Com a chegada do fim do ano, é comum estabelecermos algumas metas pessoais para o próximo ano! Mas para empreendedores, essa é a hora de pensar no negócio também, analisando o que foi feito e o que pode ser melhorado.
Esse momento é ideal para traçar novos planos de crescimento e incluir abordagens diferentes para acelerar o desenvolvimento da organização – como, por exemplo, começar a investir em estratégias digitais para aumentar o faturamento da empresa.
Para o ano de 2022, muitas organizações estão traçando planos para começar a trabalhar com marketing de influência, já que essa estratégia alavancou os resultados de certas marcas no mercado e promete continuar em alta por muito tempo.
Inclusive, suas ações estão sendo responsáveis pelo sucesso de muitas empresas que, até pouco tempo atrás, tinham poucos seguidores e baixa taxa de conversão nas plataformas digitais.
Com o influencer marketing, muitas delas atingiram resultados incomparáveis, com muitas vendas, aumento de lucratividade e reconhecimento de marca.
Se você empreendedor está pensando em investir nessa estratégia, este conteúdo é para você.
Abordaremos 5 motivos para investir no marketing de influenciadores em 2022 e alavancar o sucesso da sua empresa nos próximos 365 dias.
E se é daqueles resistentes às ações digitais ou deseja saber mais sobre essa estratégia, mas não sabe como colocá-la em prática, este artigo também vai te ajudar muito!
Explicaremos o que é marketing de influenciadores, 5 motivos para colocá-lo em prática e como funciona. Ou seja, tudo que precisa saber para dar um gás no seu empreendimento e começar o ano alavancando resultados.
Acompanhe!
Marketing de influência: o que é? Como funciona?
Antes de mais nada, é importante começar entendendo o que é o marketing de influência. Então, vamos lá: basicamente, essa é uma estratégia de marketing digital que promove conexões importantes entre consumidores e marcas por meio dos digital influencers.
Trata-se da contratação de influenciadores digitais para promover uma marca, produto ou serviço na internet para os seus seguidores.
A intenção é que eles intermediem uma relação entre marca e consumidor de forma leve, natural e influente.
Esses produtores de conteúdo “emprestam” a sua credibilidade perante o público para a empresa, a qual passa a ter um rosto. Podem parecer apenas indicações de pessoas públicas na internet, mas elas movimentam milhões de reais atualmente no mercado.
Os influencers induzem decisões de compra favoráveis às marcas contratantes como forma de ajuda ao usuário, e fazem isso inserindo o nome da empresa em seus conteúdos (como nos posts, stories, lives, vídeos do youtube, entre outros formatos).
Tudo isso estimula o fortalecimento de confiança, maior audiência, humanização e a percepção que as pessoas têm sobre a empresa mencionada.
Como consequência, a marca fortalece sua imagem, consegue fazer mais vendas, atinge maior índice de visibilidade, tem mais engajamento, tráfego e reconhecimento no mercado.
É uma estratégia realmente vantajosa! Mas, se ainda não acredita, abordaremos 5 motivos que toda empresa deveria considerar para investir nessa estratégia. Acompanhe!
1) Excelente custo-benefício
Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de influência não é uma estratégia extremamente custosa. É claro que o valor depende do influenciador contratado, periodicidade de publicidades, entre outras questões.
No entanto, é possível contratar influenciadores menores, tão eficientes quanto, por valores mais baixos e acessíveis. Além disso, a maioria deles está disposto a negociar e chegar a valores vantajosos para ambos os lados.
Existem milhares de influenciadores digitais e, com certeza, você encontrará um que se encaixe nas suas necessidades e preferências.
2) Atrair audiência qualificada e engajada
Com os influenciadores digitais, é possível atingir uma grande quantidade de pessoas, as quais passam a conhecer a marca e interagir com ela. Além disso, as empresas conseguem uma audiência qualificada e engajada.
Ou seja, atraem pessoas que se interessam pelo seu produto/serviço e querem saber mais sobre o assunto (como qual é seu valor, como comprá-lo e outras formas de interação com a marca).
Por este motivo, inclusive, o marketing de influência é tão vantajoso para as marcas.
3) É uma estratégia extremamente segmentada
Outro fator importante é que o marketing de influência é um meio de divulgação segmentado. Isto é, a marca atinge um público do seu nicho, que já tem interesse no assunto e provavelmente vai se interessar pela sua oferta.
Exemplo: um comercial de televisão atinge milhares de pessoas, com gostos e interesses diferentes. No entanto, um post com o influenciador digital certo, a marca consegue atingir um determinado público, o qual se interessa pelas mesmas coisas que o influenciador.
Uma blogueira de beleza que fala principalmente sobre maquiagens, por exemplo, tem, em maioria, um público que se interessa pelo tema e quer dicas de makes.
Deu para entender? A marca consegue atingir exatamente aquelas pessoas que podem e pretendem comprar produto/serviço da marca, aumentando a eficiência das ações e seu custo-benefício.
4) Ajuda na reputação da marca
Ao investir na estratégia, mais do que vender, as marcas se aproximam das pessoas, do seu público-alvo. Isso ajuda a construir uma reputação e fortalecer sua imagem no mercado.
Vale lembrar que tudo depende do influenciador contratado. Por isso, o ideal é não optar por aqueles que estão sempre em polêmica ou representam algo negativo para a sua marca. No entanto, o contrário é favorável!
É legal contratar um influenciador que compartilhe dos mesmos valores institucionais da marca e reafirme sua postura para o público-alvo.
5) Gera resultados concretos
A estratégia de marketing de influência proporciona resultados reais e concretos para as empresas. Isso porque pode impactar diretamente na decisão de compra dos consumidores, atraindo mais clientes, vendas e conversões.
Se feito corretamente, com os influenciadores adequados, essa estratégia tem potencial astronômico, portanto, vale a pena investir nela. Se sua marca ainda não investe, pode estar perdendo dinheiro e espaço no mercado.