O conceito de decoração afetiva traz recordações das melhores memórias e emoções pessoais quando entramos em um espaço. Sabe quando você chega em casa depois de um dia cansativo e se depara com um local que é seu porto seguro e traz paz e aconchego para renovar as energias? Utilizando objetos pessoais que contam sua história você pode construir um ambiente dessa forma.
Nesse tipo de decoração, as memórias e sensações estão relacionadas a objetos, luzes, móveis e cores que têm o intuito de aumentar o sentimento de pertencimento à residência e o poder de passar os mais diversificados tipos de sensações a quem reside e a quem visita.
Quer entender mais sobre a decoração afetiva e ver algumas sugestões de como criar memórias afetivas na decoração? Siga a leitura até o final do post que traremos sugestões fáceis para aplicar em sua residência. Bora lá?
O que é uma casa afetiva?
Quando falamos de decoração afetiva nós estamos pensando em produzir uma residência afetiva, isto é, um lar que tenha várias histórias para contar, que respeita a forma de viver do residente e promove a individualidade de cada um na personalidade do espaço.
É uma casa que tem a cara de quem reside nela e onde se constrói um ambiente perfeito para consolidar encontros, enaltecer memórias e gerar novos momentos e emoções a cada visita, com bastante prazer. É o espaço que é capaz de proporcionar a conexão do morador com sua história de vida por meio da decoração.
Decoração afetiva: passo a passo para fazer em casa
Se você deseja criar um espaço com decoração afetiva, antes de mais nada é necessário observar sua casa e identificar o que te traz felicidade. Parece complicado, mas isso vai fazer a diferença antes de qualquer coisa.
Observe cada pedacinho da sua residência, os cômodos, sinta os ambientes e entenda tudo que te deixa feliz e o que faz sentido ou não estar ali. O mesmo vale para outros residentes da casa, é muito importante que todos tenham seus espaços individuais, afinal de contas, as memórias boas precisam ser de todos.
Confira abaixo alguns passos fundamentais para tornar sua casa um espaço afetivo, com muito conforto e cercado por tudo que você gosta. Veja!
1. Determinação qual vai ser a identidade do ambiente
Cada pessoa é única e todos somos diferentes uns dos outros, correto? Então busque olhar para sua história e saber quais são seus gostos e o que te desencadeia memórias.
Pense bastante nos seus momentos, de onde você veio, das experiências que teve e o que trouxe onde está. Dessa forma você conseguirá saber quais as peças afetivas que você pode usar na sua residência de maneira natural.
2. Selecionar peças com significado especial
Chegou o momento de fazer sua decoração com os objetos afetivos, então reflita e corra atrás de tudo o que faz sentido para você e desperte tais emoções. Lembrando que, não quer dizer que por ser uma memória sua que os itens necessitam ser ‘velhos’ ou antigos, ok?
Podem ser quadros, imóveis, fotos, coleções e objetos de família, tudo o que te leva a um outro período de tempo ou espaço.
Sabe aquela maravilhosa viagem que significou bastante para você? Ou um desenho que uma criança te deu e te marcou? Se conta uma história, faz sentido ou tem significado especial pode ser aplicado.
3. Definir o espaço
Agora que os objetos já estão em mãos é o momento de escolher onde eles ficarão expostos, para produzir o espaço que você quer. Observe os móveis e confira como eles podem ser usados para isso, por exemplo.
Se você possui fotos, relógios, quadros e outros elementos que podem ser pendurados, que tal fazer uma parede diferente e dedicada somente para esses objetos? Pode ser na sala, no quarto.. O importante é aproveitar bem os espaços sem afetar a circulação natural da residência.
4. Use a iluminação para intensificar os sentimentos
Com um bom projeto de iluminação você consegue acomodar os móveis e aumentar espaços de maneira harmônica. Ademais, as luzes podem realçar itens da decoração, usando pontos de luz estratégicos na parede, por exemplo, com iluminação wall washing.
Utilize também uma iluminação indireta e difusa para promover mais conforto visual e aconchego aos ambientes, isso auxilia na criação de uma atmosfera mais prazerosa.
5. Invista em cores e em plantas
Busque cores que você gosta e que combinam com o espaço que você deseja criar. Crie ambientes divertidos, mais modernos ou mais rústicos simplesmente por brincar com as cores do ambiente e dos elementos.
As plantas estão presentes em vários espaços e ajudam a deixar o ambiente mais arejado e fresco, promovendo cada vez mais as boas vibrações. Ademais, diversas pessoas têm histórias com lembranças familiares, com plantas, viagens vale a pena apostar.