Após a publicação sobre o que é Marketing de Relacionamento, notamos que muitos leitores necessitam de uma abordagem mais generalista sobre o assunto, principalmente no que tange ao Marketing Digital, dado que muitas pessoas desconhecem esse setor.
Basicamente, o Marketing Digital generaliza todas as estratégias de divulgação e comunicação com o cliente em um ambiente digital, em especial a internet, através de redes sociais, plataformas de veiculação de vídeos, sites, e-mail marketing, entre outras ferramentas e possibilidades.
Além da divulgação e comunicação com o cliente, estar presente online através de estratégias Marketing Digital dá autoridade e marca, ou seja, fortalece a visão que os consumidores possuem sobre a empresa, visto que essa investe em estratégias de divulgação consideradas mais modernas e efetivas.
Para exemplificar melhor os reais efeitos do marketing digital, confira abaixo algumas das principais vantagens deste setor:
- Feedback em tempo real – Ao contrário de outra possibilidade de marketing, quando surge um assunto ou qualquer questão em discussão online existe a possibilidade da empresa se posicionar para o seu público, que gera um feedback instantâneo, o que possibilita uma aferição da aceitação do público sobre um produto ou serviço;
- Educar o mercado – Através da produção de conteúdo online é possível que uma marca demonstre de maneira didática uma série de questões relacionadas ao seu produto ou serviço, tornando os seus consumidores devidamente educados sobre o tema;
- Compreensão do público – Outro benefício do Marketing Digital é o amplo conhecimento que este proporciona para a empresa em relação ao seu público, o que permite a criação de uma série de estratégias e soluções mais assertivas, reduzindo drasticamente a possibilidade de um erro de direcionamento de projetos.
Ainda existem uma série de vantagens além das questões listadas acima, como a possibilidade de conquistar um número maior de clientes, realizar campanhas de fidelização, gerar leads, reforçar os diferenciais competitivos, criar uma comunicação mais próxima com o público, dentre muitos outros.
É válido ressaltar que grande parte das estratégias de marketing digital praticadas são voltadas para soluções em vídeo, dado que, segundo levantamento da SmallBizTrends, o consumo de conteúdo em vídeo representa 80% de todo o tráfego on-line, uma tendência que transformou o YouTube no segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google, com mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas por dia.
No entanto, na hora de escolher soluções para o Marketing Digital, é importante pensar em uma série de questões que vão além do vídeo, como, por exemplo, a veiculação de conteúdo nas redes sociais e em comunicadores, como, por exemplo, o WhatsApp.
Pensando em uma solução integrada, uma dica relevante são as aplicações da InVideo, que contam com ferramentas para criar cartazes e outras peças pertinentes ao Marketing Digital, dispondo de uma série de modelos prontos com templates, efeitos, imagens e um extenso banco de dados livre de direitos autorais.
Agora que você possui uma visão mais generalista sobre o Marketing Digital e de como aplicá-lo, basta começar a colocar as dicas acima em prática, para em seguida avançar nas estratégias mais específicas em campos particulares e que necessitam de uma compreensão maior.