As estratégias de marketing para delivery têm se tornado o caminho para o sucesso de milhares de empreendimentos.
Afinal, por meio dos pedidos online, o consumidor atual tem optado cada vez mais pela comodidade, esperando, inclusive, que suas refeições cheguem até o conforto de sua casa.
E como tal, a praticidade proporcionada pelas redes de delivery é garantida para seus consumidores. Não só evitando que ele não saia de casa, como também pegue filas, chuvas ou mesmo tenha que enfrentar grandes engarrafamentos.
Já para os donos destes estabelecimentos, este serviço oferece um atendimento prático e valorizado.
No entanto, você realmente conhece as estratégias de valorização e como aprimorar as suas vendas? Neste artigo, você confere algumas práticas para te ajudar neste caminho. Aproveite!
Por que investir hoje mesmo no marketing para delivery?
Para quem já atua no setor de alimentos, especialmente as redes de lanchonete e restaurante, é fundamental que o consumidor tenha consciência sobre a existência deste serviço.
No entanto, embora esta seja uma estratégia eficiente, ao montar uma rede de delivery é essencial a definição do público-alvo, que permitirá entender quais serão os melhores canais de comunicação para se conectar com estes consumidores.
Como resultado, você conseguirá criar uma estratégia de divulgação mais consistente, tendo conhecimento dos locais onde realmente o seu público passa mais tempo, dos produtos que ele mais consome através da internet, além de seus hábitos mais recorrentes.
Afinal, são todas estas informações que o permitirá criar um planejamento de sucesso para o seu negócio.
Estratégias de marketing para delivery
Após criar o seu planejamento de marketing para delivery, é hora de pensar em todas as estratégias que melhor se adequam ao seu empreendimento.
É por meio delas, inclusive, que você reconhecerá todos os caminhos para atingir seus objetivos profissionais.
A seguir, confira uma lista completa com as principais dicas de marketing para delivery. Boa leitura!
1. Estruture o seu processo de entrega
O processo de entregas é fundamental ao montar uma boa estratégia de marketing para delivery, uma vez que para os clientes a qualidade do produto e o preço são os elementos mais importantes na hora de fazer seus pedidos.
Portanto, defina o tempo de entrega de seus produtos, assim como o modo como os pedidos serão entregues, a área atendida, o horário e a equipe responsável por este serviço.
2. Integração do serviço ao site
Se o seu empreendimento já tem um site próprio, este será o primeiro local onde começa a divulgação do seu serviço.
É importante que o anúncio esteja visível assim que o cliente entrar em seu site, seja na aba institucional ou no blog da empresa. Fora isso, uma landing page cairá como uma luva, visto que seus consumidores terão informações detalhadas sobre o funcionamento deste serviço.
Finalmente, não esqueça de adicionar contatos como WhatsApp e telefone fixo, além dos horários de atividade e aplicativo, se este for o caso.
3. Gere conteúdos a seus clientes
A geração de conteúdos é uma das principais características de um bom marketing para delivery, podendo ser ainda uma vantagem estratégica para o seu negócio.
Você não necessariamente precisa concentrar seus esforços em falar sobre o “mais novo serviço do seu empreendimento”, mas abordar temas que tenham relação com a sua empresa, de modo a atrair novos clientes.
Se o negócio se tratar de um restaurante, por exemplo, invista em postagens sobre dicas de culinária e receitas diversas, mas sempre colocando a opção de delivery como sugestão.
Isso fará as pessoas associarem a sua marca ao serviço, além de trazer credibilidade para o negócio.
4. Crie campanhas de anúncios pagos
Uma estratégia de marketing para delivery completa, também está muito relacionada às campanhas de tráfego pago e publicidade.
Por isso, não deixe de investir em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads, que manterá sua marca mais próxima do público, além de triplicar suas chances de novos pedidos.
Além disso, também não é preciso investir quantidades significativas de capital, o custo para essa estratégia é extremamente acessível, trazendo retornos certos para o seu negócio.
5. Utilize fotografias de qualidade
Lembre-se: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, por isso, é essencial investir em fotos profissionais ao montar uma estratégia de marketing para delivery de sucesso.
São as fotos que induziram o seu cliente a imaginar o que ele irá receber após efetuar uma compra, isso é o que chamamos de estímulo visual. Portanto, a melhor sugestão é contratar um fotógrafo para registrar imagens profissionais de seu estabelecimento, ambiente, pratos e decoração.
6. Aposte em aplicativos
Assim como os famosos marketplaces que encontramos pela internet, aplicativos como Ifood, Rappi e Apptite são consideradas algumas das melhores plataformas para divulgação para o seu negócio.
É importante investir em todas as opções que considerar úteis, permitindo que você aumente suas chances para novos pedidos.
7. Crie promoções ou planos de fidelidade
Fidelizar um cliente é de longe um dos caminhos mais eficientes para manter um negócio competitivo no mercado, além de ter uma audiência consolidada no empreendimento.
Por isso, programas de fidelidade podem ser uma excelente opção se você deseja expandir suas atividades. Pode ser, por exemplo, um programa de pontos do qual a partir de um número X de pedidos o cliente ganha um brinde ou uma refeição gratuita.
Se você é dono de uma pizzaria, que tal oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades em um período de 2 meses, por exemplo? Invista nisso!
Conclusão
Ao investir em marketing para delivery, sua empresa não só alcança mais reconhecimento, como também obtém as ferramentas necessárias para consolidar a audiência e aumentar o fluxo de vendas.
É, portanto, um método extremamente vantajoso, com garantias de retorno para o seu negócio.
E aí, gostou dessas estratégias de marketing para delivery? Acha que trabalhar com esse serviço é uma boa ideia?
Então, confira outros artigos como esse em nosso blog, a Apptite tem tudo o que você precisa para chegar longe com o seu negócio. Não perca!