Atualmente, a cerveja artesanal está entre as preferidas dos brasileiros, que querem degustar uma bebida com um gosto mais refinado ao invés das cervejas produzidas em grande escala pela indústria.
A partir das cervejas artesanais, é possível ter experiências gastronômicas com muito mais qualidade e totalmente diferenciadas.
Mesmo que a cerveja artesanal esteja cada vez mais popular no Brasil, é fato que muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que ela significa.
Portanto, nosso objetivo aqui é explicar o que é cerveja artesanal para você saber mais sobre como é feito o chopp.
Entendendo a cerveja artesanal
A verdade é que o conceito ou termo cerveja artesanal é muito amplo e isso gera um grande número de discussões entre os apreciadores da bebida, o que é uma pena, claro.
Alguns que são mais radicais acreditam que só pode ser considerada como cerveja artesanal aquela que é produzida em micro ou em pequena escala.
Ou seja, somente as bebidas feitas a partir de equipamentos que são simples e que não são automatizados, bem como usando ingredientes específicos:
- Água
- Lúpulo
- Grãos malteados ou não, como malte de cevada
- Levedura ou fermento
Já existem outras pessoas que consideram como cerveja artesanal aquela bebida que é produzida em pequena ou em média escala, e que sempre tem como prioridade a qualidade do produto ao invés dos lucros.
Bom, à parte das discussões a respeito de determinados conceitos, podemos definir a cerveja artesanal como aquela que é produzida através de processos bastante similares aos usados nas cervejas industriais.
Entretanto, a maior diferença deste tipo de cerveja é que não existem intervenções feitas com o intuito de se acelerar as etapas da produção.
É por isso que ela demora mais para ser produzida, visto que o processo de fermentação e a maturação da cerveja vão levar mais tempo.
Essa é uma forma dos produtos respeitarem o tempo natural que cada ingrediente tem em termos de ação, caso das leveduras que vão transformar o amido que está presente no mosto para álcool.
No final, você vai ter então uma bebida que é muito mais complexa tanto em termos de sabores quanto de aromas.
Existem várias etapas na produção de uma cerveja artesanal, sendo elas:
- Etapa de moagem
- Etapa de brasagem
- Etapa de fervura
- Etapa de resfriamento
- Processo de fermentação
- Processo de maturação
- Etapa de envase
Logicamente, é possível que existam ainda outras etapas, tudo vai depender da receita e do processo do próprio mestre cervejeiro.
Diferença entre a cerveja artesanal em relação à cerveja industrial?
Como já ficou claro aqui, há diferenças entre uma cerveja artesanal e aquela que é feita em escala industrial, conhecida também pelo termo Pilsen.
Na verdade, existem muitos pontos de diferença entre os dois tipos, a começar pelo fato de as artesanais têm como foco principal a qualidade do produto ao invés da quantidade que é produzida.
Ela é, portanto, elaborada em uma escala bem menor e isso garante ao cervejeiro ter uma maior proximidade com a bebida que está fazendo ao longo da sua produção.
Portanto, ele acompanha de maneira muito próxima cada uma das etapas, atentando-se aos detalhes mais minuciosos para que o resultado final possa ser o mais satisfatório possível.
Isso leva então à cerveja artesanal a ter um perfil de aromadas e de sabores muito mais complexo e muito mais rico, então fica fácil harmonizar essas bebidas com vários tipos de pratos, da mesma maneira que fez com um vinho.
Existem diferenças entre cerveja caseira e artesanal?
Se você já não cometeu essa confusão, com certeza conhece alguém que considera uma cerveja artesanal e uma cerveja caseira a mesma coisa.
As cervejas artesanais costumam ser muito confundidas com as bebidas feitas de maneira caseira, já que o processo é menor e menos industrial, como explicamos.
Bom, para que fique claro, saiba que toda cerveja feita em casa é, de fato, uma cerveja artesanal. Porém, nem toda cerveja artesanal é um produto caseiro.
Muitas empresas já produzem cervejas de maneira artesanal em quantidade maior e até mesmo comercializam para regiões que são mais próximas dos locais de produção.
Em comparação às linhas industriais, entretanto, a quantidade produzida é muito menor, porém, ser menos produzida não significa que esse tipo de bebida é caseiro.
Ela é feita de maneira a usar equipamentos específicos para sua produção e são utilizados controles muito rigorosos, o que nem sempre acontece com produções caseiras.
Conclusão
Como você viu aqui, as cervejas artesanais têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, à medida que as vantagens dela vão se popularizando, mas nem todos sabem o que é uma cerveja deste tipo.
Neste texto, explicamos o que é uma cerveja artesanal, a diferença dela para produção industriais e as caseiras e seus variados tipos e nomes de chopp artesanais.O que achou do conteúdo de hoje sobre o que é cerveja artesanal?