A área de marketing e criação de conteúdos está inovando cada dia mais, e a metodologia Crazy 8 é um ótimo exemplo da melhoria exigida pelo mercado.
Até porque, através dela, toda a equipe envolvida em um projeto pode expressar as suas ideias de forma objetiva, em prol de um resultado mais qualificado.
Por esse motivo, caso ainda não conheça a metodologia Crazy 8, mas precisa de uma nova dinâmica no seu negócio, fique atento às informações abaixo para saber mais a respeito dessa técnica inovadora.
Como funciona a metodologia Crazy 8?
Entre uma equipe de criadores de conteúdo, o brainstorming é uma técnica bastante conhecida. Contudo, a cada dia surgem novidades no mercado da “criação de ideias”, e técnicas mais avançadas precisam ser usadas para acompanhar essa inovação.
Foi assim que surgiu a metodologia Crazy 8. Ao invés de todos da equipe exporem as suas ideias de forma verbal, em uma espécie de dinâmica criativa, cada membro é desafiado a criar 8 ideias totalmente originais em um período de 5 minutos.
Ou seja, não são 8 etapas de uma única ideia, mas sim o desenvolvimento de 8 ideias nunca antes vistas.
Nesse sentido, jogando na calculadora, o profissional terá exatos 40 segundos para esboçar cada ideia no papel. É por essa razão que a técnica foi batizada como Crazy 8, que na tradução livre do inglês para o português significa Louco 8.
Ou seja, uma forma muito louca para desenvolver 8 ideias de conteúdo original, em pouquíssimo tempo.
Qual a diferença entre a metodologia Crazy 8 e o brainstorming?
O brainstorming é uma reunião onde é realizado um debate entre a equipe responsável por um projeto, a fim de promover uma “chuva de ideias” a respeito da criação de um produto.
Essa dinâmica é totalmente verbal, onde cada membro do grupo dará a sua opinião para que no final, juntos, possam criar uma única boa ideia.
Já no caso da metodologia Crazy 8, apesar da dinâmica acontecer em grupo, cada profissional fica responsável por desenvolver a sua ideia, de forma silenciosa, ao fazer esboços em um papel em branco.
Então, como podemos observar, apesar das duas dinâmicas se tratarem de uma “chuva de ideias”, são realizadas de forma totalmente diferentes.
Por que utilizar a metodologia Crazy 8 é uma boa ideia para o seu negócio?
Agora que você já sabe como funciona a técnica das 8 ideias em 5 minutos, pode estar pensando que talvez ela não seja tão eficiente assim, devido ao curto tempo para pensar e esboçar o conteúdo.
Contudo, para explicar porque a metodologia Crazy 8 é uma excelente técnica a ser aplicada, selecionamos alguns pontos importantes a serem destacados.
1. A técnica aguça a imaginação e a criatividade do indivíduo
Geralmente, quando paramos para criar algo, usamos grande parte do tempo disponível para buscar inspiração em ideias já existentes. Nesse sentido, é fácil o profissional se perder no processo, criando algo pouco original.
Entretanto, como a técnica das 8 ideias em 5 minutos não permite ao profissional pensar tanto, e apenas ir despejando tudo que vier a sua mente no papel, é mais fácil encontrar mais originalidade nas criações.
2. A metodologia Crazy 8 “obriga” o profissional a desligar a autorrevisão
A ideia principal dessa dinâmica é apenas apresentar 8 ideias visuais para o seu produto. Então, automaticamente, devido ao curto tempo para realizar a tarefa, o indivíduo tende a desligar a sua autorrevisão.
Afinal, as ideias não precisam contar uma narrativa coesa, sendo até preferível que sejam totalmente diferentes umas das outras, tornando a autorrevisão, neste caso, algo negativo.
3. Qualquer pessoa da equipe pode participar da dinâmica
Uma das grandes vantagens em utilizar a metodologia Crazy 8 está no fato de qualquer pessoa da equipe poder participar da dinâmica.
Como por exemplo, em um projeto de interface, onde apenas os designers iriam esboçar as suas ideias de forma profissional, todos os membros da equipe podem desenvolver as suas próprias ideias, indiferente de sua formação.
Isso porque a ideia deve ser “rabiscada” em um papel, e só posteriormente desenvolvida de forma mais detalhada.
4. Você terá um alto número de ideias para avaliar
Quanto maior o número de ideias, mais chances de encontrar uma criação perfeita para o seu produto.
Então, além de todos os motivos aqui já apresentados, como o aguçamento da imaginação/criação e uma maior participação da equipe, você também terá uma gama de boas ideias, que podem ser aproveitadas para outros produtos do seu negócio.
Passo a passo para realizar um Crazy 8 de sucesso
Existem alguns passos que precisam ser seguidos caso o seu objetivo seja aplicar a metodologia Crazy 8 corretamente. Nesse sentido, fique atento aos tópicos a seguir, pois eles irão te guiar no processo.
1. Providencie os materiais necessários antes da reunião
Para evitar um alvoroço entre os membros da equipe, antes mesmo de sugerir a dinâmica de grupo, já deixe todos os materiais necessários à disposição.
São eles:
- Papel A3;
- Lápis e borracha;
- Canetinhas.
Caso a sua empresa utilize tablets, um aplicativo de desenhar pode ser utilizado no lugar do papel e caneta.
2. Explique as regras de forma clara
Todas as regras da dinâmica devem ser bem entendidas pelos membros da equipe, para que a sua resolução seja eficiente.
As regras são as seguintes:
- Dobrar o papel em 3, para formar 8 divisões, antes de iniciar os esboços;
- Evitar a comunicação verbal para melhor focar no seu projeto;
- Não é permitido o uso do celular na hora da dinâmica.
3. Escolha um ambiente que combine com a dinâmica
Para um melhor resultado, escolha um ambiente tranquilo e silencioso para que a equipe possa se concentrar 100% na tarefa sem interrupções exteriores.
Isso ajudará os profissionais a seguirem uma linha de raciocínio, tornando-os mais criativos.
4. Não deixe de salientar o tempo restante
A cada minuto percorrido, avise verbalmente em um tom que todos possam ouvir sem dificuldades, para que os profissionais possam dividir bem a sua desenvoltura.
Assim, não gastam tanto tempo em uma única ideia e conseguem apresentar as 8 criações necessárias na dinâmica.
Agora basta providenciar os itens para testar essa novidade em sua empresa.