitas baseadas em datas de aniversários ou casamento, nome de filhos ou animais de estimação, ou seja, nada que possa ser encontrado nas redes sociais.
Supondo que a senha ainda consiga ser descoberta, aqueles que reforçam sua segurança com a autenticação em dois fatores, estão mais protegidos. Esse duplo fator de proteção requer que as informações sejam confirmadas em outro dispositivo, por isso, dificultam o acesso para aqueles que não possuem ambos os dispositivos próximos.
Na dúvida, opte pela VPN sempre
A VPN é tão importante aliada nesse cenário que vale a pena citá-la mais uma vez. Sua ferramenta de criptografia faz com que, mesmo se interceptados, os dados do usuário não possam ser acessados. Isso garante privacidade a mensagens, transações financeiras e outros documentos compartilhados. Esse cuidado é fundamental para quem utiliza redes públicas de Wi-Fi, com ou sem senha para login. Outra característica bastante benéfica é que a VPN esconde o IP real do usuário, isso faz com se torne mais difícil encontrar sua geolocalização e suas preferências. E isso evita que os dados sejam utilizados para fins comerciais ou por pessoas com outras intenções.
Conclusão
Em um mundo cada vez mais conectado, é preciso ter cautela. A presença digital pode ser protegida com algumas ações que visam se afastar de possíveis vírus, malwares e spywares. Dentre essas ações, além de criar senhas fortes, habilitar a autenticação em dois fatores e assinar serviços de VPN e antivírus, o usuário deve também se atentar ao seu comportamento online. Saber como agir quando se recebe um link suspeito, uma promoção muito tentadora ou até o contato de um possível amigo pedindo dinheiro pode salvar o dia.