Marketing jurídico é algo indispensável para um advogado que quer ser bem sucedido, num dos mercados mais concorridos do Brasil, fazer um marketing de qualidade não é opcional.
Durante a crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, manter a rotina nos escritórios de advocacia se tornou inviável. A mudança brusca nas atividades laborais da categoria fez com que muitos profissionais optassem pelo marketing jurídico em busca de prospectar clientes que necessitam consultar advogado online.
No entanto, por se tratar de uma profissão regulamentada, algumas regras precisam ser seguidas durante uma possível divulgação de trabalhos na internet. Sendo assim, separamos algumas dicas para que você entenda melhor como manter a agenda cheia de clientes mesmo à distância.
Como fazer um bom marketing jurídico?
O Código de Ética da OAB possui várias restrições quanto à mercantilização da profissão. Sendo assim, o advogado precisa estar atento antes de oferecer seus serviços.
Com a procura cada vez maior de um advogado online, os serviços jurídicos digitais se popularizaram e deixaram o famoso “boca a boca” para trás. Para realizar um bom marketing digital para advogados, o profissional precisa estar ciente das informações que divulga na internet.
Embora a OAB possa restringir algumas práticas que estamos acostumados a ver em influenciadores digitais mais comuns, o advogado online tem a chance de produzir conteúdos informativos sobre os temas que lida diariamente.
Com uma boa análise de SEO e ranqueamento de páginas no Google, o profissional consegue chamar atenção do público interessado e formalizar a possibilidade de conquistar novos clientes.
Ao prestar esse serviço para a comunidade, o advogado consegue ser visto por milhares de pessoas pelo Brasil e até mesmo cativar a atenção de brasileiros que residem no exterior.
O intercâmbio de informações online é um campo bastante vasto e atrativo, principalmente durante o isolamento social.
Se você está precisando manter ou prospectar novos clientes que buscam um advogado online com a sua especialidade, veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a iniciar no marketing digital jurídico.
3 dicas para prospectar clientes no marketing jurídico como advogado online
Agora que você já sabe que deve oferecer conhecimento e didáticas para o público presente no ambiente online, algumas estratégias devem ser seguidas para começar a prospectar clientes.
1. Crie uma figura de autoridade
Apesar de você já ser bastante experiente na área de direito que atua, essa é uma informação restrita à você e aos clientes que atendeu até hoje de maneira física, a internet ainda não sabe disso.
Sendo assim, para que você consiga conquistar novos clientes, é preciso passar autoridade no assunto.
Para que isso seja alcançado com sucesso, você pode:
- Elaborar um bom perfil no Instagram profissional com dicas em vídeo e imagens no feed sobre temas relacionados à área de direito em que atua;
- Criar um blog para postagens de artigos mais longos e voltados para técnicas de ranqueamento do Google;
- Criar um perfil profissional no LinkedIn e começar a melhorar o networking na área;
- Elaborar um canal do YouTube com vídeos mais longos que do Instagram e oferecer pequenas consultorias sobre determinados assuntos.
2. Construa um bom networking
Ao se posicionar estrategicamente nas redes, você vai se dar conta de que existem outros advogados que atuam na mesma área e que também estão realizando um bom marketing jurídico.
Esses profissionais podem ser essenciais para você conseguir se posicionar melhor nas próprias redes e formalizar parcerias estratégicas.
Essa dica é ainda mais importante no momento em que o isolamento social não permite a realização de congressos e eventos.
Por meio de participação em lives, a audiência pode subir e você pode receber novos clientes interessados em sua consultoria. Outro ponto importante disso é que há a chance de expandir os serviços e se tornar até mesmo parceiro de grandes empresas.
3. Saiba conquistar clientes
No ambiente online, as pessoas se motivam por profissionais que desempenham um trabalho atencioso, direto e bastante amigável.
Isso significa que é importante que você esteja atento(a) para tirar dúvidas, responder solicitações e até mesmo retribuir o “follow” de algumas pessoas.
Dessa maneira, elas se sentem mais confortáveis em levar seus problemas jurídicos até você, divulgar sua página para conhecidos que estejam precisando da assessoria ou ainda adquirir algum material didático que você disponibiliza para consulta online.
Conclusão: Utilize o marketing jurídico ao seu favor!
Começar a atuar como advogado online não é uma tarefa simples. Muitos ainda precisam vencer a timidez ou limitações com as tecnologias para seguir oferecendo serviços em um ambiente cercado por pessoas mais jovens e sempre atualizadas.
No entanto, utilizar o marketing jurídico ao seu favor pode se tornar bastante benéfico para a sua carreira e até mesmo para melhorar as finanças do escritório, caso já possua um.
Aproveite as dicas e comece hoje mesmo a trilhar novos caminhos no Direito que podem te render frutos por muitos anos!