Então, você acabou de criar a conta para a sua empresa no Instagram e está buscando as melhores táticas para fazê-la crescer? Veio ao lugar certo!
O Instagram não é uma rede social como as outras. Pode até ter sido no começo, um lugar legal em que todo mundo postava fotos de comida, mas hoje em dia o Instagram é muito mais do que isso, e ganhar seguidores no Instagram faz toda a diferença.
O potencial do Instagram foi aumentando à medida que suas ferramentas foram evoluindo e novas funções foram adicionadas. Agora, a plataforma, que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, se tornou uma importante ferramenta para o Marketing Digital. Isso ganha ainda mais peso quando analisamos o grupo do qual ele faz parte, somado aos poderosos Facebook e WhatsApp.
Sendo assim, ter mais seguidores no Instagram, aliado a uma boa estratégia de marketing, é a chave para o sucesso de seus negócios no mundo digital.
Importante recado sobre comprar seguidores no Instagram
As dicas desse artigo focam em conseguir seguidores no Instagram de forma orgânica. Comprar seguidores no Instagram nem sempre é recomendado, pois a maioria dos sites oferecem somente bots e contas fakes, o que pode prejudicar mais do que ajudar.
No entanto, ainda há ótimas opções de sites para comprar seguidores no Instagram e a melhor delas é o Impulsogram, pois garante que os seguidores sejam pessoas reais, tem ótimo atendimento e serviço totalmente seguro.
Seja você alguém que está começando agora no Instagram, ou que já é um expert dos negócios digitais, não deixe de ler nossas dicas a seguir para melhorar cada vez mais sua estratégia e ganhar seguidores no Instagram.
1. Um perfil de negócios tem mais vantagens do que o pessoal
Não faz sentido ter um perfil pessoal se a sua conta for de uma empresa, ou se seu objetivo for fazer algum lucro dentro da plataforma. Até para criadores de conteúdo que usem a página também como perfil pessoal, a versão de negócios pode ser bem vantajosa.
As vantagens do perfil de negócios é, principalmente, a possibilidade de verificar métricas detalhadas sobre o desempenho dos seus posts. Se você pretende fazer publicidade paga e impulsionar alguns posts para ganhar seguidores no Instagram, é necessário ter um perfil de negócios e uma conta no Facebook.
Você pode fazer a alteração rapidamente no campo configurações. Recomendamos escolher um nome de usuário fácil de ser lembrado e associado à sua marca. Use o mesmo que tem em outras redes sociais, para ficar mais fácil de te encontrarem.
Algo que também é de suma importância é: não deixe seu perfil pela metade, mantenha-o sempre bem completo e atualizado. Sua biografia é o primeiro contato que os usuários terão com a sua página, e uma boa descrição pode convencê-los a te seguirem. O campo para link é uma excelente oportunidade para levar os leitores para o seu site ou landing page do seu produto.
2. Quanto mais interação, maiores as chances de ganhar seguidores no Instagram
Nem sempre temos tempo de interagir com todo mundo Instagram afora, então é preciso ser mais seletivo nessa hora. Comece a seguir as contas de pessoas e empresas que sejam do mesmo ramo e relevantes para a área do que você divulga. Comente e interaja com essas pessoas o máximo possível, pois os seguidores deles também podem estar interessados no seu conteúdo e acabarão te encontrando por lá.
Não só os contatos devem ser relevantes, mas você também. Deixar comentários genéricos ou só pedir pra seguir de volta não conta como interação. Ao contrário, pode deixar a impressão que sua página é mais um bot entre tantos na plataforma. Diga coisas interessantes e participe da conversa que está acontecendo naquela página, é um ótimo meio de ganhar seguidores no Instagram.
Interaja com os seus próprios seguidores: Não é necessário seguir todo mundo de volta (nem é recomendável) mas preste atenção no que seu público está te mandando em comentários ou direct. Ser um perfil que responde e se interessa pelo público aumenta a confiança em você e as chances de te recomendar e compartilhar seu conteúdo.
3. A descrição enriquece e dá contexto à sua foto
O Instagram pode ser uma rede voltada para imagens, mas não vá pensando que as imagens podem passar sempre a mensagem sozinhas. O campo para legenda da foto está lá por um bom motivo: é onde você adiciona o contexto àquela imagem.
Conte uma história sobre a imagem, faça com que o público se relacione com ela. Pode ser uma simples frase ou um texto longo, dependendo da imagem e mensagem.
Encontrar o tom certo para o seu público também é muito importante, saiba diferenciar se preferem algo mais sério ou bem humorado. Há a hora certa para tudo e é bom ficar atento.
Caso você vá fazer um texto longo, lembre-se de que ele será cortado e aparecerá a opção “mais” para a pessoa abrir o restante do texto. Então capriche bem no começo, pois se ele não for bom, ninguém vai querer clicar em “mais” para ler o resto, e isso pode te prejudicar. Tente aprender um pouco sobre Copywriting para deixar sua descrição mais interessante.
4. Conseguir seguidores no Instagram usando as Hashtags
O uso de hashtags é uma das melhores coisas que você pode fazer para ganhar seguidores no Instagram. A função delas é reunir posts de uma determinada categoria em uma mesma página. Assim, a pessoa interessada em um determinado assunto já poderá encontrar vários posts relevantes unidos em um só lugar. E o seu conteúdo pode estar no meio.
