Sem sombra de dúvida, marketing médico em Goiânia é o futuro e por um simples motivo: o marketing digital está dominando o mundo, e a área de saúde é uma das maiores beneficiadas.
Não é por acaso que consultórios e clínicas médicas que investiram em marketing digital nos últimos anos perceberam um aumento considerável em atendimentos e marcação de consultas.
No entanto, o próprio marketing digital está em constante evolução, e o que funcionava ontem, talvez hoje esteja obsoleto.
E é aqui que entra todo o know-how dos profissionais do marketing digital em Goiânia, pois como estão sempre se atualizando e por dentro das últimas tendências, podem oferecer serviços de qualidade e atualizados aos seus clientes.
Infelizmente, muitos médicos ainda não entendem muito bem qual o impacto do marketing digital voltado diretamente para a área de saúde, e é exatamente isso que vamos explicar aqui!
Marketing Médico em Goiânia: Como funciona a gestão de redes sociais?
A primeira ideia que vem em mente quando se pensa em marketing para médicos em Goiânia são as redes sociais, mas será que realmente dá resultado?
Uma coisa é certa: as mídias sociais contribuem para uma maior proximidade e interação com seus clientes.
É uma oportunidade para que o profissional de saúde se faça conhecer, seja através de fotos, vídeos ou textos.
Porém, não basta acessar o seu perfil e adicionar conteúdo, existe todo um trabalho por trás, o qual deve ser feito por profissionais capacitados e que estejam a par de todas as exigências do CFM – Conselho Federal de Medicina.
Entretanto, isso não quer dizer que você precise contratar agências renomadas, mas sim profissionais que entendam tudo sobre marketing médico em Goiânia.
Veja, a seguir, quais as redes sociais onde um profissional de saúde pode divulgar o seu consultório ou clínica.
Muito em razão de permitir uma maior proximidade com os clientes e pela facilidade do uso do aplicativo, os médicos e clínicas de saúde consideram o Instagram como a primeira opção para promover o seu trabalho.
Falando especificamente da área de saúde, o Instagram ocupa o primeiro lugar no Brasil, ficando na frente do Facebook e YouTube.
Contudo, por mais que o Instagram seja uma excelente estratégia de marketing, não funciona para determinados segmentos de saúde.
Por exemplo, profissionais ligados à área de emagrecimento e beleza conseguem uma alta taxa de engajamento, mas esse não é o caso de um especialista hérnia de disco em Goiânia.
Pegando o exemplo acima, pesquisas apontam que apenas pessoas que têm uma relação com um determinado profissional que teriam interesse em segui-lo no Instagram, seja um parente, um amigo, prestador de serviço…
Portanto, quando se trata de gestão de redes sociais para médicos em Goiânia, isso está intrinsecamente ligado ao segmento de atuação, ou seja, para determinadas áreas funciona como uma vitrine, mas para outras áreas, o resultado não é muito eficaz.
Resumindo, o Instagram pode trazer resultados incríveis sim, entretanto, não podemos generalizar, visto que em determinadas áreas, as taxas de engajamento não são tão boas.
Um outro ponto que merece ser destacado aqui é a necessidade de produzir conteúdos regulares, pois isso é o que move as redes sociais, e não deixa de ser um desafio para quem trabalha com marketing digital para médicos em Goiânia.
Como foi dito lá na introdução, o marketing digital está em constante evolução, e o que foi postado ontem, hoje já está ultrapassado.
Nesse sentido, se o médico não tiver um suporte profissional, provavelmente, não vai alcançar os resultados esperados.
Instagram “Ads”
O Instagram “Ads”, isto é, anúncios no Instagram, é outra estratégia utilizada para alcançar novos clientes, muito comum entre os profissionais responsáveis pela gestão de redes sociais para médicos em Goiânia.
Vale ressaltar que, particularmente na área de saúde, para obter resultados de sucesso, é imprescindível contratar experts em Business Facebook em Goiânia, a fim de que as estratégias sejam aplicadas corretamente.
Isso mostra que usar apenas o aplicativo como forma de impulsionamento, não funciona, simplesmente por não ser direcionado para o seu público-alvo.
Por outro lado, um profissional que é especialista em Facebook Ads em Goiânia conta com ferramentas capazes de alcançar sua audiência.
