O blockchain surgiu no Brasil e no mundo com a chegada das criptomoedas, um “BOOM” no mercado financeiro mundial. Desde a sua chegada já esteve presente nos mais variados contextos e atendendo às diversas necessidades. Nesse espaço o blockchain já tomou a frente em diversas modificações no mercado, tornando-o mais seguro e eficiente, além de incentivar a colaboração das pessoas na construção de sistemas mais modernos.
Hoje o blockchain já modernizou diversos meios, seja de pagamentos, em lugares como no 777 Bet Casino, ou em hospitais e indústrias diversas. São muitos os contextos onde esse tipo de sistema pode ser inserido. Nesse artigo falaremos, em detalhes, sobre as modernidades que o blockchain trás para o Brasil e quais são as perspectivas futuras para esse sistema.
Como funciona o blockchain
Essa é uma tecnologia que funciona como uma rede de blocos, cada um desses blocos oferece uma série de dados e informações. Essas informações são registradas por diferentes computadores. Isso é resultado de um sistema descentralizado, onde diversos pólos existem atuando para a construção de uma rede única que processa informações.
O blockchain funciona garantindo máxima segurança devido a sua rede descentralizada. Isso porque ela faz com que, mesmo que haja problema em um computador, os demais conseguem sustentar todo o sistema. Além disso, não é possível penetrar no blockchain sem fazer parte dele. Mesmo para os que tem acesso, é impossível excluir ou modificar dados já adicionados e registrados na rede. Isso faz com que ela seja muito mais segura e estável.
Meios onde o Blockchain tem sido utilizado
O blockchain, como dito anteriormente, se mostrou extremamente versátil, atendendo a diversos setores diferentes. Além disso, também tem revolucionado a forma como diversas áreas estão atuando, garantindo diversas vantagens para elas. Abaixo, mencionamos os principais setores onde o blockchain tem atuado.
- Crito Ativos. Aqui entra a origem do blockchain, que é a criptomoeda, em especial o bitcoin. Porém, não somente essa criptomoeda foi impactada por essa rede, na verdade ela passou a ser parte da maioria das criptomoedas e gerir todo o negócio de cripto ativos, chegando a stable coins e, hoje, atuando em outros setores financeiros. Pode-se dizer que o blockchain revolucionou o sistema bancário brasileiro, visto que hoje diversos bancos e instituições financeiras têm aderido a essa rede e feito contratos inteligentes por meio dela.
- Hospitais. O que poucos sabem ou exploram é o potencial do blockchain em indústrias farmacêuticas e em hospitais. Sua rede de blocos protegida garante máxima privacidade e veracidade dos dados registrados. Além disso, é perfeito para ter catalogado diversos insumos e localizá-los com facilidade. Isso não só ajuda a gerir melhor os produtos do hospital, mas também contribui para que seja mais fácil localizar algo de que se precisa.
- Serviços de exportação. De forma similar a como o hospital pode localizar insumos, é possível identificar produtos importados e exportados com muito mais facilidade. O registro em blocos permite um rastreio completo, desde a fabricação do item até a sua exportação, o que torna muito mais simples de realizar quaisquer movimentações com acompanhamento ao vivo e durante todo o tempo.
Vantagens da adoção do blockchain
Como dito anteriormente, o blockchain tem revolucionado o mercado Brasileiro e diversos setores fundamentais no país. Ele faz isso por meio de diferentes ferramentas, mas as principais são as que mencionaremos a seguir. Confira!
- Segurança. O blockchain é visto como um sistema de alta segurança. Isso ocorre devido ao fato de que seus dados sempre serão imutáveis. Não é possível excluir, alterar ou fraudar nenhuma informação, uma vez que ela for registrada devidamente no sistema. Isso impede fraudes e golpes diversos de acontecerem. Nem mesmo o proprietário da rede pode fazer essas alterações em qualquer dado registrado. Isso é parte da razão pela qual as criptomoedas são tão seguras.
- Descentralização. O blockchain revoluciona o mercado oferecendo um sistema colaborativo e descentralizado, o que significa que ele não possui uma sede específica. Na realidade, são milhares de computadores ao redor do mundo que fazem o trabalho de manter esse sistema sempre na ativa e funcional. Uma das formas mais comuns disso acontecer é quando falamos de criptomoedas, quando a mineração é o canal pelo qual as pessoas contribuem para a construção de um blockchain efetivo e, em troca, recebem criptomoedas como pagamento pelo serviço.
- Transparência. A descentralização é parte do processo aqui também. De forma geral, qualquer pessoa que faça parte daquele sistema de blockchain tem acesso a ele e todas suas informações, o que contribui para uma maior transparência e faz com que dados possam ser acessados sem correr risco de tê-los prejudicados ou modificados. Essa transparência é uma das características mais revolucionárias do blockchain e que faz com que milhares de pessoas gostem de utilizá-lo no seu dia a dia.
O que esperar do futuro do Blockchain no Brasil
As tendências são as melhores possíveis, o blockchain tende a se solidificar cada vez mais no mercado Brasileiro, se mostrando útil para diversos fins. Assim, ele passará a ser implementado em todos os bancos nacionais, redes, indústrias, instituições e até mesmo em órgãos públicos. Desse modo, ele ajudará a manter segurança, transparência e muito conforto para todos. Além disso, o blockchain também tem poder para contribuir com o crescimento financeiro do país e acabar com a corrupção e fraudes diversas que acontecem, principalmente nesse setor.
São muitas as previsões possíveis para o blockchain no Brasil. Ele tem se mostrado promissor e tende a garantir máximo conforto para todos os envolvidos. Claro que não há como prever o futuro a respeito dessa rede, mas resta esperar que, com o tempo, ela atinja mais e mais pessoas. A previsão é que até 2030 todos do mundo já estejam fazendo uso do blockchain de alguma forma.