Atualmente ouve-se falar muito em marketing digital, mas o que isso quer dizer? Trata-se de uma área que está em ascensão, a conquista de espaços, público e vendas estão entre os objetivos de empresas que buscam essa estratégia.
O que é o marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de instrumentos que destinam-se à conquista de novos nichos de mercado, desenvolvimento institucional e relações diversas.
O marketing digital vem crescendo junto com outras características marcantes que tomaram forma no mercado atual. Inovação, experiência do cliente, design thinking, entre outros, carregam as novas formas como empresas estão tomando cada vez mais espaço na corrida pelo melhor serviço prestado.
Com o aumento da atenção das empresas sob a experiência do usuário, o marketing digital se tornou um grande aliado para o desenvolvimento dos negócios. É uma ferramenta versátil e eficiente, e por essa razão conquistou os mais diversos espaços estratégicos.
E como funciona o marketing digital na prática?
Basicamente, o marketing digital é nada mais do que ações direcionadas à promoção de produtos, desenvolvimento de aplicativos, sites, serviços prestados ou marcas.
O objetivo desse instrumento é comunicar! A comunicação é uma das grandes estratégias de negócio, é tão versátil que os meios com os quais nos comunicamos foram sendo constantemente aprimorados.
Esse fato apenas traz os motivos pelos quais a comunicação está ganhando grande ênfase quando o assunto é estratégias e negócios. Para colocar o marketing digital como uma de suas estratégias de ponta é necessário investir tempo e espaço para a aplicação de seus recursos.
A parte interessante desse “tempo e espaço” é que na era digital o fluxo de comunicação estratégica pode ser constante e dinâmico.
Você já ouviu falar dos 8 Ps do Marketing?
Pois bem! Chegamos a um momento relevante, se você criará um aplicativo, um blog, um site, ou, vai criar loja virtual, os 8 Ps devem ser observados. Os 8 Ps podem servir a você como um guia. O ideal é que eles estejam por trás de suas ações.
Vamos a eles:
Produto – é tudo aquilo que você oferta, está ligado à totalidade de sua demanda, ou seja, vai do produto em si até aspectos de design da embalagem, tamanho, cores e etc.
Praça – está vinculado ao seu público, é onde você oferta o seu produto, seja em canais online ou em lojas físicas.
Preço – é a união do valor do produto + o lucro, ou seja quanto vale o seu produto na venda. Considere que a união de ambos tem de ser atrativa para o seu cliente.
Promoção – considere aqui a maneira como você promove o seu produto;
Pessoas – entenda o potencial de compra do seu cliente, trabalhe com personas (perfis semi-fictícios), aproxime-se do produto e preço ideal para o seu nicho de mercado.
Processo – é a forma como você organiza a sua empresa, seus fluxos internos e externos.
Posicionamento – consiste na maneira como você interage com o seu público para fins da manutenção do seu produto. Esse “P” fala sobre o cliente reconhecer a sua marca da maneira que você deseja.
Performance – é como você avalia as suas ações, monitora os seus processos executados e seus resultados esperados. Os 8 Ps envolvem diversas etapas estratégicas, concomitantemente ou não. A vantagem, é que eles podem funcionar como um bom guia para o seu planejamento e execução. Para colocar o marketing digital em prática, aposte em diversificar seus processos, seja colocando-os em evidência, seja modificando a maneira de aplicá-los.
Existem aplicativos, programas e outros recursos que podem facilitar a aplicação do marketing digital? Sim! Essa modalidade estratégica ganhou tanto espaço, que empresas desenvolveram mecanismos para auxiliar quem está começando e também quem busca otimizar tempo e recursos.
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Aderir, por exemplo, aos canais digitais populares, como instagram, facebook e linkedin pode ser um bom começo para colocar o marketing digital em prática.
Aposte em um bom design, figuras, textos e linguagens atrativas. Busque por ferramentas ideais para a sua comunicação. O e-mail marketing também têm se mostrado um grande aliado das empresas que investem pesado nessa categoria estratégica. Reveja seus contatos, busque informações e seja criativo, divulgue também com essa ferramenta.
Muitos não usam essa ferramenta poderosa por causa dos custos altíssimos, mas existem ferramentas de e-mail marketing grátis, muitas vezes com algumas limitações, mas tem algumas que apesar de gratuita, tem bastante funcionalidades. Não se assuste com novas práticas, inovar é a onda do momento!
Traga mais dinamismo para a sua empresa, investir no marketing digital pode ser uma ótima estratégia para o crescimento de sua empresa.
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