Facebook, Pinterest, Twitter e Linkedin para médicos
Há quem pense que essas redes sociais são as mais indicadas para médicos, mas tudo depende de qual segmento de saúde.
Por exemplo, o foco principal do Pinterest é moda, culinária, decoração, mas é comum ver alguns conteúdos de saúde, como beleza e emagrecimento.
Vale destacar também que, ao publicar conteúdo no Instagram, ele é automaticamente postado no Facebook e outras mídias sociais.
Por isso, profissionais de marketing digital em Goiânia se utilizam dessas plataformas que publicam automaticamente nas principais redes sociais para médicos.
No caso do Twitter, é uma plataforma mais voltada para notícias e negócios, mas um conteúdo de saúde só é publicado quando é notícia (ou um escândalo).
Já o Linkedin, também é direcionado para o mundo dos negócios, frequentemente acessado por pessoas em busca de emprego ou qualificação profissional.
Com base nessas informações, talvez você esteja se perguntando: então o Instagram é a melhor rede social para médicos?
Depende! E a explicação é muito simples: se você precisa de um médico ou uma informação sobre uma clínica, onde vai pesquisar?
Dificilmente será nas redes sociais, e sim no Google, que inclusive é a melhor ferramenta para pesquisar sobre médicos em Goiânia.
Google como ferramenta de marketing médico em Goiânia
Vamos começar com uma pergunta:
Você está passeando calmamente pela rua e torce o pé num buraco. Na mesma hora, seu pé incha e nem consegue colocá-lo no chão. O que você faz?
Se não tiver um médico de confiança, a primeira coisa é entrar no Google e pesquisar por médico ortopedista especialista em pé, certo?
E para você, que é médico, vai outra pergunta: seu site, ou Google Meu Negócio, aparece na primeira página do Google?
Se a resposta foi não, então saiba que estará perdendo ótimas oportunidades de alcançar novos clientes.
Isso porque, ter um site na primeira página do Google é crucial para profissionais da área de saúde, seja consultórios ou clínicas, que desejam expandir seu negócio.
Visto a importância de estar bem posicionado nos mecanismos de busca, principalmente o Google, quais as duas principais ferramentas que os profissionais de marketing médico em Goiânia utilizam?
Google Ads para Médicos em Goiânia
Basicamente, o Google Ads para médicos em Goiânia consiste em comprar palavras-chave em resultados de pesquisa.
O objetivo é fazer com que o seu site, Google Meu Negócio ou rede social, apareça quando um internauta faz a sua pesquisa.
Voltando ao exemplo dado acima quando você torceu o pé na rua, a ideia aqui é no momento de alguém pesquisar por ortopedista em Goiânia, encontre o seu consultório ou clínica.
Mas isso ainda não é suficiente! Para que os resultados sejam eficazes, é necessário contratar profissionais especializados em geração de tráfego pago em Goiânia, caso contrário, ninguém vai encontrar seu site.
Para isso, possuem conhecimento em gestão do Google Ads, de forma que as palavras-chave de seu interesse tenham um CPC (Custo por Clique) o mais baixo possível.
Embora seja uma estratégia utilizada em marketing médico em Goiânia, apresenta algumas desvantagens: o custo com a equipe responsável pela gestão do Google Ads, o custo com CPC e a falta de autoridade.
Isso é em razão do Google precisar informar que se trata de um anúncio.
SEO para marketing médico Goiânia
A segunda estratégia utilizada para sites médicos é o SEO, que embora os resultados demorem um pouco e necessitem de profissionais capacitados, é uma das mais eficazes.
Fora isso, ter um site médico na primeira página do Google de forma orgânica, é sem dúvida alguma, a melhor maneira de trazer mais autoridade para um médico ou clínica.
Vale destacar também que, além de não ter o custo com os anúncios, você terá a possibilidade de ter seu site aparecendo 365 dias por ano, 24 horas por dia, cujos resultados são realmente consideráveis.
Assim como o Google Ads e o Business Facebook, para alcançar esses resultados, é primordial a contratação de um profissional especializado ou uma agência de SEO para médicos em Goiânia.
Só assim, as estratégias poderão ser pensadas e aplicadas da maneira certa!
Por se tratar de um trabalho demorado e exigir determinadas habilidades, é importante buscar referências com outros profissionais de saúde que já contam com o auxílio de uma Agência de SEO ou profissional de marketing digital.
