No Brasil, ainda há pouca conversa sobre isso, mas o marketing interativo no exterior não é algo novo. A primeira definição de marketing interativo remonta a 1996 e foi dada por John Deighton, de Harvard, que a descreveu como a capacidade de conversar com o cliente, entender suas necessidades e depois voltar a ele, lembrando o que ele nos disse.
A livraria online da Amazon é um excelente exemplo de marketing interativo. O cliente, depois de registrar suas preferências de leitura, ao retornar ao site da Amazon, você encontrará uma proposta de livro escolhida com base nas suas preferências e nas suas compras mais recentes.
Nesse sentido, se você registrou preferência para ler algum livro de direito sobre uma ordem de despejo, por exemplo, receberá indicações para comprar outras obras dessa mesma área.
Da mesma forma, o site de vídeo do YouTube também acompanha as escolhas dos usuários, personalizando a proposta com base nos vídeos vistos anteriormente. Atualmente quando se fala em marketing, o que vem logo na cabeça é o Google, por isso muita gente interessa tanto em comprar links, pois supostamente isso é fundamental para classificar no buscador,.
Mas o Google garante assim como no YouTube, os gostos e escolhas dos usuários é que define os resultados, o objetivo é responder a experiência do usuário, atender de forma precisa as suas necessidades
Marketing interativo não é sinônimo de marketing digital, ou marketing online. A Internet é simplesmente uma ferramenta, usada como um meio de conhecer melhor o cliente e entender suas necessidades, mas não é a única maneira possível de estabelecer um diálogo com o cliente.
Em cada uma dessas experiências, há a busca de ouvir o cliente , mas somente pela internet é possível fazer um marketing interativo real. Projetado como uma atividade individual para identificar as necessidades específicas do cliente e desenvolver uma proposta de compra personalizada, na qual o cliente também é responsável por criar a oferta.
O marketing interativo é, portanto, um novo processo no qual o marketing deve entrar em conflito e ouvir primeiro e depois falar.
Marketing interativo: estratégia para os negócios do futuro
Mais e mais empresários de PME, por um lado, e gerentes de grandes empresas, por outro, estão percebendo que investir em pessoas é e será a chave para o sucesso.
Para qualquer organização moderna, torna-se necessário considerar a equipe interna como o primeiro mercado a tratar, no que diz respeito a todas as ofertas da empresa.
Como pode ser visto, o processo geral de marketing envolve pelo menos dois outros “subprocessos”:
- Marketing Interno: o conjunto de atividades que visam aumentar a identificação de funcionários da empresa e melhorar a imagem da empresa e de seu produto precisamente entre e através de seus funcionários.
- Marketing interativo: um processo que baseia suas suposições nas habilidades de escuta. Ouça primeiro e depois fale. Não é apenas sinônimo de marketing online porque, todos os dias, os funcionários da linha de frente (vendedores, assistentes de loja, atendentes de atendimento ao cliente, recepcionistas etc.) realizam atividades de marketing interativas com clientes/usuários.
O pessoal que trabalha em contato com os clientes recebe feedback imediato de seus clientes sobre seu desempenho e o produto/serviço fornecido.
4 Razões para usar o Marketing Interativo
1 – Engajamento do Usuário
O marketing interativo aumenta o tempo gasto no seu site e torna a experiência memorável para um cliente.
Há uma oportunidade para aqueles que desejam adotar essas técnicas, porque a maioria das empresas não as utiliza. Ao criar site para maximizar o envolvimento do usuário com o marketing interativo, você se diferencia da concorrência.
2 – Melhorias na conversão
As pessoas estão perdendo a paciência com táticas de geração de leads ultrapassadas e super usadas. Coisas como pop-ups, downloads de e-books e formulários genéricos de inscrição estão diminuindo em eficácia.
O interessante é que a maioria dos seus concorrentes ainda conta com essas táticas de conversão em seus sites, portanto, há uma oportunidade para você se destacar.
O marketing interativo faz um ótimo trabalho ao envolver os usuários. Depois de ter a atenção e o interesse deles, é mais provável que ocorra uma conversão.
3 – Geração de leads qualificados
A qualificação de leads é muito mais fácil com o marketing interativo. Você pode eliminar possíveis clientes em potencial de baixa qualidade com perguntas deliberadas e conteúdo direcionado.
Por exemplo, você pode criar um questionário divertido e envolvente para os visitantes do seu site ou usar perguntas qualificadas em um concurso.
4 – Viralidade e compartilhamento
Um dos maiores cartões de visita do marketing interativo é a viralidade interna da mídia social.
Ao recompensar os participantes por compartilharem seu conteúdo interativo, você pode aumentar o número de pessoas que veem suas experiências, gerar mais leads e aumentar seu ROI.
O conteúdo interativo é inerentemente mais compartilhável que o conteúdo estático, em primeiro lugar. Mas também é escalável se você for esperto. Dessa forma, sua empresa pode ficar na frente de milhares de pessoas sem você fazer nenhum trabalho duro ou pagar por anúncios. Se a sua agência ainda não coloca isso em prática, talvez esteja na hora de procurar um curso de marketing digital que aborde essa temática.
O Marketing Interativo é mais que importante
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O marketing interativo se torna uma ferramenta adicional para a organização desenvolver o processo de marketing; graças à escuta atenta e uma resposta rápida às mudanças na demanda, ele pode construir um relacionamento duradouro com clientes internos e externos.
Em conclusão, marketing interativo é um dos pilares fundamentais e inter-relacionados para o planejamento de uma estratégia comercial que podemos definir como “abrangente e completa”.
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