Close Menu

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    WebcitizenWebcitizen
    Contato
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Negócios
    • Dicas
    • Apostas
    • Loterias
    • Finanças
    • Direitos
    • Casa
    WebcitizenWebcitizen
    Portal Webcitizen » Direitos » O que é a aposentadoria especial?
    Direitos

    O que é a aposentadoria especial?

    Redação Webcitizen2 de janeiro de 2020
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nos siga no Google News
    Google News

    O que é a aposentadoria especial?

    A aposentadoria especial é um benefício previdenciário, garantido aos trabalhadores que exercem suas atividades rotineiras submetidos a agentes nocivos (Químicos, Físicos ou Biológicos), atividades que naturalmente geram mais riscos aos trabalhadores e mais prejuízos a sua saúde devido a exposição.

    Esse benefício, diferente das demais aposentadoria não é afetado pelo temido Fator Previdenciário, Porém com a Reforma da Previdência acabou sendo alterado para possuir também uma idade mínima.

    Quem tem direito à aposentadoria especial?

    O benefício é concedido aos trabalhadores que comprovem (normalmente por meio de PPP’s) que exerciam sua atividade continuamente expostos a um desses agentes nocivos, não podendo a exposição ser exceção, tendo a necessidade de haver continuidade na exposição.

    Leia também: Crime de abandono de incapaz

    A comprovação da exposição dá-se por meio de apresentação dos documentos e baseada na legislação específica de quando a atividade foi desempenhada, sendo que para os períodos de atividade anteriores a 1995 há apenas a necessidade de enquadramento na lei da época, e após os trabalhadores necessitam dos documentos específicos de comprovação.

    O processo de solicitação do benefício pode ocorrer tanto diante do próprio INSS quanto em âmbito judicial, normalmente havendo a necessidade da judicialização pois muitos períodos de trabalho especial não são reconhecidos pela Previdência.

    Regra antes de 1995

    A primeira regra adotada para se considerar a aposentadoria especial, dizia apenas sobre o enquadramento em categorias consideradas passíveis de terem acesso ao benefício, determinadas na própria legislação, que vigorou até até 28/04/1995.

    Quem trabalhou até este período, e tem tempo comprovado nas referidas profissões, consegue facilmente garantir a averbação do tempo como atividade especial, mesmo sem haver PPP ou outro documento comprovatório.
    As profissões mais comuns nesse meio são:

    • Médicos, Enfermeiras e Profissionais da Saúde;
    • Metalúrgicos, Funileiros, Soldadores, Fundidores e Forneiros;
    • Bombeiros, Guardas armados;
    • Frentistas de posto de gasolina, Motoristas de caminhão ou de Ônibus;
    • Telefonistas ou telegrafistas;
    • Mineiros e outros que trabalham embaixo da terra.
    • Operadores de Raio-X.

    Apesar de haver uma maior facilidade de confirmar o tempo trabalhado como atividade especial para essas profissões, esse período é somente antes de 1995, após a aprovação da nova legislação isso mudou e todos os profissionais, independente do enquadramento ou não, devem provar por meio de documentos e laudos técnicos que fazem jus ao direito.

    Requisitos

    Cumprimento de carência

    A carência mínima necessária para a concessão do benefício é de 180 contribuições, além disso há depois da Reforma da Previdência, a necessidade de cumprimento da idade mínima de 55, 58 ou 60 anos de acordo com a atividade desempenhada.

    Tempo de contribuição

    Cada atividade dá ao trabalhador um tempo de contribuição mínima necessária para acessar o benefício, esse tempo é definido de acordo com o grau de nocividade do agente ao qual é exposto esse trabalhador na sua rotina.

    Por exemplo, um mineiro que trabalha embaixo da terra tem que contribuir apenas por 15 anos (cumprindo a idade mínima) para poder ter acesso ao benefício, enquanto um caminhoneiro consegue acesso ao benefício depois de 25 anos de contribuição.

    Conversão de tempo especial

    Ainda existe a possibilidade do segurado que trabalhou em mais de uma atividade especial sem completar o período integral em uma das atividades, converter o tempo de uma para outra para assim poder se aposentar de maneira especial (nesse caso a atividade com mais tempo de contribuição é a que prevalece).

    Conversão de tempo especial em comum

    A conversão de tempo especial em tempo comum era uma das possibilidades para quem não tinha todo o tempo para se aposentar como especial, essa conversão porém foi afetada também pela Reforma da Previdência, não havendo mais a possibilidade de conversão para o período pós 2019 (ano de aprovação da Reforma).

    O tempo trabalhado até a data de entrada em vigor da PEC da Reforma, ainda poderá ser passível de ser convertido, desde que haja a comprovação de exposição aos agentes nocivos, assim como dito acima.

    Reforma da Previdência

    A Reforma da Previdência dificultou um pouco o acesso ao benefício devido às muitas alterações nos regimentos da aposentadoria especial, além de ter sido criada uma idade mínima de, 55, 58 e 60 anos (para as atividades especiais que permite aposentadoria em 15, 20 e 25 anos de contribuição respectivamente).

    Foram definidas algumas regras de transição que obedecem a “fórmula dos pontos”, ao qual o trabalhador para conseguir acessar, deve cumprir um cálculo de soma do valor do seu tempo de contribuição mais a sua idade, tendo que cumprir para as aposentadorias de 15, 20 e 30 anos de contribuição, respectivamente 66, 76 e 86 pontos, que serão acrescidos todo ano de mais 1 ponto a depender do crescimento da população brasileira.

    Para saber mais acesse www.vitorionetto.com.br/blog

    Leia mais: As regras do IRA foram alteradas e os herdeiros precisam de atenção

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleDicas para escolher a melhor arma airsoft para o seu jogo
    Next Article Benefícios do anis estrelado

    Related Posts

    Conheça Seus Direitos Trabalhistas: Guia Completo para Trabalhadores

    12 de abril de 2025

    Bater ponto pelo celular: o que diz a CLT?

    2 de abril de 2025

    Entenda a Separação Legal de Bens no Brasil

    31 de março de 2025

    Webcitizen Google News

    Ads by Evte Marketing Ltda
    i
    ×

    Melhor ferramenta de escrita por IA

    Clique para copiar o cupom de 15% de desconto: MARCOJEAN

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contatos
    • Mapa do Site
    • Política de Privacidade
    • Sobre o Portal Webcitizen
    • Termos de uso do Portal Webcitizen
    © 2025 - Portal Webcitizen - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
    Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: webcitizen@​ev​te.​net
    En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.