Marketing pessoal é basicamente o método pelo qual você melhora e compartilha suas qualidades distintas para construir uma reputação profissional robusta. Trata-se de autopromoção, onde você se esforça para sobressair em seu setor, deixando uma impressão duradoura e positiva.
O que é marketing pessoal?
Como marketing, podemos entender as estratégias desenvolvidas para agregar valor a um produto ou serviço. Então quando falamos em marketing pessoal, estamos nos referindo as estratégias focadas em agregar valor à pessoa, ao profissional, prestador de serviço ou figura pública.
Projetar uma imagem desejada para o mercado de trabalho, valorizar seu passe como profissional em determinada área e gerar mais confiança para compradores. O marketing pessoal vai muito além de anúncios ou estratégias digitais, ele abrange todas as relações profissionais ou não profissionais que você passa durante seu dia.
Como as pessoas interagem com você, como é visto, e que mensagem passa ao se comunicar, pode ser trabalhado e alterado para garantir o melhor resultado em suas relações pessoais. Agregando valor a sua imagem e promovendo aquilo que você proporciona de melhor para a sociedade.
Qual o principal objetivo do marketing pessoal?
O principal objetivo do marketing pessoal é formar sua identidade e comunicação pessoal em uma poderosa ferramenta de converter, seja ideias, produtos ou expertise pessoal. Ser capaz de passar autoridade e credibilidade nas ideias que comunica, nos produtos que vende ou qualquer que seja seu objetivo, profissional ou pessoal.
A capacidade de tornar poderosa e relevante a mensagem transmitida, é um dos principais objetivos do marketing pessoal, elevar seu reconhecimento e visibilidade no seu nicho ou mercado. Através disso você se torna capas de vender mais suas intenções ou atrair público para sua mensagem.
Quais são as vantagens de fazer marketing pessoal?
Quando você possui um bom posicionamento e autoridade, construída majoritariamente por conta das estratégias de marketing pessoal, sua imagem pessoal se torna mais relevante, sendo assim, aquilo que você divulga ou transmite se torna mais forte, com mais credibilidade.
As pessoas irão tender a confiar em você, por conta da autoridade construída ao longo do tempo, ou seja, você terá a capacidade de guiar elas, ajudar ou instruir. Toda vez que as pessoas procurarem um profissional na sua área, você irá aparecer como referência, alguém que é confiável, assim a facilidade de vender seus produtos, serviços ou ideias, se torna muito mais simples e poderoso.
A grande vantagem, nós podemos dizer que é a confiança. Nós compramos apenas de marcas e produtos que confiamos, pois isso indica para nosso cérebro, uma menor chance de risco, algo que é mais certo de funcionar e trazer reais benefícios.
Ao trabalhar com sua imagem pessoal através do marketing pessoal, será possível criar essa sensação de confiança e autoridade em seu público, fazendo com que suas palavras e ideias, tornem-se uma grande ferramenta de vendas e convencimento.
Quais estratégias para fazer um bom marketing pessoal?
Vamos classificar algumas das principais estratégias para que você possa construir um bom marketing pessoal ao longo do tempo, de forma prática e transparente.
- Presença nas redes sociais: Estar presente nas redes sociais é de extrema importância e força, mas não de qualquer forma. É preciso expor suas opiniões embasadas em conhecimento real, sua preocupação e foco, deve sempre ser ajudar seu público, agregar valor para eles de alguma forma, seja um conhecimento, dica, informação interessante sobre seu nicho, ou até mesmo entreter.
- Eventos presenciais: Participar de eventos presenciais, gerar uma rede de contados e networking é fundamental para fortalecer sua imagem, até mesmo porque, você precisa ter contatos para comunicar sua imagem e ideias.
- Escreva artigos: Crie artigos que conversem com seu público, passe algum tipo de conhecimento e expertise que domina, agregue valor na vida dessas pessoas e torne-se uma relevante fonte de conhecimento.
- Participar de Fóruns: Seja presente em fóruns, grupos de discussão, relevantes do seu nicho, ajude as pessoas, instrua e comunique, de forma legitima, sem esperar nada em troca, impacte a vida das pessoas que fazem parte daquele micro comunidade.
- Parceria Profissional: Uma alternativa muito válida, é contar com uma ajuda profissional, ou seja, uma agência de marketing digital, para que eles possam lhe auxiliar em todo o processo de criação de uma identidade online, posicionamento estratégico em redes sociais, comunicação e muito mais.