O que é gestão empresarial? Quais são os seus benefícios para a saúde de uma empresa? De que forma podemos gerir uma empresa para que a mesma obtenha bons resultados? É possível ter uma boa gestão empresarial mesmo em tempos de crise? Essas são dúvidas comuns principalmente entre líderes iniciantes.
Gerir uma empresa não é fácil, principalmente no Brasil. Nosso país possui uma das piores cargas tributárias do mundo, além de toda a burocracia que dificulta o cotidiano do ramo empresarial. Porém, através de algumas técnicas é possível não só melhorar os resultados de um grupo, mas outras características.
Taxa de rotatividade, clima organizacional, entre outras características estão entre as principais vantagens que uma empresa pode usufruir pelo fato de possuir uma boa gestão empresarial. A mesma pode ser executada por um líder ou então pelo setor de recursos humanos.
Neste conteúdo, vamos entrar um pouco mais no assunto para ajudar você a entender de forma mais clara o que é gestão empresarial. Assim, pode estudar mais sobre o assunto e implementar novas ideias, como ERP, mais atuais e que beneficiem todo o seu grupo de colaboradores. Leia conosco e deixe seu comentário no final, vamos lá!
O que é gestão empresarial?
A gestão empresarial é caracterizada por uma série de ações de curto, médio e longo prazo que visam alcançar determinados resultados dentro de uma empresa. Ela consiste na criação de um plano empresarial e no seguimento daquilo que foi acordado para que se alcancem as metas de curto e médio prazo e, consequentemente, os objetivos de longo prazo.
Porém, estamos ainda analisando apenas do ponto de vista lucrativo, ou seja, de onde a empresa espera estar daqui determinado período. A gestão empresarial ainda envolve muitos outros detalhes que merecem ser mencionados, como, por exemplo, a criação de um bom clima organizacional.
Uma gestão empresarial leva em conta fatores diversos, como a satisfação de seus funcionários, a produtividade dos mesmos, o alcance de objetivos desejados, a taxa de rotatividade, índices de análise de desempenho, entre outros fatores que chegam em um denominador comum: uma empresa balanceada, com um bom clima e bons resultados.
A gestão empresarial, portanto, pode ser considerada uma verdadeira arte. Consiste no poder de conseguir administrar uma série de fatores que variam demais, com o objetivo de fazer a empresa crescer tanto externamente quanto internamente.
Vale a pena ressaltar que esse é um papel conjunto que deve ser realizado com o líder do grupo juntamente ao setor de Recursos Humanos, com a implementação de uma série de ações no cotidiano da empresa.
O papel do líder na gestão empresarial
Já entendemos o que é gestão empresarial, mas e qual é o papel do líder em meio a tudo isso? O líder é aquele quem determina quais ações devem ser tomadas para que não somente os objetivos sejam alcançados, mas que todos os fatores que citaremos posteriormente possam ser vivenciados.
Ele pode ou não fazer isso de maneira individual, a partir do líder que ele seja: liberal, autocrático, motivacional, etc. Em geral, um líder participativo busca tomar suas decisões com base na ajuda de profissionais que estão no setor de Recursos Humanos, além de levar em conta a opinião dos colaboradores, afinal, são eles que estão “no fronte” da sua empresa.
Como ter uma boa gestão empresarial?
Valorize seu pessoal
A valorização dos seus colaboradores é uma das melhores maneiras de exercer uma boa gestão empresarial. Não é difícil encontrar empresas com uma taxa de rotatividade muito alta, em que os funcionários não suportam voltar no dia seguinte para trabalhar pela falta de valorização.
Crie um bom clima organizacional
O clima organizacional é o fator essencial para que tudo flua de maneira pacífica dentro da empresa, evitando até mesmo o problema citado no tópico anterior. Quando o mesmo está alinhado, ambos colaboradores possuem respeito entre si e trabalham em conjunto, obtendo melhores resultados.
Crie um plano empresarial
O plano empresarial é um dos pontos chave para que uma empresa realmente se dirija ao caminho do sucesso. Não há como chegar aos seus objetivos quando os mesmos não existem. O plano empresarial consiste em um objetivo de longo prazo, com estratégias e metas a serem batidas em curto e médio prazo para chegar aonde se deseja.
Realize análises de desempenho
O que é gestão empresarial? É saber se o colaborador A que trabalha no mesmo setor do colaborador B está rendendo da mesma forma que este último. É saber se ambos os funcionários estão se sentindo bem onde estão, de que forma atuam e de que maneira acham que podem melhorar. Isso pode ser feito com análises de desempenho sazonais.
Tenha um software de RH
O software de RH é um programa para computador utilizado para armazenar, organizar, analisar e quantificar dados do setor de Recursos Humanos. O mesmo torna a gestão de pessoas muito mais prática e segura, sendo muito necessário nos dias atuais. Até a próxima!