Fazer a avaliação de uma empresa é uma prática conhecida no mundo corporativo como valuation, em inglês. Ela serve como bússola que orienta as transações de fusões e aquisições (M&A), determinando o valor justo de mercado para uma companhia na qual se pretende comprar ou vender uma participação.
Considerando que o ecossistema de negócios é bastante diversificado, avaliar empresas em setores específicos pode exigir abordagens especializadas. Neste artigo, explicamos o que é o valuation e apresentamos cinco melhores práticas adaptadas para avaliar empresas em setores distintos.
Compreendendo o valuation
A avaliação da empresa visa determinar o seu valor econômico, com base em vários fatores, como: desempenho financeiro, condições de mercado, tendências do setor e perspectivas de crescimento futuro. Constitui a base para negociações de M&A e tomadas de decisão em transações de fusões e aquisições, com o objetivo de obter uma estimativa precisa do valor de uma companhia.
Abaixo, destacamos algumas das melhores práticas aplicáveis na avaliação de empresas setores específicos:
1. Setor de tecnologia: projeções de crescimento futuro e propriedade Intelectual
Avaliar empresas de tecnologia envolve projetar potencial de crescimento futuro, capacidades inovadoras e ativos de propriedade intelectual (PI). As melhores práticas incluem o emprego de métodos de avaliação baseados no rendimento, como fluxos de caixa descontados (FCD), para estimar ganhos futuros e avaliar tecnologia proprietária através de análises de patentes e PI.
2. Setor de saúde: conformidade regulatória e posição de mercado
Fazer o valuation de empresas de saúde deve incluir a avaliação da conformidade regulatória, das patentes e do posicionamento de mercado. Como melhores práticas, recomendam-se: a análise de fluxos de receita, alinhamento da companhia às regulamentações rigorosas do setor e a compreensão da posição competitiva da empresa no cenário dinâmico e sempre em evolução desse mercado.
3. Bens de consumo: valor da marca e análise do comportamento do consumidor
A avaliação de empresas atuantes no setor de bens de consumo deve incluir aspectos como o valor da marca, o comportamento do consumidor e a participação de mercado. As melhores práticas envolvem a utilização de modelos de avaliação da marca, sentimento do cliente e observação das tendências de mercado para compreender as mudanças nas preferências do consumidor e na fidelidade à marca.
4. Energia e recursos naturais: avaliação de ativos e riscos específicos
Já nos setores de energia e de recursos naturais, entram em campo para o valuation da companhia aspectos como a avaliação de ativos tangíveis, reservas e capacidade de produção. Para esse tipo de análise, recomenda-se empregar métodos de avaliação baseados em ativos, como o valor patrimonial líquido (VPA), ao mesmo tempo em que leva em consideração a qualidade dos recursos, os custos de produção e os riscos específicos do setor.
5. Serviços Financeiros: avaliação de riscos e conformidade regulatória
Companhias que atuam no mercado de serviços financeiros devem enfatizar no valuation a avaliação do risco, a qualidade dos ativos e a conformidade com as regras regulatórias. As melhores práticas envolvem o emprego de métodos de avaliação baseados no rendimento, testes de stress e avaliação de retornos ajustados ao risco, além do já citado alinhamento com as regulações do setor.
Como você pôde perceber neste artigo, a avaliação de uma empresa é um processo multifacetado, que exige conhecimento específico do setor e metodologias adaptáveis para cada área. Com mais de duas décadas de atuação, a Capital Invest – M&A Advisors é uma das principais boutiques de M&A do Brasil, que apoia empreendedores e sócios de empresas no processo de compra e venda de participações, entregando resultados com eficiência, profissionalismo e menos riscos.