Os trabalhos híbridos e principalmente os totalmente remotos tem estado em alta. Por isso, entender sobre o que é nômade digital é estar em sintonia com o tempo onde as pessoas podem escolher de onde e quando trabalhar.
Além disso, ser nômade digital também significa maiores possibilidades de investimento em novos conhecimentos, como pós-graduação, cursos técnicos e outros estudos. Afinal, tem como foco a flexibilidade e liberdade.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir para você entender tudo sobre o que é ser um nômade digital. Entenda suas vantagens, como se tornar e as principais funções desses profissionais.
O que é nômade digital?
De modo geral, nômade são aquelas pessoas que não possuem uma moradia fixa e que constantemente pode ou troca de local. Entender esse conceito é fundamental para saber o que é nômade digital.
Afinal, esse é o profissional que pode trabalhar remotamente e de qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de uma conexão de internet e computador ou smartphone. Ou seja, recebe tarefas e as devolve finalizadas de maneira virtual.
Com isso, sendo um nômade digital, você não tem a necessidade de estar fisicamente em um local para exercer suas funções. Logo, você não precisa estar em um escritório, uma sala de reuniões ou em uma redação.
Essa modalidade cresceu principalmente após os avanços tecnológicos a partir da pandemia do Covid-19. No qual diversas empresas adotaram modalidades de trabalho remoto, proporcionando muito mais flexibilidade aos profissionais.
O que é nômade digital: como se tornar esse tipo de profissional?
De modo geral, não existe uma regra de como se tornar um profissional caracterizado como nômade digital nem uma profissão específica. Entretanto, algumas áreas, como a de marketing digital e informática, se destacam nesse universo.
Muito se deve a necessidade de ficar longos períodos conectados, sem a necessidade real de estar fisicamente presente com outros profissionais. Para isso, você pode utilizar ferramentas como chamadas de vídeo, como Zoom e Skype.
Com isso, para se tornar um nômade digital é preciso analisar as condições da sua profissão. Vale destacar que os nômades digitais costumam atuar de maneira autônoma e como freelancers.
Portanto, entenda se a sua área de atuação, seja como médico, advogado, produtor de conteúdo ou qualquer outro segmento permite uma atuação a distância. Para isso, você vai precisar de uma boa internet e capacidade de organização individual.
Para dar início a essa atividade, tente transformar seu trabalho tradicional em remoto ou inicie em projetos de freelancer.
Com isso, você pode testar sua capacidade de organização e produção. A partir disso, dar voos mais longos para a completa independência.
Vantagens de ser um nômade digital
Agora que você já sabe que praticamente todos os profissionais podem ser considerados em nômade digital, a depender da predisposição, vamos conhecer as vantagens desse meio.
Certamente uma das principais vantagens de se tornar nômade digital é a maior flexibilidade e liberdade. Ou seja, você pode trabalhar de qualquer lugar e fazer seu próprio horário de trabalho.
Com isso, você pode se mudar constantemente, conhecer diferentes lugares, trabalhar de casa, de um restaurante, da praia ou de qualquer outro local que for do seu interesse. O importante é proporcionar uma melhor qualidade de vida e capacidade de criação.
Além disso, por se tratar de uma atividade que geralmente os profissionais são autônomos, você pode determinar seu próprio preço. Portanto, escolher os clientes que mais combinam com seu estilo, determinar seu salário e criar sua própria identidade.
Por conta dessa flexibilidade, ser um nômade digital, acabar com a necessidade de passar horas em deslocamentos e em reuniões, você pode investir mais em si. Ou seja, investir mais tempo com a família, em exercícios físicos e nos estudos para melhorar na profissão.
Possíveis dificuldades na vida desse profissional
Como tudo na vida existem vantagens e desvantagens, ao se tornar um nômade digital é preciso tomar alguns cuidados, principalmente quanto a organização. Essa organização pode estar atrelada à própria execução, local de trabalho e, também, à questão financeira.
Afinal, você passa a não ter mais a necessidade de cumprir um horário fixo, se relacionar com pessoas e manter uma rotina. Por isso, o ideal é desenvolver habilidades para não afetar sua criatividade e produtividade, se manter sempre engajado e estimulado.
Além disso, por se tratar, geralmente, de atividades freelancers ou de profissionais autônomos, a estabilidade financeira pode não existir. Por conta de contratos por entregas, trabalhos de curta duração e contratos rápidos.
Com isso, é fundamental desenvolver uma organização capaz de garantir que suas finanças se mantenham em dia e criar uma boa clientela para manter suas atividades em dia. Por fim, outra grande desvantagem é a falta de interação social.
Embora trabalhar sozinho e de qualquer lugar seja muito atrativo, pode se tornar uma atividade solitária, sem trocas de conhecimentos e experiências. Viajar e estar em locais diferentes pode significar abdicar de interações mais intensas com as pessoas.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é nômade digital e como esses profissionais vêm crescendo. Muito por conta dos avanços tecnológicos e do maior incentivo a trabalhos remotos.
De modo geral, o nômade digital é aquele que pode apenas através de uma internet e computador exercer suas funções de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, pode morar em diversos países, cidades, perto ou longe dos contratantes.
Por isso, grande parte desses profissionais atuam de maneira autônoma ou através de freelancers. Com isso, podem ter muito mais flexibilidade e liberdade para aproveitar o tempo para viajar, curtir a família ou investir em novos conhecimentos.
Entretanto, por se tratar de um trabalho mais individual, é possível que se torne mais solitário e com a falta de uma maior interação com as pessoas. Além disso, a flexibilidade, se gerida de maneira errada, pode impactar negativamente na organização e produtividade.
Por fim, agora que você sabe o que é nômade digital e como se tornar um, procure testar essa nova modalidade de trabalho e de levar a vida.