Para que as vendas sejam alavancadas e as marcas alcancem sucesso no mercado, uma das estratégias que mais vêm sendo buscada é a de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia que integra o chamado marketing 4.0, ou marketing digital, que objetiva a construção de uma relação com o cliente, também chamado de lead.
O processo de gerenciar leads, construir conteúdo é fundamental para se destacar no mercado. No presente artigo, entenderemos mais sobre o que é marketing de conteúdo e algumas das principais estratégias que podem ser usadas para tornar a sua marca reconhecida.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo consiste na produção e distribuição de materiais de marketing digital com o intuito de:
- Aumentar o alcance da marca;
- Gerar interesse do público;
- Melhorar os mecanismo de pesquisa;
- Construir autoridade.
O marketing de conteúdo serve, portanto, para atrair e converter os leads, que são potenciais clientes que entraram no funil de vendas.
Mais ainda, essa nutrição tem o objetivo de alcançar a venda.
Para nutrir esses leads e definir estratégias, são usadas uma série de ferramentas que podem ser gerenciadas por sistemas como o CRM. Alguns desses pontos são a análise de sites, palavras-chaves e remarketing (retomada do contato).
Benefícios de investir em marketing de conteúdo
Há muitas vantagens na aplicação do marketing de conteúdo para a estratégia das empresas.
Algumas delas consistem nas conversões mais baratas, vendas mais rápidas, maior tráfego, gerenciamento de reputação de forma mais palpável e organizada, além da criação de uma boa lista de e-mail para que os leads sejam nutridos.
O marketing de conteúdo também atua no sentido de unir as áreas do marketing, já que a produção de conteúdo precisa levar em consideração elementos retirados da equipe de vendas, de atendimento ao cliente, suporte online, entre outras informações que qualifiquem o cliente.
No tópico abaixo abordaremos algumas estratégias de marketing de conteúdo que podem ajudar a sua marca a se destacar no mercado.
Estratégias de marketing de conteúdo
A grande vantagem do marketing de conteúdo é falar para todas as pessoas, mesmo que exista um nicho específico. Assim, existem inúmeras possibilidades que podem ser investidas.
1. Artigos para blog
Um dos espaços mais importantes para quem desenvolve marketing de conteúdo são os blogs.
Basicamente, os blogs são espaços em que textos são publicados, de modo que assuntos sejam discutidos e a empresa se posicione como uma marca inovadora, transformadora e experiente no segmento.
Outra vantagem é que os blogs podem ser adaptados, podendo ser de textos grandes ou pequenos, e com o uso de recursos visuais.
2. Infográficos
Os infográficos são muito importantes para divulgar dados, principalmente porque possuem um amplo recurso visual.
São feitos de modo que sejam fáceis de serem entendidos e as informações devem estar bem dispostas para atrair o olhar do leitor.
Podem ser tanto virtuais como podem ser aplicados em mídias físicas, como em folhetos, e-mail marketing, vídeos e materiais para PDV – ponto de vendas.
3. Vídeos explicativos
Os vídeos são o principal conteúdo da internet. Há estimativas que daqui a alguns anos cerca de 90% do tráfego seja gasto somente em vídeo.
Por isso que vídeos de tutoriais, demonstrativos do produto e até mesmo vídeos que se relacionem com algum valor da empresa, contribuem bastante para o engajamento do público e o aumento do alcance.
4. Conteúdo gerado por usuário
Trata-se de uma campanha que é feita pela marca e que gera engajamento. Assim, a proposta é que os possíveis clientes e clientes construam o conteúdo de acordo com o que foi proposto pela marca.
Um exemplo são marcas alimentícias que fazem enquetes para saber que sabor poderiam inventar para determinado produto.
Nesse contexto, cabe ainda mencionar o funil de vendas. Nele, existem quatro grandes momentos: a tomada de consciência por parte do cliente, o interesse, a consideração e a venda.
O marketing de conteúdo possui produtos para cada parte. A primeira pode ser composta de vídeos curtos, infográficos, artigos e podcasts.
A segunda pode ser composta de landing pages, anúncios gráficos e ebooks, de modo a aprofundar os temas e captar dados de contato dos potenciais clientes.
A parte da consideração pode ser feita com estudos de caso, demonstrações da web e depoimentos de clientes, bem como conteúdos mais aprofundados.
Por fim, na parte da compra, a relação pode ser estreitada com e-mail marketing ou conteúdo experimental.
Todas essas estratégias, quando bem usadas, permitem que sua marca se destaque no mercado e alcance o sucesso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.