O Product Discovery trata-se do processo de realizar o planejamento do roteiro completo de um determinado produto.
Esse roteiro vai desde qual é a proposta de valor em questão até os aspectos mais e menos importantes que tragam garantias de que o produto criado será valioso, útil e, lógico, viável ao usuário e à empresa.
À medida que os consumidores mudaram, ainda mais com o avanço da internet e da tecnologia, os produtos criados precisaram adaptar-se a eles para que pudessem sobreviver no mercado.
As empresas precisam criar produtos de qualidade e que atendam exatamente o que o consumidor precisa, oferecendo os mais diferentes suportes para se obter o sucesso esperado.
O objetivo deste artigo é, justamente, mostrar a você o que é o Product Discovery e como ele funciona na prática. Vamos lá!
Product Discovery: O que significa?
O Product Discovery é uma das etapas mais críticas dentro do processo de criação do design de um produto.
O planejamento dessa etapa torna o processo mais direcionado e reduz possíveis incertezas com relação à eficácia ou não da solução desenvolvida pela empresa para o seu usuário.
Este método consiste em estudar um determinado produto, levantando informações que sejam relevantes sobre ele e dados a respeito de como o mesmo se encaixa dentro do mercado, qual a reação do público e como tirá-lo do papel.
Portanto, o Product Discovery pode ser descrito como sendo o processo de planejamento do roteiro completo de um produto.
Esse roteiro deve ajudar a definir:
- Qual é a proposta de valor pensada
- Qual é o público-alvo para o qual ela é direcionada
- Qual é a estratégia para entrada do produto no mercado
- Como esse produto se ajusta ao mercado
- Como deve ser feita a construção dos protótipos do produto
O principal objetivo do processo de Product Discovery é conseguir garantir que um produto valioso ao cliente, útil e que seja viável para todos possa ser desenvolvido pela sua empresa.
Como é que o PD funciona na prática?
Chegou o momento de compreender como é que se dá o funcionamento do Product Discovery na prática, de modo que se possa tirá-lo do papel.
Há um elemento central que é essencial em relação à descoberta de produtos, que é o objetivo principal nesse processo.
Seu objetivo deve sempre ser criar um produto que vá direto ao ponto, ou seja, que atinja os seus clientes e que ajude a suprir as necessidades que ele possui.
Para se ter uma ideia da importância disso, mais de 60% de todos os produtos criados dificilmente chegam a ser usados.
Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e não acredita desenvolver qualquer coisa, com o intuito de vender a qualquer custo.
Tudo o que você fará é que as equipes da sua empresa percam dinheiro e tempo construindo recursos que não são nem funcionais e nem lucrativos.
Na prática, o Product Discovery funciona por meio de 5 fases, sendo elas as seguintes:
- A fase de definição: é neste momento que você precisa alinhar os seus objetivos e às suas expectativas a respeito da estratégia e dos resultados obtidos com o processo da descoberta do produto
- A fase de imersão ou de pesquisa: nesta fase, você precisa imergir nas implicações do seu desafio, necessita estuda-lo pensando na perspectiva da sua empresa e do seu cliente
- A fase de ideação: é nesta fase que ocorrem o brainstorm, a co-criação e o desenvolvimento de um determinado conceito ou de uma solução
- A fase de prototipagem: é aqui nesta fase que há a validação da ideia de um determinado negócio, de uma proposta de valor, de um produto ou de um serviço que está sendo desenvolvido
- A fase de refinamentos: aqui, ocorrem diversos ciclos de aprendizado de forma contínua e da busca por melhorias da solução de maneira constante, para garantir a competitividade do produto no mercado
Conclusão
Como visto aqui, o Product Discovery é um processo importante para que uma empresa possa descobrir uma solução que seja adequada às necessidades reais dos seus clientes.
Neste texto, você conheceu o que é esse processo e ainda como é que ele funciona na prática, por meio das suas 5 fases.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é o Product Discovery e como funciona na prática?