Quer encontrar o pet ideal para sua família? Então veja algumas raças que vivem bem em locais pequenos!
Além de serem pets extremamente fofos, as raças de cães pequenos são as melhores opções para quem mora em apartamento. Afinal, em um ambiente limitado, esses animais ocupam um espaço bem menor.
No entanto, vale lembrar que esses cães são geralmente os que possuem as mais fortes personalidades. Portanto, é preciso ter certeza de que você e sua família estão preparados para lidar com pets que, muitas vezes, são mais teimosos.
Além disso, embora sejam animais adaptados para viver em apartamentos e ambientes menores, você ainda vai precisar levá-los para passear, dar carinho, atenção e todas as responsabilidades que um animal de estimação exige.
Leia também: Pet Shop Banho e Tosa perto de mim
Mas, como escolher entre as melhores raças de cães pequenos, aquela que é melhor para morar em apartamento com a família? Continue a leitura e veja a seguir algumas sugestões para achar a ideal para você!
O que é considerado uma raça de cachorro pequeno?
A Confederação Brasileira de Cinofilia, ou CBKC, é a responsável por definir os padrões de raças no território nacional. Segundo ela, cachorros pequenos são aqueles que, mesmo depois de adultos, não ultrapassam 45 centímetros de altura.
Além disso, esses cães também costumam pesar entre 2,5kg e 15kg. Quando filhotes, estes animais tendem a crescer rapidamente, atingindo seu tamanho final em um tempo menor do que os cachorros de raça grande.
E, embora seja bastante desejado por tutores, o cachorro pequeno também pode apresentar uma saúde mais sensível, especialmente quando de tamanho micro. Portanto, pesquise bastante antes de escolher a raça.
Como escolher o cachorro ideal para sua família?
Ainda que a maioria das pessoas considere as raças de cães pequenos como as melhores para quem mora em apartamento, é preciso levar em conta outros diversos fatores ao escolher um pet.
Afinal, a raça pode definir o tamanho do animal, mas nem sempre determina sua personalidade. Ou seja, é interessante visitar o canil ou criadouro e ter contato direto com os bichinhos para escolher o ideal para sua família.
Nesse sentido, procure avaliar o temperamento do animal e sua tendência a latir. Além disso, também é interessante conferir os cuidados especiais que determinadas raças exigem para não ser pego de surpresa depois!
Embora existam algumas raças de cachorro mais populares e fofas, também é importante lembrar que ter um animal em casa vai muito além de beleza. Lembre-se que um pet exige atenção, cuidados e é uma grande responsabilidade.
Confira as melhores raças de cachorro para viver em apartamento!
Quando se fala em morar em apartamento, muitos descartam a ideia de ter um animal de estimação. Afinal, cachorro em apartamento nem sempre funciona e é importante encontrar a raça certa para você e toda a família.
Nesse sentido, as raças de cães pequenos são as mais desejadas para quem vive em apartamento. Quer conhecer as melhores opções para escolher seu pet? Então confira a seguir algumas sugestões!
Cavalier King Charles Spaniel
Quem encontra esse cãozinho logo lembra dos tempos de reis e rainhas do Reino Unido. Pois foi exatamente de lá que vieram os primeiros exemplares da raça que é muito amada entre os tutores.
Afinal, esses cãezinhos são bastante dóceis e amorosos, sendo bons pets para famílias com crianças pequenas. Enquanto isso, também são cães brincalhões e gostam de estar sempre na companhia dos tutores.
Chihuahua
Se você procura um cão pequeno, então com certeza vai se apaixonar pelo Chihuahua! Aliás, essa é uma das menores raças do mundo e também bastante popular. Originária do México, tem um temperamento único.
Aliás, muito se engana quem acha que o Chihuahua é um pet tranquilo e inofensivo. Ao contrário do que parece, esse cão é energético, brincalhão e muito teimoso! Ainda que fofo, ele não é ideal para crianças pequenas.
Pug
Agora, se você prefere um animal de estimação tranquilo e sociável, que tal adotar um Pug? Na verdade, essa é com certeza uma das melhores raças de cães pequenos para quem mora em apartamento.
Isso porque o Pug se dá bem com crianças e até com outros animais. Então, esse é o cãozinho ideal para se ter na família! O único ponto de atenção com o Pug é sua saúde frágil, então fique de olho e leve-o sempre ao veterinário!
Yorkshire Terrier
Além de ser um dos cães pequenos mais fofos dessa lista, o Yorkshire também é bastante amigável! Com uma energia abundante, esse pet é excelente para crianças que adoram brincar e correr.
Aliás, mesmo pessoas bastante alérgicas se dão muito bem com os Yorkshire. Ainda que o pelo demande escovação e visitas ao petshop, ele não é tão prejudicial para quem sofre de alergias, tornando a raça bastante favorável.
Poodle
Uma das raças mais famosas no Brasil, o Poodle é muito adaptável. Ou seja, mesmo que você more em um lugar pequeno, com certeza esse pet é ideal para a família.
Além do mais, o Poodle é um cão leal, companheiro e muito amoroso. Outro ponto bastante positivo é que esses cães não soltam muito pelo. Então, se você tem receio em adotar um pet por isso, o Poodle é a escolha certa.
Maltês
Ainda que essa seja uma raça mais difícil de adestrar, o companheirismo do Maltês o torna um cão muito desejável. Além disso, esses pets são bastante adaptáveis tanto ao ambiente quanto ao estilo de vida dos tutores.
Ademais, esses cães também exigem uma atenção maior com seus pelos, como escovações e visitas frequentes ao pet shop. Mas, se você quer um pet brincalhão e amoroso ao mesmo tempo, escolha o Maltês.
Lhasa Apso
Embora essa raça também exija manutenção maior em seus pelos, esses cãezinhos são muito calmos e companheiros. Por isso, essa é com certeza uma das melhores raças de cães pequenos para se ter em apartamento.
Afinal, esses pets tendem a ser silenciosos e não precisam de muitos passeios e atividades físicas. Então se você mora em ambientes pequenos, carinho e atenção diários são suficientes para manter seu pet feliz.
Spitz Alemão
Alguns conhecem essa raça como Lulu-da-Pomerânia, um cachorro peludo e muito fofo, mas com uma personalidade forte! Nesse sentido, o Spitz Alemão é bastante territorial e muito apegado ao tutor.
Ainda que ele tenha uma boa reserva de energia, é preciso ter cuidado ao brincar com esse cãozinho. Afinal, esses pets são bem pequenos e alguns podem apresentar uma saúde mais fragilizada.