Construir relações fortes e duradouras com o público-alvo é tudo que as marcas desejam, promovendo o sucesso. Assim, estratégias bem desenvolvidas resultam em fidelização e, para conseguir isto e outros benefícios, as empresas podem apostar no marketing de relacionamento.
Com um mercado mais competitivo e diversificado, as empresas precisam se preparar para ganharem espaço no mercado e o marketing pode ser um grande aliado.
Em um mesmo setor, por exemplo, podem ter diversos produtos e serviços sendo oferecidos por várias empresas, algo que aumenta a concorrência.
Considerando estes desafios, as empresas podem utilizar as ferramentas de marketing de relacionamento para chamar a atenção das pessoas e, consequentemente, aumentar as possibilidades de se tornarem clientes fiéis.
O que é Marketing de Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento é uma estratégia que tem como foco conquistar os clientes e fidelizá-los.
Para ganhar a confiança do público, as marcas podem oferecer benefícios que contribuem para a satisfação das pessoas, para além dos produtos/serviços de base, cativando esses usuários por meio de uma experiência de mais valor.
Deste modo, o objetivo do marketing de relacionamento é transformar os clientes que chegam em grandes fãs dos produtos e serviços da sua empresa.
Qual a função do Marketing de Relacionamento?
Esta estratégia vai muito além do aumento das vendas e permite conquistar novos fãs para o seu negócio.
Neste sentido, o caminho para ter excelentes resultados está aliado a novos investimentos.
Oferecer algo único, que só a sua empresa tem, por exemplo, é uma maneira de criar uma exclusividade que pode gerar interesse nas pessoas.
Assim, ao investir em benefícios para os clientes, como brindes, os empreendedores podem criar uma relação progressiva e contínua com cada indivíduo que chega na base de clientes da empresa.
Sendo assim, o Marketing de Relacionamento é considerado como uma estratégia de médio a longo prazo, que permite feedbacks imediatos para os negócios, o que permite sempre fazer ajustes para manter o padrão de qualidade e proporcionar um relacionamento ainda mais longo.
Com os investimentos em marketing de relacionamento o público-alvo pode se aproximar mais da empresa e assim conhecer as soluções disponíveis. Ao avaliar o que a companhia tem a oferecer, por exemplo, as chances de uma compra podem aumentar.
Oferecer uma boa experiência é outro detalhe que pode facilitar a aproximação, além de aumentar as oportunidades de divulgação, o famoso marketing boca a boca – entre as pessoas próximas -, gerando um impacto positivo que atrai novos clientes.
Benefícios em implementar o Marketing de Relacionamento nos negócios
Após saber a função desta estratégia, conhecer alguns dos benefícios pode ser o caminho para utilizar este método e ter excelentes resultados para a sua empresa. Alguns exemplos das vantagens deste conceito de marketing são:
Alinhamento da comunicação em torno do cliente
As empresas que investem no marketing de relacionamento conseguem um forte alinhamento organizacional para oferecer boas experiências para os clientes.
Isto posto, todas as equipes da empresa precisam trabalhar juntas e de forma harmônica para deixar os clientes felizes e satisfeitos a longo prazo, atuando de forma a representar a cultura empresarial.
Aumento dos recursos
Ajuda no faturamento da empresa, melhorando o ROI (Retorno Sobre Investimento).
Este benefício acontece, graças ao aumento no número de compras e, consequentemente, nas oportunidades de fidelização, melhorando o retorno.
Isso porque a tendência é que o cliente satisfeito volte a comprar no estabelecimento, gastando mais; ou mesmo indicando a outras pessoas, conforme dito anteriormente.
Potencializa o LTV
Empresas que trabalham com soluções em assinatura, por exemplo, sabem o quanto o LTV (Lifetime Value) é importante.
Esta métrica ajuda a compreender porque é tão relevante manter o cliente no negócio por muito tempo.
Ao compreender este ponto, os empreendedores podem entregar um valor maior do que já foi gasto no processo de aquisição dos clientes. Afinal, aqui é possível compreender o valor gasto e adquirido ao longo do tempo em que o cliente consumiu ou contratou o serviço.
Ampliar a vida útil do cliente nos negócios pode ajudar na fidelização, novas compras e ao aumento do LTV. Com pessoas satisfeitas, haverá mais indicações a respeito da sua marca, algo que auxilia na redução do CAC (Custo de Aquisição dos Clientes).
Reduz os gastos com anúncios pagos
Muitas empresas costumam utilizar a mídia paga para chamar a atenção das pessoas. Os profissionais podem usar várias plataformas no processo de criação de anúncios: Google Ads, Twitter Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, entre outras.
Com o marketing de relacionamento é possível reduzir os custos com mídia paga. Já com os clientes divulgando as boas experiências que a empresa promove, o impulsionamento orgânico acontece e assim o uso de anúncios pagos naturalmente diminuem.
