Para se sair bem na venda de marmitex delivery, antes de tudo é preciso ter pelo menos três pontos bem definidos: boa comida, planejamento e um sistema de entrega para delivery de qualidade.
Este é um mercado que tem crescido ano após ano e, segundo dados recentes, o setor alimentício é o que mais cresce ao longo das últimas décadas, especialmente os pedidos que podem ser entregues à distância, sem que o cliente precise se deslocar, estando apenas no conforto de sua casa.
Fora isso, essa é uma tendência que tem se apresentado uma oportunidade de renda, uma vez que o tempo médio gasto com a preparação de alimentos nas casas tem se tornado cada vez menor.
Portanto, com toda a correria do dia a dia, muitas pessoas estão abrindo mão de preparar a sua própria comida, trazendo um cenário favorável para a venda de marmitas térmicas.
É, portanto, uma boa forma de aumentar os rendimentos mensais, além de ter a possibilidade de atingir vários públicos.
Porém, para que você tenha sucesso neste tipo de empreendimento, é necessário seguir algumas etapas corretamente, não deixando nenhum ponto para trás.
Quer saber mais? Então acompanhe!
1. Invista em um bom planejamento
Sem um planejamento, nenhum empreendimento se torna sustentável, e isso também vale para o marmitex delivery. Não pense que é apenas cozinhar, colocar os alimentos na embalagem e sair vendendo, muito pelo contrário.
Reserve alguns minutos (ou até horas) de sua semana para esboçar a ideia que você tem em mente para o papel. É fundamental, por exemplo, estipular metas de pequeno a longo prazo para não só ter ideia de quais caminhos percorrer, como também uma visão estratégica dos pontos a serem revistos ou aprimorados.
Além disso, realize os cálculos de despesas iniciais e operacionais, assim como a logística de entrega, a definição de público-alvo, formas de divulgação e tudo aquilo que considerar útil.
2. Atenção aos investimentos na hora de vender marmitex delivery
Atualmente, o setor de quentinhas é considerado um dos mais lucrativos do mundo, inclusive, sendo visto como uma oportunidade de negócios em formato delivery.
Afinal, o valor para a abertura de um empreendimento como este é bem acessível, pois não é necessário ter uma estrutura física para o atendimento de clientes.
Por sinal, muitas vezes o investimento é tão pequeno que não chega à casa dos R$ 200,00, como a aquisição de novos utensílios para a preparação das marmitas.
Portanto, a depender de como suas vendas acontecerão, para atender algumas empresas a recomendação é ter um registro de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) por meio do modelo MEI (Microempreendedor individual).
3. A higiene é o principal
Manter a cozinha e o seu local de trabalho bem higienizados é fundamental ao trabalhar com a venda de marmitex delivery.
Embora o seu cliente não tenha acesso direto ao seu local de trabalho, ele precisa manter a confiança dos produtos que chegam até ele, assim como das pessoas que preparam o seu alimento, o que também o ajudará a fidelizar à sua marca.
Por isso, é importante que você sempre mantenha o seu ambiente de trabalho o mais limpo possível, evitando pessoas circulando enquanto realiza a preparação das marmitas, além de animais como cães e gatos no mesmo recinto.
4. Defina os seus pontos de entrega
Se você já tem condições suficientes de atender todas as regiões de sua cidade, invista nisso! No entanto, se você está começando e não tem um capital tão alto para começar a levar seus produtos até o outro lado da cidade, foque suas entregas em regiões/bairros específicos.
Acima de tudo, a comida deve chegar quente até as mãos do cliente, por isso, viagens muito longas podem ocasionar a perda da temperatura das refeições.
Lembra do planejamento inicial? Este ponto segue o mesmo conceito.
É importante que você baseie suas entregas de acordo com o cálculo de quilometragem, tempo médio, além de ter uma equipe de profissionais capazes de atender todas as demandas, é o que chamamos de estratégia de logística.
5. Defina o público-alvo
Por vezes, os clientes de um negócio de marmitex delivery muitas vezes se referem àqueles que geralmente não tem tempo para preparem suas refeições ou disponibilidade para almoçar e jantar, tais como professores, lojistas, médicos e enfermeiros e até estudantes.
Por isso, pessoas que permanecem dentro de seu local de trabalho, no horário de almoço, são ótimas opções para investir.
Isso porque, esse é um público que precisa comer todos os dias, então retê-los significa obter mais vendas.
Fora isso, é também possível ir ainda mais adiante, definindo os marmitex de acordo com o gosto de cada pessoa. Por exemplo, marmitex fit, para pessoas com um estilo de vida mais saudável, marmitex vegano e assim por diante.
6. Invista no bom e velho marketing
Não, não estamos falando daquele marketing vinculado à rádios ou televisões, mas sobre o processo de comunicação da sua marca em si, como estratégia para fidelizar e reter consumidores.
Para isso, invista na identidade visual da sua marca, nas embalagens que cada produto levará junto de si, em programas de fidelidade, formas de comunicação, a linguagem utilizada, descontos para empresas ou pedidos recorrentes, e por aí vai.
Essas ações, embora pareçam simples, além de trazer credibilidade para a marca, a torna competitiva no mercado.
7. Seja diferente
Ao abrir um negócio de marketing delivery, de certo modo você estará disputando por um espaço com muitos outros empreendimentos experientes.
Por isso, se quer tornar este um empreendimento de sucesso, ter diferenciais é fundamental. Pode ser uma bebida de cortesia, algum doce de sobremesa ou outro mimo que faça seus clientes lembrarem de você!
Conclusão
Agora que você já sabe por onde começar a tornar este projeto real, é fundamental investir em um sistema de delivery como a Apptite.
Além de ser uma plataforma super interativa e dinâmica, com ela você pode montar facilmente o seu cardápio online e começar a receber pedidos como nunca antes visto.
Portanto, para conferir mais informações sobre as funcionalidades que Apptite tem para o seu negócio, instale agora mesmo nossos aplicativos em seu smartphone. Estamos disponíveis para Android e iOS. Aproveite!
E aí, esperando o que para colocar todas estas dicas em prática e iniciar o seu próprio negócio?