Você sabe o que é realidade virtual e como ela está começando a ser implementada nos negócios? Como podemos perceber, a transformação digital já é realidade dentro da nossa sociedade.
Essa transformação abrange e influencia as vidas das pessoas no âmbito pessoal e, principalmente, no profissional. Isso porque as empresas estão começando a implementar ferramentas para melhorar a prestação de serviços. Por exemplo, o uso da healthcare.
A todo momento surge uma tecnologia inovadora que ajuda a vida de diversos gestores e negócios, a realidade virtual é uma delas.
Portanto, pensando nisso, preparamos esse artigo completo para você saber o que é realidade virtual e como ela funciona. Continue conosco e tenha uma boa leitura!
Afinal, o que é realidade virtual?
Primeiramente, a realidade virtual é um ambiente, fornecido através de um computador, que possui objetos e cenários realísticos.
Dentro desse ambiente virtual as cenas e os itens são tão reais que passam para o usuário a sensação de estarem dentro da realidade.
Além disso, vale ressaltar que esse ambiente virtual é transmitido para o usuário através de um equipamento com óculos e capacete de realidade virtual.
Você certamente já jogou videogame, não é mesmo? Pois então, para você ter uma noção, essa tecnologia passa uma sensação para o usuário que ele é o próprio personagem.
E então, sabia que diversas áreas já estão utilizando essa tecnologia para inovar a entrega dos serviços? Sim, isso mesmo. Áreas como: medicina, gastronomia, educação, cinema, esporte, dentre outras.
Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?
Então, quando o assunto é realidade virtual, essa é uma dúvida que surge com frequência na cabeça de muitas pessoas. Sendo assim, não se preocupe, pois vamos explicar a diferença entre essas duas.
Vamos lá! Primeiro, a realidade virtual possui um ambiente onde o usuário é inserido através de um equipamento com óculos específicos.
Ou seja, como falamos acima, você estará em um ambiente virtual com um cenário e objetos realísticos. No entanto, essa realidade é feita de forma artificial.
Já no caso da realidade aumentada, o próprio ambiente real se transforma em um local onde objetos e figuras são inseridos.
Em outras palavras, com essa tecnologia, você está em um ambiente real e pode ver ambientes virtuais a partir de um dispositivo, como seu smartphone.
Quer um exemplo caro de realidade aumentada? O jogo Pokémon Go, que procura pokémon apontando seu smartphone para o local real.
Por fim, também precisamos ressaltar que existe uma tecnologia híbrida que combina essas duas realidades. Essa tecnologia é chamada de “realidade mista”.
O que é realidade mista?
Como citamos acima, realidade mista é a junção da realidade virtual e realidade aumentada. Em inglês, o termo realidade mista significa “Mixed Reality”.
Em outras palavras, descreve a realidade mista como uma combinação entre a sobreposição da realidade aumentada no ambiente do mundo real junto com a possibilidade de inserir elementos gráficos que a realidade virtual possibilita.
Por último, vale destacar que esse conceito de realidade mista é visto com bastante frequência nas falas da Microsoft.
Como funciona a realidade virtual?
Em primeiro lugar, essa tecnologia utiliza efeitos sonoros e visuais de forma totalmente imersiva no ambiente. Ou seja, o usuário pode interagir com o que está vendo e ouvindo, conforme o cenário e itens do ambiente virtual que está imerso.
Como falamos anteriormente, essa tecnologia é totalmente diferente da realidade aumentada, que insere objetos e imagens virtuais dentro de um cenário real.
No entanto, tem outro detalhe para ter atenção: a realidade virtual não é a mesma coisa de vídeos feitos em 360 graus. Geralmente, esses vídeos são gravações de um local real que as pessoas podem podem ver através dos gadgets usados na realidade virtual.
Quais os benefícios dessa tecnologia?
Como se sabe, essa tecnologia chegou na sociedade de uma forma que deixou todos fascinados, especialmente os apaixonados por games. Isso devido a série de novidades e possibilidades que ela trouxe para a indústria dos games.
Mas, a realidade virtual é bem ampla e pode se aplicar com facilidade em diversas áreas, proporcionando benefícios exclusivos. Aliás, a versatilidade dessa tecnologia é um dos pontos que faz diversos gestores e negócios se interessarem por essa tecnologia.
Por isso, destacamos algumas vantagens que pode oferecer para as empresas. Confira com a gente!
- Possibilita uma experiência única para o cliente;
- É uma maneira de melhorar as estratégias de marketing da empresa;
- Permite a inserção da gamificação no ambiente interno dos negócios;
- Pode potencializar as formas de comunicação entre os setores da empresa, principalmente se ela adotar um modelo de trabalho remoto.
Como utilizar a realidade virtual em uma empresa?
Primeiro, é muito comum gestores e negócios evitarem o investimento nessa tecnologia. Mas, na maioria dos casos, esse desinteresse é pela falta de um entendimento sobre como a tecnologia será útil para o negócio em si.
Na área da medicina, por exemplo, essa tecnologia já vem sendo utilizada para realizar diversos tipos de tratamento. Ou seja, é um diferencial para os profissionais que estejam necessitados de um diagnóstico mais completo.
Assim, é possível visualizar o problema do paciente e buscar uma solução adequada para iniciar o tratamento.
Essa tecnologia possibilita estudar um personagem em um ambiente virtual, e depois disso conseguir aplicar seu conhecimento para oferecer o melhor para os pacientes.
Dessa forma, é possível reduzir os erros e melhorar a qualidade dos serviços realizados. No entanto, precisamos destacar um último detalhe: a realidade virtual ainda é uma tecnologia “nova” no país, por isso, suas qualidades ainda estão sendo descobertas pelas indústrias.
Conclusão
Agora que você acompanhou esse conteúdo completo com a gente, você já sabe que a realidade virtual é um ambiente virtual que tem itens e locais realísticos.
Portanto, se você tem um negócio e deseja seguir progredindo, comece a pensar nessa tecnologia. A realidade virtual é o futuro e quem não se adequar a ela, pode acabar ficando atrás da concorrência!