Participação no funil de vendas
Com as estratégias de marketing de relacionamento é possível otimizar o funil de vendas, ou seja, conhecer mais os potenciais clientes e assim facilitar a nutrição do relacionamento e conseguir a fidelização.
Esta técnica reduz o processo de vendas, melhora as taxas de conversão e torna o funil de vendas mais simples e prático.
Estratégias de Marketing de Relacionamento para implementar nos negócios
Conhecer algumas técnicas relacionadas ao marketing de relacionamento é importante para saber como aplicá-las para melhorar o desempenho da empresa. As estratégias mais usadas são:
Informações sobre produtos e serviços
Com base nas buscas recentes e gostos, as empresas podem enviar um e-mail marketing destacando as principais promoções e lançamentos, algo que ajuda a chamar a atenção e, consequentemente, boas vendas.
Lembrança de aniversário
E-mails especiais parabenizando o cliente e oferecendo descontos no dia do aniversário, é uma excelente maneira de fortalecer as relações com o público-alvo.
No caso da marca ter um grande número de clientes, com um sistema de gestão é possível lembrar das datas de aniversário de todas as pessoas e assim criar ações que deixem os clientes satisfeitos.
Crie programas de fidelidade
Campanhas que geram benefícios são formas de se aproximar dos clientes e “retribuir” suas compras e fidelidade.
Nesse sentido, é possível criar ações como o famoso “Compre 10 e ganhe um brinde”, por exemplo, que pode ser considerada uma espécie de programa de fidelidade.
Esta técnica permite que o cliente perceba que ao consumir produtos ou serviços da marca, ele estará solucionando os seus problemas e ainda receberá bônus.
Para conseguir colocar esta estratégia em prática é importante fazer uma análise de persona, porque, quanto mais conhecimento a respeito do perfil do público-alvo, maiores serão as chances de criar ações que chamem sua atenção.
Os bônus devem ser muito bem pensados para não gerar prejuízos ao orçamento financeiro da empresa.
Definição de conteúdos
O acesso às informações é essencial para que as pessoas possam resolver suas dúvidas, seja a respeito da empresa, produtos ou serviços. Uma maneira de ajudar os clientes e tornar a marca mais conhecida e relevante é por meio da produção de conteúdo.
Com a estratégia de Marketing de Conteúdo é possível desenvolver materiais com diferentes formatos:
- Artigos;
- E-books;
- Posts em blogs e redes sociais;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Webinars.
Estes são apenas alguns dos inúmeros formatos de conteúdo que podem ser utilizados para fortalecer o marketing de relacionamento, graças ao poder de atração e interação que podem ter, levando as pessoas a buscarem mais informações a respeito da empresa, seus produtos e serviços.
Algumas das vantagens do marketing de atração consiste em:
- Aumento do tráfego do site;
- Aumento das vendas;
- Impulsiona a geração de leads;
- Educa o mercado;
- Fortalece a imagem da empresa.
Outra técnica que pode ajudar no marketing de relacionamento é o Inbound Marketing, conhecido como marketing de atração.
Na prática, esta estratégia é baseada em alguns pilares: atração, conversão, venda e encantamento, A ação visa conquistar os usuários, fazendo com que busque pela marca.
Com esta estratégia é possível fazer divulgações diferentes do marketing tradicional, que costuma ser mais agressivo.
Ações bem objetivas e de forma sutil podem chamar a atenção do público-alvo, gerando a vontade de procurar a empresa voluntariamente, algo muito positivo para a empresa.
Atendimento de qualidade
Esta estratégia pode parecer muito óbvia, mas é sempre bom lembrar que um atendimento especial faz toda a diferença para fidelizar os clientes.
O marketing de relacionamento visa conquistar a confiança das pessoas, logo oferecer um atendimento de muita qualidade, conversando e estando aberto para ouvir as pessoas é o caminho para o sucesso.
Automação de Marketing
Os profissionais da equipe de marketing podem decidir quais são os itens que podem melhorar os resultados do relacionamento com os clientes.
Pensar neste detalhe é uma maneira de otimizar o tempo que seria despendido para publicar materiais ou contatar alguns potenciais clientes, melhorando os resultados.
Escolher as estratégias ideais para o marketing de relacionamento é o modo de conseguir fidelizar os clientes e oferecer benefícios que deixam as pessoas animadas, melhorando os resultados.
Customer Success
O Customer Success consiste em campanhas que ajudam os clientes no processo de uso da marca.
Esta estratégia incentiva a produção de conteúdo corretamente para ser divulgado em diversos canais de comunicação.
O Customer Success e o Marketing de Relacionamento são técnicas que podem andar juntas e, assim, ajudam no sucesso da empresa.
Portanto, os investimentos em marketing de relacionamento são uma excelente maneira de fortalecer as relações com os clientes, conseguindo fidelizá-los, melhora as vendas, a imagem da empresa e além se consolidar na área de atuação.