A associação internacional responsável por regular as regras do futebol, IFAB, revelou que no Mundial de Clubes, que será realizado entre os dias 1 a 11 de fevereiro, as decisões dos árbitros de campo junto ao Árbitro de Vídeo (VAR) serão anunciadas no microfone tanto para informar o público que estiver acompanhando as partidas presencialmente ou através das transmissões.
Segundo a IFAB, a comunicação será feita pelo microfone que os árbitros já utilizam nas partidas para se comunicarem com os auxiliares de campo e de vídeo. Com isso, a prática deve ser bastante parecida com a que ocorre em outros esportes, como no basquete, na NBA, e no futebol americano, na NFL, onde o público que acompanha essas competições é informado rapidamente sobre as decisões tomadas pelos profissionais que estão arbitrando as partidas.
A IFAB ainda revelou que a novidade não deve se limitar apenas ao Mundial de Clubes, já que provavelmente durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada em meados de 2023, as decisões dos árbitros também serão anunciadas por microfone.
“Na reunião, foi acordada a comunicação ao vivo por parte dos árbitros das decisões relacionadas com o VAR para o público, tanto no estádio como através das televisões, que estará em prova durante 12 meses em competições internacionais e que, inicialmente, começará no Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, que começa no dia 1º de fevereiro”, apontou a associação em seu comunicado oficial.
Em relação ao Mundial de Clubes, a competição tem sido extremamente aguardada por uma boa parcela do público brasileiro que ama um bom futebol. Isso porque, existe a possibilidade de que Flamengo e Real Madrid se encontrem na final do torneio, colocando frente à frente dois clubes de grande magnitude. Caso esse confronto se confirme, sem sombra de dúvidas o que não faltará serão torcedores em busca de plataformas de palpites para fazer uma fezinha no duelo. Por conta disso, o confiavel.com já conta com uma lista de sites de apostas confiáveis, nos quais os usuários podem realizar seus palpites sem qualquer preocupação, já que todas as plataformas selecionadas possuem licenças de funcionamento internacionais e boa reputação no mercado. Além disso, essas operadoras tendem a disponibilizar diversas ofertas, as quais os apostadores podem tirar proveito para maximizar seu saldo e elevar suas chances de acerto.
Alterações no controle do tempo de jogo
Além dos anúncios da decisão dos árbitros por microfone, a IFAB também está cogitando outra alteração surpreendente no futebol. Ao que parece, a associação está debatendo a possibilidade de aumentar o tempo efetivamente jogado de cada partida, e para tal, uma das proposta é adotar o relógio parado, ou seja, quando o jogo estiver parado por conta de uma falta, por exemplo, o tempo de partida será pausado.
Segundo o diário britânico The Guardian, a redução gritante do tempo efetivamente jogado no Campeonato Inglês tem sido utilizado como catalisador para o debate sobre a alteração no modelo de cronometragem de jogos de futebol.
Ademais, é sabido que há um pedido dos árbitros para que se acrescente um tempo extra maior aos jogos, como aconteceu na Copa do Mundo do Qatar já que se entende que em inúmeras partidas há um desperdício enorme de tempo de jogo. Outro pedido é de que ocorra uma cobrança mais rígida sobre os goleiros, que em teoria não deveriam ficar mais de seis segundos com as bolas nas mãos. A IFAB também está discutindo junto a FIFA ultimamente uma provável substituição por concussão. A medida permitirá que as equipes trocassem um futebolista lesionado sem perder uma das cinco substituições as quais o técnico pode realizar ao longo de uma partida.