Os tokens não fungíveis (NFTs) ganharam popularidade através da comunidade que apoia a descentralização, característica existente nas criptomoedas – e agora nos NFTs, que a rede blockchain proporciona.
Os tokens não fungíveis são colecionáveis, o que permite a entrada ao mercado cripto por parte de artistas, ilustradores e diversos outros profissionais. Saiba mais sobre o mercado e os NFTs mais promissores para esse ano.
O que são NFTs
Os tokens não fungíveis (NFTs) são certificados de propriedade intelectual que não podem ser substituídos, divididos ou compartilhados. Estes certificados apontam quem é o proprietário de determinado ativo, sendo que a idoneidade da posse é gravada e estabelecida na blockchain.
Os NFTs têm chamado a atenção dos usuários e do mercado, muitas vezes pelo valor que são vendidos as obras de arte digitais e por diversos milionários estarem comprando e até mesmo vendendo tokens não fungíveis.
Um NFT não está atrelado apenas com a arte digital, mas pode ser atrelado a qualquer item digital como uma imagem, foto, vídeo, música, mensagem, e também itens do mundo físico, como carros, casas, quadros, entre outros.
O funcionamento de um NFT é bem similar a uma criptomoeda, que tem a blockchain e a natureza descentralizada. O token não fungível tem como característica a exclusividade e determina a originalidade de bens digitais.
Entretanto, diferente das criptomoedas, os NFTs não podem ser trocados, pois não possuem a propriedade de fungibilidade como o Bitcoin e outros ativos digitais, os tokens não fungíveis são, portanto, exclusivos.
Como investir em NFTs
A ideia de comprar NFTs é bem similar ao mercado crypto, onde há plataformas, chamadas de marketplace, onde esses tokens não fungíveis podem ser negociados. Ao investir em um NFT, o usuário adquire o certificado comprovando que aquele ativo é único e pertence a determinado usuário.
No geral, é possível comprar e vender NFT nas plataformas que são acessíveis e confiáveis, como: Binance NFT, OpenSea, Mintable, Rarible, Ethernity, entre outras.
Cabe ao usuário selecionar a plataforma que atende às suas necessidades e que possui os tokens que deseja negociar. A OpenSea e a Rarible são duas plataformas que cresceram consideravelmente em volume de NFTs.
Para a indústria de jogos, os usuários podem reivindicar itens que são raros, ou difíceis de ganhar, como algumas recompensas por desafios ou eventos especiais, convertendo os pontos em moedas digitais. Além disso, até os artistas podem monetizar seu trabalho através dos NFTs.
NFTs mais promissoras para o segundo semestre de 2022
Para quem deseja investir em NFTs, saiba que fazer a avaliação de um item colecionável é indispensável, observando os três principais fatores, a raridade, utilidade e tangibilidade do NFT.
Assim como o mercado cripto passa a ter valorização ao longo dos anos, com um NFT acontece o mesmo, podendo crescer ou cair, a volatilidade do mercado está relacionada com a valorização daquele NFT.
Uma pesquisa feita pela Design Budles revelou quais foram os 10 NFTs mais procurados nesse ano e que provavelmente continuará a ser tendência para o segundo semestre de 2022, sendo eles:
- Axie Infinity: 3,86 milhões de pesquisas mensais
- The Sandbox: 553 mil pesquisas mensais
- NBA Top Shot: 477 mil pesquisas mensais
- Sorare: 417 mil pesquisas mensais
- Decentraland: 201 mil pesquisas mensais
- Rarible: 192 mil pesquisas mensais
- CryptoKitties: 111 mil pesquisas mensais
- Gods Unchained: 111 mil pesquisas mensais
- CryptoPunks: 96 mil pesquisas mensais
- Bored Ape Yacht Club: 59 mil pesquisas mensais
Outros NFTs que estão sendo cotados como mais promissores para o segundo semestre de 2022 são:
- The Sandbox, que já está na lista de NFT e jogo mais pesquisado desse ano e provavelmente continuará em alta.
- Victoria VR (VR), um projeto que leva a ideia de metaverso para outro patamar.
- Decentraland (MANA), o jogo já é muito conhecido no mercado NFT, e ainda está sendo cotado como um dos mais promissores para o segundo semestre de 2022, segundo o InfoMoney.
- Sidus (SIDUS) um jogo NFT que pretende mesclar conceitos do metaverso e organização autônoma descentralizada (DAO).
Esses jogos play-to-earn e as artes digitais colecionáveis continuam dominando o mercado. Os NFTs famosos por chegarem a preços milionários são a nova aposta para o ecossistema, entretanto vale ressaltar que o usuário deve fazer sua análise antes de investir em qualquer ativo, inclusive nos NFTs.
Conferir os fatores que impulsionam o valor de um NFT, como a raridade que aponta o quão raro é o NFT em específico, a sua utilidade, que mostra a aplicação real no mundo físico ou digital, e tangibilidade que é o objeto em que o token está atrelado.