Enquanto a maioria dos modelos de negócios são encorajados a trabalhar com o marketing digital para ser um diferencial, óbvio que esta é uma forma de se fazer marketing que logo dominará as vendas, sendo assim, em pouco tempo o que é um diferencial, uma exceção logo deve se tornar a regra.
A revolução do marketing digital falando do ponto de vista do consumidor e do gestor de negócios é algo de outro mundo, há muitas décadas as formas de se fazer vendas e propagandas era a mesma coisa, porém, com o avanço da tecnologia ficou perceptível que trouxe um novo gás e diversas oportunidades.
Saber surfar na onda do digital não é para qualquer um, mas aqueles que sabem o que estão fazendo e possuem a maestria consegue desbravar um grande oceano azul da forma que bem entender.
Junto com a digitalização dos ambientes de lazer, surgiram algumas formas de se fazer vendas, e o marketing digital é uma delas, com estratégias de vendas muito mais detalhadas, efetivas com altas taxas de conversão.
Sendo assim, retomando o que já foi dito, há uma grande dualidade, enquanto os negócios físicos entram para o mundo da internet e conseguem ótimos números por conta de sua baixa concorrência, as lojas virtuais também conhecidas como e-commerce o fazem e não obtêm o mesmo resultado.
Isso acontece pois, um estabelecimento físico com marketing digital é um ponto fora da curva à frente da concorrência, enquanto uma empresa do ramo da tecnologia sem marketing digital é como não fazer o dever de casa, o básico para a sua existência.
Com isso, se você é dono ou gestor de qualquer um modelo de negócio digital desde o mais básico como uma loja de roupas femininas, ou até mesmo uma empresa mais complexa do mundo virtual como uma fintech e não possui uma estratégia de marketing digital precisa e focada você está deixando de fazer o básico e perdendo dentro de seu próprio espaço para os seus concorrentes.
Mas ainda há como reverter este cenário, basta que você siga as dicas deste artigo, que contém o passo a passo para elaborar e tudo o que precisa saber para ter um bom marketing na internet.
Seja rápido
O surgimento da maior rede social do mundo é um exemplo muito claro do modo como as coisas funcionam na internet.
O Tik Tok é uma plataforma de entretenimento/ rede social que surgiu há pouco tempo, com seu estilo único de conteúdo na vertical e com no máximo um minuto de duração mesmo com menos tempo de mercado, desbancou gigantes como Facebook, Instagram, YouTube e até mesmo a Netflix sentiu o impacto.
Não estamos aqui para fazer juízo de valor, mas a explosão da plataforma e do formato diz muito sobre a forma como consumimos conteúdo nos dias de hoje.
Onde a velocidade é essencial e o foco também.
No ambiente digital, longas propagandas em que a melhor parte fica para o final não tem o menor espaço, as pessoas estão acostumadas a verem a maior atração no início do vídeo para prender a atenção e só então discorrer sobre o conteúdo.
Caso você não atenda os requisitos, basta arrastar para cima e assistir o próximo vídeo, e assim por diante, afinal, a plataforma é infinita, não importa o quanto pule de vídeo vai vir outro com uma alta dose de dopamina.
Saiba fazer tráfego
E Commerce nenhum consegue sucesso nos dias de hoje se não souber como dominar a arte de levar uma pessoa de um lugar para o outro, isso é chamado de tráfego digital.
Que nada mais é que a arte de fazer uma pessoa ir de um lugar a outro da internet, havendo centenas de formas de ser feito, o tráfego é algo essencial, seja ele orgânico com produção constante de conteúdo para as redes sociais e ranqueamento nas ferramentas de busca. Ou então com uso das ferramentas de propagandas das redes sociais e do Google, onde é possível fazer anúncios com base nos interesses de cada uma pessoa.
Seja focado
O segredo para fazer o marketing digital é saber equilibrar a entrega do que o cliente deseja e busca, mas mesmo assim, deixá-lo com um gostinho de “quero mais”, para fazê-lo se deslocar da rede social ou então do Google para a sua página de anúncio ou loja.
Conheça o perfil
Para conseguir montar uma estratégia de marketing que gaste pouco e converta muito é necessário muito esforço e dedicação primeiro para determinar o perfil de seu cliente, saber quais são as suas dores, vontades e como utilizar isso para convencer a todos a irem para o seu site.
Conhecendo o seu cliente, você consegue elaborar uma oferta personalizadas que dialogue com as dores e problemas e ainda mostre que seu produto é a melhor opção.