Entre na moda, mas com cautela
Procure as hashtags da moda, que estão em alta, mas mantenha o foco. Usar algumas hashtags só por usar pode acabar não tendo valor nenhum. Faça uma pesquisa relacionada ao tipo de post que você cria, encontre as hashtags que são mais usadas dentro desse nicho e seus posts começarão a aparecer diante das pessoas certas, que terão mais chances de gostar e assim te fazer ter mais seguidores no Instagram.
Crie suas próprias hashtags
Criar hashtags únicas é uma excelente ideia se você quiser fazer algum tipo de evento ou categorizar algum conteúdo. Pode ser que sua hashtag não se torne viral, mas ela vai ajudar a movimentar o seu conteúdo.
Assim, seus seguidores que participaram do seu evento, se for o caso, podem interagir dentro de um tópico. Se a ideia for categorizar posts, os usuários entrarão na hashtag e encontrarão tudo que você criou dentro daquela tag com maior facilidade.
5. Seja bem ativo nos Stories
Diferente dos posts no seu feed, os stories não são fixos. Eles sumirão em 24 horas e essa, na verdade, é a beleza da coisa. Pois você evita poluir o seu feed, mas tem um espaço para:
- Posts de algo relativo ao momento (que não será relevante depois);
- Conversas passageiras;
- Piadas e um pouco de humor;
- Bastidores do seu negócio e da sua vida;
- Interagir com seu público sobre qualquer coisa;
Enquanto o post no feed deve ser o mais caprichado possível, não é necessário tanto luxo assim com os stories. Filmagens caseiras, memes, prints de tela, são todos bem-vindos. É claro que ainda é importante se manter relevante à proposta do seu perfil, para não acabar confundindo ou irritando seu próprio público.
Ainda assim, é nos stories que você mostra mais o seu lado humano, um pouco de sua vida privada (caso seu perfil seja mais comercial) e isso promove uma identificação com seu público.
E, claro, não podemos esquecer das propagandas e promoções. Mas não encha seus stories só de propaganda, pois acaba cansando rapidamente e não ajuda em nada a ganhar seguidores no Instagram.
6. Aposte no Reels para encontrar pessoas novas e ter mais seguidores no Instagram
A ferramenta Reels é praticamente um TikTok completo dentro do próprio Instagram. Não só as funcionalidades são bem parecidas, como o algoritmo do Instagram atualmente está dando bastante valor para conteúdos postados em vídeo, talvez até mais que as imagens. Por isso, para aparecer rapidamente para novas pessoas, o Reels é a ferramenta ideal.
Então, não é preciso ser seu seguidor para te encontrar pelo Reels, basta clicar na aba própria e os vídeos vão começar a aparecer. Claro que só aparecem ali os vídeos que sejam baseados no que a pessoa já viu ou curtiu dentro da plataforma. E isso é bom, pois quem te encontrar estará ali por ter um gosto parecido com o que você costuma postar.
Esse é mais um motivo para postar conteúdos relevantes e dentro da sua proposta, com intuito de aparecer para as pessoas que sejam mais propensas a gostar do seu conteúdo e, assim, ganhar seguidores no Instagram.
Por último: não desista de tentar ganhar seguidores no Instagram
Poste com frequência, mesmo que pareça que não está dando certo. Revise nossas dicas sempre que puder e se mantenha atualizado com as novidades da plataforma. Manter a constância é a chave para cair nas graças do público e do algoritmo do Instagram, fazendo sua página atingir, enfim, os seus objetivos e conseguir mais seguidores no Instagram.
Dicas extras para Ganhar Seguidores no Instagram
Para ganhar seguidores no Instagram, é importante seguir algumas dicas e estratégias que podem ajudar a aumentar sua presença e engajamento na plataforma. Aqui estão algumas sugestões:
- Defina seu público-alvo: Identifique o perfil de usuário que você deseja atrair e crie conteúdo direcionado a esse público.
- Crie conteúdo de qualidade: Invista tempo e recursos para criar imagens e vídeos de alta qualidade, que sejam atraentes e relevantes para seu público.
- Use hashtags relevantes: Faça uma pesquisa de hashtags relacionadas ao seu nicho e utilize-as em suas postagens para aumentar a visibilidade.
- Interaja com seu público: Responda aos comentários e mensagens, curta e comente postagens de outros usuários em seu nicho para aumentar sua visibilidade e criar conexões.
- Poste com frequência e consistência: Mantenha um cronograma regular de postagens para manter seu público engajado e interessado em seu conteúdo.
- Use Stories e Reels: Aproveite os recursos do Instagram, como Stories e Reels, para compartilhar conteúdo adicional e aumentar seu engajamento.
- Colabore com outros usuários: Realize parcerias, troca de menções ou publique conteúdo em conjunto com outros usuários para expandir seu alcance e atrair novos seguidores.
- Use análises de desempenho: Monitore seu desempenho no Instagram e ajuste sua estratégia com base nas métricas, como impressões, alcance, engajamento e crescimento de seguidores.
- Promova seu perfil em outras redes: Divulgue seu perfil do Instagram em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, para atrair seguidores de outras plataformas.
- Invista em anúncios: Se você tiver recursos disponíveis, invista em anúncios pagos no Instagram para aumentar sua visibilidade e atrair novos seguidores de forma mais rápida.