A razão de as pessoas escolherem um curso técnico é a possibilidade de conseguir se empregar mais rápido. Inclusive, nem todo mundo sabe o que quer fazer na graduação e, por isso, um curso técnico parece ser uma opção melhor.
Contudo, o momento de escolher o curso técnico nem sempre é fácil: se o objetivo é conseguir entrar logo no mercado de trabalho, o ideal é escolher um curso que ofereça alta empregabilidade.
A seguir, alguns dos cursos técnicos que colocam os seus alunos mais facilmente no mercado de trabalho por terem bastantes vagas em aberto quase sempre.
1. Logística e transporte
A área logística ocupa uma importância fundamental nas empresas hoje porque é ela que determina como será feita a armazenagem dos produtos e o seu escoamento.
Saber como fazer tudo isso de maneira estratégica vai evitar que a empresa fique com produtos acumulados, que gaste demais com o transporte ou até que perca a produção devido a ela estragar.
Por isso, não há dúvida que escolher o curso técnico na área de Logística e Transporte vai ajudar a conseguir mais facilmente um emprego. Inclusive, muitas empresas até têm estágio para quem possui um diploma de técnico.
2. Têxtil e Vestuário
Independentemente de como a sociedade evolua, é claro que as pessoas seguem tendo necessidade de usar roupas. No entanto, a preocupação ambiental tem feito com que muitos procurem por roupas que sejam de produção ecológica.
Hoje, a tecnologia já faz parte da indústria têxtil: há até peças que inibem o suor para que as pessoas possam se sentir mais confortáveis nos dias quentes!
Sendo assim, fazer o curso técnico em Têxtil e Vestuário vai garantir que essas pessoas tenham uma boa gama de possíveis empregos, até mesmo porque não faltam empresas de vestuário, como as confecções particulares.
3. Técnico Automotivo
Não dá para se esquecer do setor automotivo como um dos que mais oferecem empregos no mundo todo.
Isso porque a necessidade de veículos, tanto os carros de passeio quanto os veículos maiores, é enorme em todos os lugares, sendo preciso conseguir cria-los e ainda cuidar da sua manutenção.
O técnico em Automotiva costuma ser o que trabalha na sua produção, podendo ser também mecânico. O fato é que essa é uma área na qual não costuma haver escassez de emprego.
Mesmo que as montadoras tenham algumas paradas periódicas para escoamento de produção, as oficinas mecânicas e centros autorizados continuam em funcionamento e precisando de trabalhadores.
4. Metalmecânica
A indústria como um todo utiliza largamente o metal, sendo até difícil encontrar produtos que não tenham essa matéria-prima.
Inclusive, é essa a razão de haver tantas oportunidades profissionais nessa área: um técnico de Metalmecânica pode trabalhar em diversas linhas de produção, inclusive na área de análise de peças.
Cabe salientar que os técnicos de Metalmecânica têm a oportunidade de trabalhar em praticamente qualquer indústria, o que faz com que seja bem rápido conseguir um emprego.
Não é à toa, inclusive, que há uma procura grande por esse curso nas escolas técnicas.
5. Tecnologia da Informação
A Tecnologia da Informação é o segmento que cuida da programação de diferentes sistemas e da garantia de que eles vão funcionar perfeitamente.
É bem comum que as empresas que lidam com algum tipo de sistema, mesmo que seja de controle interno, contratem profissionais da Tecnologia da Informação para fazer reparos, para atualizar o que for preciso e muito mais.
Inclusive, quem é técnico em Tecnologia da Informação pode até prestar serviços de maneira autônoma, sendo uma maneira de ampliar a sua renda e de ter liberdade.
Afinal, pessoas físicas também têm necessidade de que seus aparelhos tenham o sistema atualizado.
6. Gestão
Quem procura por curso técnico na área de Gestão encontra diversas opções, justamente porque esse é um setor que se expandiu. Há gestão de Recursos Humanos, por exemplo, assim como Financeira e outras.
O gestor tem a função de estabelecer como aquele departamento vai funcionar, quais são as medidas a serem implementadas em determinadas situações, fazer a resolução de crises e muito mais.
Hoje, a maioria das empresas busca por algum tipo de gestor, salientando o crescimento do gestor ambiental. Este é o profissional que vai ajudar as empresas a estabelecer estratégias para impactar o mínimo possível o ambiente durante suas atividades.
Como se matricular em um curso técnico
Há diferentes instituições que oferecem os cursos técnicos, mas é importante sempre verificar se o Ministério da Educação reconhece os diplomas que elas emitem.
Algumas das instituições mais populares com relação aos cursos técnicos é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no qual se pode encontrar os cursos da área de Metalmecânica, por exemplo.
Também há cursos técnicos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), como o curso de Têxtil e Vestuário. O indicado é contatar cada unidade para averiguar as disponibilidades.