Um insuflador de ar é um equipamento indispensável em ambientes onde há risco de asfixia e outros eventos como soterramentos, explosões e até alagamentos. Pois, ele oferece uma maior segurança para os trabalhadores em situações extremas como as citadas acima.
Este é um equipamento leve e portátil e que atua em conjunto com os exaustores.
O insuflador de ar é capaz de dissipar diversos poluentes, além disso, ele também diminui o período de renovação do ar em um local fechado.
Onde devo usar o insuflador de ar?
Vimos acima algumas situações onde este equipamento é muito importante, mas para que tudo fique claro, é preciso dizer que o insuflador de ar deve ser usado em qualquer ambiente confinado, como poços, galerias e dutos.
Contudo, para nos ajudar a definir exatamente o que seria um ambiente confinado, vamos nos espelhar no que diz a justiça trabalhista, pois ela afirma que um espaço confinado é aquele onde a ventilação presente não é suficiente para que um ser humano possa permanecer por um longo período, sendo necessário um insuflador de ar para tornar o ambiente habitável.
Este equipamento faz o trabalho reverso de um exaustor, já que ele leva ar exterior para dentro do ambiente, ajudando na entrada de oxigênio. Mas, existem equipamentos que executam as duas funções.