O que é G Suite? Como funciona a plataforma de serviços do Google e por que ela é tão famosa entre as empresas? Vale a pena pagar pelos serviços do G Suite ou não? Google Workspace e G Suite são as mesmas coisas ou são totalmente diferentes? Uma empresa de TI precisa assinar os serviços que o G Suite fornece? Como faço para contratar este pacote de serviços do Google? Leia conosco, encontre as respostas para essas dúvidas e saiba o que é G Suite. Vamos lá!
O que é G Suite?
Afinal, o que é G Suite? Este é o nome antigo do agora chamado Google Workspace, que como já mencionado na introdução, trata-se de um pacote de serviços oferecido pelo Google para pessoas comuns, professores e empresas, mas principalmente para esses dois últimos protagonistas.
Então sim, saber o que é G Suite é entender que ele é a mesma coisa que o Google Workspace, seu novo nome, já que foi repaginado e não possui mais a denominação de G Suite. Todos os serviços nele presentes são já gratuitos, mas com limite de uso. Por exemplo: enquanto no Google Drive comum o limite de armazenamento é de 15GB, no plano mais básico do Workspace esse limite sobe para 30GB.
Portanto, é como se você pagasse para ter mais dos mesmos serviços que são gratuitos. Até mesmo o Google Meet, plataforma de videoconferências, possui maiores disponibilidades para aqueles que assinam o antigo G Suite, agora chamado como Google Workspace. Continue lendo conosco para entender melhor, agora que já sabe o que é G Suite.
Vale a pena pagar pelo G Suite?
Mas afinal, vale a pena contratar todos esses serviços do Google? A resposta para essa dúvida é: depende. Depende muito de como você vai usar as ferramentas ali presentes ao seu favor durante seu cotidiano.
Por exemplo: se você é uma pessoa que usa o Google Drive e outros serviços do Workspace somente para coisas pessoais, não há porque contratar o G Suite somente para aumentar seus benefícios: é literalmente dinheiro jogado fora. Compensa mais fazer uma segunda conta Gmail e continuar utilizando a plataforma, mas de maneira dupla.
Somente nesse exemplo que mencionamos, o armazenamento máximo de Drive já subiu para 30GB, o mesmo disponível no Google Workpace no plano Básico. Essa é uma estratégia que o próprio redator usa, tendo não somente mais uma conta Gmail além da principal, mas 4 adicionais.
Dessa forma, o meu limite de Drive é 15GB da minha conta principal + 60GB de gmails adicionais, totalizando 75GB de armazenamento do serviço de Cloud Computing do Google.
Quais os planos do G Suite?
Já sabemos o que é G Suite e que agora se chama Google Workspace, mas e quais são os seus valores? Como mencionado anteriormente, o plano mais barato é conhecido como Básico, mas quando falamos de uma empresa muito grande, realmente vale a pena a contratação do serviço, e muitas vezes um plano Básico pode não ser suficiente. Aqui estão os detalhes de cada plano, leia:
Business Starter (Básico)
- E-mail comercial personalizado e seguro;
- Videochamadas com 100 participantes;
- 30GB de armazenamento em nuvem por usuário;
- Controles de segurança e gerenciamento;
- Suporte padrão;
- R$24,30 mensais.
Business Standard (Intermediário)
- E-mail comercial personalizado e seguro;
- Videochamadas com 150 participantes + gravação;
- 2 TB de armazenamento em nuvem por usuário;
- Controles de segurança e gerenciamento;
- Suporte padrão (upgrade pago para o suporte aprimorado);
- R$48,60 mensais.
Business Plus (Avançado)
- E-mail comercial personalizado e seguro + e-discovery, retenção;
- Videochamadas com 500 participantes + gravação, controle de participação;
- 5 TB de armazenamento em nuvem por usuário;
- Controles aprimorados de segurança e gerenciamento, incluindo o Vault e o gerenciamento corporativo de endpoints;
- Suporte padrão (upgrade pago para o suporte aprimorado).
Enterprise (Empresarial)
- E-mail comercial personalizado e seguro + e-discovery, retenção, criptografia S/MIME;
- Videochamadas com 500 participantes + gravação, controle de participação, cancelamento de ruído, transmissão ao vivo no domínio;
- Todo o armazenamento que você precisar;
- Controles avançados de segurança, gerenciamento e compliance, incluindo o Vault, a DLP, regiões de dados e o gerenciamento corporativo de endpoints;
- Suporte aprimorado (upgrade pago para o Suporte Premium).
- Preço: a consultar.
Como podemos notar, o G Suite é uma ferramenta e tanto no cotidiano de quem precisa de maior atenção em relação aos serviços que o Google oferece para a população da Web em geral. Quanto ao plano empresarial, é necessário entrar em contato com o suporte da empresa para, quem sabe, conseguir uma quantidade de benefícios ainda maior por um preço personalizado.
E então, o que achou de saber o que é G Suite? Já sabia que ele é atualmente o Google Workspace? Você usa alguma das ferramentas que mencionamos acima? Quanto ao seu uso diário das ferramentas, vale a pena pagar por algum dos planos disponibilizados pelo Google? Comente abaixo. Até a próxima!