Ter o nome sujo é um dos problemas que milhões de brasileiros enfrentam todos os anos. A restrição prejudica nos pedidos de crédito no mercado em diversas empresas, já que é um fator relevante na análise de crédito.
Isso pode gerar uma enorme dor de cabeça! Por isso, vamos apresentar tudo sobre o tema para te ajudar a resolver esse problema. Veja a seguir!
Entenda o que significa ter o nome sujo
O nome sujo significa tê-lo restrito após não quitar determinados débitos que ficaram em aberto. Dessa forma, as empresas que solicitaram a resolução de pagamento, cadastram o devedor nos Órgãos de Proteção ao Crédito.
Qualquer tipo de conta que não é quitada dentro do prazo de vencimento pode ser acionada nesses birôs de crédito. Desde as básicas, como de energia e aluguel, até as faturas de cartão de crédito.
Entretanto, geralmente o processo de inclusão do nome nesses órgãos devem respeitar práticas formais. Ao verificar a pendência em atraso, o credor deve notificar o cliente no endereço cadastrado sobre a conta em aberto e as formas de pagamento, fornecendo um novo prazo para regularização, deixando claro que se não for quitada, vai ser cadastrado nos birôs de crédito.
Só após aguardar o tempo estipulado e a não execução do pagamento o credor pode solicitar a inclusão de restrição ao nome do cliente.
Ou seja, ter contas atrasadas não significa ter o nome sujo. A restrição é uma consequência por não cumprir com o acordo de crédito com as empresas.
Esse cadastro nesses órgãos serve como um banco de dados para o mercado financeiro calcular o risco de inadimplência de consumidores. É muito utilizado em uma análise de crédito para averiguar o histórico financeiro e a situação atual do indivíduo.
Dessa forma, ao ter o nome negativado, demonstra ao mercado que você é um mau pagador, pois possui contas inadimplentes. Isso vai dificultar a pedir uma linha de crédito, já que prejudica sua credibilidade, algo fundamental para os credores confiar crédito novamente a você.
Não quer dizer que suas chances de concessão de crédito estão zeradas, porém ao analisar isso, a instituição financeira pode cobrar altas taxas de juros e condições restritivas de crédito, como forma de se proteger da inadimplência, resultando em um acordo nada vantajoso.
Como descobrir a situação do meu nome?
Por intermédio das plataformas online de birôs de crédito, você descobre a situação do seu nome e qual empresa o negativou.
A Serasa é um bom exemplo. Você só precisa acessar sua plataforma, realizar o cadastro, caso não possuir ainda, o processo é bem rápido e intuitivo. Em seguida, faça o seu login através do CPF e senha escolhida.
Na nova tela que aparece, você terá a lista com o nome das empresas que colocaram o seu nome na Serasa. Haverão propostas em aberto para você poder renegociar a dívida.
Além disso, é possível verificar o score de crédito, uma pontuação que avalia diversos fatores sobre sua vida financeira. É muito utilizada em análise de crédito por diversas instituições financeiras. O valor é entre 0 a 1000, e quanto maior, mais chances de conseguir uma concessão de crédito você terá.
Quais problemas posso enfrentar em ter o nome sujo?
Você já pode imaginar o tamanho do problema que terá pela frente. Para ficar claro, elencamos os principais a seguir. Confira:
- Prejudica o score de crédito
- Dificulta obter empréstimos e financiamentos
- Restrição ao abrir contas em bancos
- Diminui chances de conseguir cartão de crédito e crediário no comércio
- Dificulta conseguir executar uma locação de imóvel
- Pode impactar na sua saúde mental
- Gerar problema judicial
No geral, pode causar diversas complicações em sua vida, principalmente em obter linhas de créditos no mercado.
Como manter o nome limpo?
Após entender como saber se o nome está sujo e as complicações dessa restrição, você deve realizar práticas para evitar esse tipo de problema. Aqui nesse conteúdo, confira mais detalhes sobre o que fazer para manter o nome limpo!
Contudo, veja as dicas que separamos a seguir:
Tenha um bom controle financeiro
O ideal é ter controle íntegro da sua vida financeira. Analise todas as suas contas e controle-as com a ajuda de uma planilha. Separe os gastos essenciais dos demais, e procure maneiras de poupar.
Pague suas contas em dia
Sempre prefira pagar por todas suas contas dentro do prazo de vencimento. Caso haver a possibilidade, pague um dia antes. Isso vai demonstrar ao mercado financeiro que você cumpre com seus acordos, melhorando sua credibilidade.
Busque alternativas para quitar as dívidas
Se você estiver com dívidas em aberto no nome, o ideal é renegociá-las com a credora. Mas antes, faça um planejamento e controle financeiro para saber exatamente o quanto pode pagar, seja a vista ou por parcelas.
Busque entrar em contato com a mesma e solicite uma negociação. Avalie a proposta, peça descontos, e aceite se realmente caber no seu orçamento.
Caso seja necessário, busque uma renda extra para quitar todas suas dívidas quanto antes. Assim você se livra dessas pendências mais rápido e consegue limpar o nome.
O seu nome é um bem precioso que deve ser cuidado para não adquirir problemas futuros. Evite as dívidas e seja pontual sempre. Aprendeu tudo sobre nome sujo? Compartilhe com seus amigos!