Você sabe o que é turismo rural e quais os benefícios? Para aqueles que gostam de viajar, é interessante conhecer algumas formas distintas de enxergar a viagem.
Diante disso, uma das dicas para começar a aproveitar ainda mais as diferentes formas de enxergar o mundo nessas viagens é justamente entender um pouco sobre o que é turismo rural e quais os benefícios.
O melhor de tudo é que o nosso país é muito plural quando se fala de turismo rural. Então, se você quer entender sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber!
O que é turismo rural?
Em suma, o turismo rural nada mais é que o agroturismo, que são viagens cujo foco é justamente o contato direto com a natureza, agricultura e o ambiente rural em si.
Trata-se de uma experiência um pouco diferente para alguns, mas que com certeza traz uma série de benefícios, além de fazer com que você aproveite a viagem de uma forma diferente.
Nesse tipo de turismo, você vai encontrar paisagens como:
- Campos verdes;
- Formações rochosas;
- Montanhas;
- Lagos;
- Cachoeiras;
- Rios.
É esse tipo de paisagem que faz parte do turismo rural. É algo que se conecta diretamente com a natureza.
Agora, em relação às atividades que você pode fazer nesses destinos, podem ser cavalgadas, trilhas, caminhadas, pescaria, acampamentos, trekking, rapel e observação de animais.
Sendo assim, não há cenário mais perfeito para aqueles que gostam de contato com paisagens naturais do que o turismo rural.
Outra característica bem presente do turismo rural é a valorização da hospedagem domiciliar, bem como da tradição e cultura local. Trata-se literalmente de uma experiência única para aqueles que gostam de viajar.
Quais são os benefícios do turismo rural?
Dentre os principais benefícios do turismo rural, podemos citar os seguintes aspectos que são mais vantajosos:
1. Redução do estresse
Como você está em constante contato com a natureza, fazendo atividades e exercícios físicos, acaba contribuindo para amenizar o estresse.
Portanto, é uma ótima alternativa para aqueles que querem ficar longe dos centros urbanos durante as férias, por exemplo.
2. Contato com culturas diferentes
Como mencionado, uma das características do turismo rural é a valorização da cultura local. Dessa forma, você acaba tendo contato com outras formas de enxergar o mundo.
É isso que faz com que o turismo rural seja uma experiência ainda mais enriquecedora.
3. Viagem a destinos inusitados
Outra vantagem do turismo nacional fica pelo fato de que ele lhe possibilita ter acesso a destinos que talvez não teria normalmente.
A grande maioria dos brasileiros têm interesse em conhecer locais mais badalados, mas esquecem que há outras regiões menos conhecidas que são tão boas quanto.
Melhores destinos do turismo rural
Agora que você já sabe o que é turismo rural e quais os benefícios, abaixo iremos mostrar algumas alternativas de locais para ter essa experiência.
1. Fazenda Benedetti (São Paulo)
Que tal fazer turismo rural na fazenda Benedetti em Amparo? Com mais de 90 anos de história, por lá você vai encontrar muita qualidade e tradição!
Afinal de contas, o espaço contém as tradicionais cachaças artesanais, mas você ainda é livre para degustar sucos, licores, vinhos, e mel.
Outra coisa que faz com que o local seja ainda mais especial é por conta dos produtos que são feitos por parceiros da região do circuito das Águas Paulista.
A cafeteria local é outra experiência que agrega ainda mais, haja vista que tem um cardápio completo, com delícias como:
- Bolos caseiros;
- Sucos naturais;
- Chás;
- Rocambole com goiabada;
- Empadão;
- Pão da fazenda etc.
2. Ilhéus (Bahia)
Na região de Ilhéus, o turista consegue visitar as fazendas de cacau, motivo pelo qual a cidade é tão conhecida.
Então, além de se deslumbrar com toda a paisagem, ainda é possível observar como funciona o plantio e colheita da especiaria.
3. Lages (Santa Catarina)
A cidade é conhecida como a Capital do Turismo Rural, sendo a segunda cidade mais populosa da Serra Catarinense.
Por lá você consegue se hospedar em fazendas tradicionais e ainda fazer algumas atividades de aventura, como rapel, pesca, tirolesa e cavalgada.