E por que buscar uma agência especializada em SEO?
Segundo até mesmo entre os profissionais de SEO, existem agências e agências, onde algumas oferecem o serviço de criação de sites em Goiânia, que dizem que trabalham com SEO, no entanto, nenhuma ação nesse sentido é realizada.
Daí a necessidade de se cercar de toda segurança no momento de contratar profissionais para o desenvolvimento de sites para médicos em Goiânia, e uma sugestão é consultar outros colegas médicos.
Entenda o que é SEO para médicos em Goiânia
Para o médico que está criando seu primeiro site, pode ficar um pouco confuso ao ouvir falar sobre SEO para médicos em Goiânia.
Se esse for o seu caso, vamos explicar em detalhes:
O termo SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzindo para o português quer dizer: um conjunto de técnicas para que um site apareça na primeira página dos mecanismos de pesquisa de forma orgânica.
Essas técnicas são divididas em SEO On-Page e SEO Off-Page.
Qual a diferença entre SEO On-Page e SEO Off-page para sites de médicos?
Vamos começar pelo SEO On-Page, que consiste em otimizações realizadas dentro do site: facilidade de navegação, carregamento rápido, legibilidade, conteúdo de qualidade, apenas para citar algumas.
Enfim, é um conjunto de ações tomadas na criação de um site médico, de forma que o usuário tenha facilidade de navegar, que as páginas carreguem rápido, tenha acesso a conteúdos relevantes, que o site seja seguro…
Para testar seu site, o próprio Google disponibiliza uma ferramenta (web.dev) para verificar se o seu site tem boas notas.
É muito simples, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site we.dev e clique na opção Measure (Medir) no menu;
- Em seguida, na coluna “Enter a web page url”, basta colar a URL do seu site;
- Por fim, clique na opção “RUN AUDIT” e é só aguardar o resultado.
Segundo o próprio Google, essa ferramenta foi desenvolvida para que os proprietários de sites se enquadrem ao “Core Web Vitals”, que ao que tudo indica, servirá de critério de ranqueamento na SERP (página de resultados de pesquisas) do Google.
E o que é SEO Off-page para sites de médicos?
Já o SEO Off-Page para sites de médicos engloba todas as ações realizadas fora do site: postagens em redes sociais, blogs, diretórios, sites de notícias, etc.
Assim, todo conteúdo que é publicado na web com um link direcionado ao seu site, permite aumentar sua autoridade junto ao algoritmo do Google, por consequência, seu site é colocado nas primeiras posições.
Vale mencionar que existem regras que precisam ser respeitadas, e da mesma forma que acontece com o Conselho Federal de Medicina que proíbe determinadas práticas, o Google também.
Mais um motivo para contratar profissionais e agências de SEO em Goiânia, visto que precisam estar sempre atualizados quanto às alterações dos algoritmos do Google.
No caso do SEO Off-Page como estratégia de marketing médico em Goiânia, a mais eficaz consiste em backlinks, que funcionam como se fosse uma espécie de voto.
Quanto mais pessoas estiverem falando bem de você enquanto profissional de saúde, mais votos você recebe, e a tendência é se tornar uma referência naquela determinada especialidade.
Então, quanto mais sites direcionarem links para o seu, melhor será sua avaliação diante dos mecanismos de pesquisa, logo, tem grandes chances de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa.
Hoje em dia, existem opções para obter backlinks, onde comprar backlinks é a mais utilizada, no entanto, é preciso escolher muito bem, caso contrário, o resultado pode ser inverso.
Marketing Médico em Goiânia: conclusão
Seja qual estratégia de marketing médico em Goiânia você considere a mais eficaz para o seu caso em particular, o mais importante aqui é saber que essas ações possibilitam alcançar novos pacientes.
Se você pensar na quantidade de médicos no Brasil, que de acordo com o CFM gira em torno de 500 mil, como se destacar no meio dessa multidão?
É exatamente nesse ponto que entra o marketing médico em Goiânia!
Não é à toa que mais e mais profissionais de saúde têm investido em marketing digital, pois perceberam que é a saída para atrair novos pacientes e fidelizar os que já têm. No entanto, para alcançar resultados de sucesso, o primeiro passo é contar com o auxílio de profissionais especializados em marketing para médicos em Goiânia!