Goiás é uma cidade com destino perfeito, pois possui espaço diferenciado e rico em possibilidades.
Consegue encantar pela diversidade cultural e patrimonial, devido à presença de casarios, praças e monumentos.
Não sabe o que fazer em Goiás? Conheça os melhores pontos turísticos para visitar
Saber quais locais visitar é muito importante ao planejar uma viagem tranquila, por isso você pode contar com o Horario de Onibus Brasil para planejar os melhores horários e preços de passagem para os principais pontos turísticos da cidade.
Agora vem conosco, conferir os pontos turísticos da cidade.
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)
Criado em 1999, trata-se do maior festival cinematográfico mundial, na categoria de meio ambiente, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Goiás;
Festival Gastronômico coloca a cidade de Goiás
Com maior destaque, reunindo chefes conceituados nacionalmente com comidas regionais: empadão, bolo de arroz, arroz com pequi, frango, alfenim, doces de frutas cristalizadas, rosas de coco, dentre outros, servidos nos restaurantes locais;
Tradicional Procissão de Fogaréu
Realizada na Semana Santa, é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, pois à meia-noite da Quinta-Feira Santa ocorre a encenação da Via Sacra e a Igreja São Francisco de Paula simboliza o Monte das Oliveiras;
Encontro de Motocicletas
Abarca milhares de motociclistas para se divertirem, esse evento conta com vários shows musicais, apresentação de diversas motos e triciclos com várias marcas e fabricações estilizadas.
Os motociclistas do Brasil e países da América latina como, por exemplo: Biela de Pau (Anápolis), Guerreiros do Araguaia Moto Clube (São Miguel do Araguaia), Xixá Moto Clube (Itapuranga), Lobão Moto Clube (Ceres/Rialma), além de Chilenos, argentinos e outros.
Participam desse evento feito para crianças, jovens e adultos aproveitarem.
Outro evento que vale a pena conferir, é o
aniversário da cidade de Goiás,
comemorada em 26 de julho, a cidade faz uma festa memorável com muitos artistas renomados ao nível nacional, além é claro das tradicionais atrações locais.
Casa da Poetisa Cora Coralina
Transformada em museu após sua morte, é o museu mais visitado do Estado.
A cidade de Goiás possui igrejas barrocas, construídas no século XVIII e registradas no livro do Tombo do IPHAN.
Entre elas a Catedral de Santana, Igreja de Nossa Senhora da Abadia, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Francisco de Paula;
Outros monumentos, como o Palácio Conde dos Arcos, o Museu de Arte Sacra, o Chafariz de Cauda, a Praça do Coreto, a Cruz do Anhanguera e a Casa de Fundição;
O sítio Arqueológico da cidade de Goiás que se destacam pelas grutas com pinturas e gravuras;
O que mais você pode fazer em Goiás?
Rio, cachoeira, e locais turísticos fazem parte da cultura goiana, e todo visitante precisa conhecer esses pontos turísticos da cidade.
Conheça alguns dos principais pontos para visitar em sua visita a Goiás.
Alto Paraíso de Goiás
Você pode visitar a Chapada dos Veadeiros, Cachoeira Almécegas, Cachoeira Sertão Zen, Cachoeira Anjos e Arcanjos, Cachoeira Cristais, Cachoeira Louquinhos, Cachoeira São Bento, Cachoeira Veredas, Cachoeira Macaquinhos, Cachoeira Couros. Na cidade, os turistas podem desfrutar do Vale da Lua.
Goiás também atrai praticantes de turismo esotérico e curiosos, pois a cidade também é um dos pontos de observação de OVNIS.
Rio Quente
É um destino para passear com a família e lá podemos encontrar o Hot Park e o parque das fontes que fazem parte dos pontos turísticos mais visitados em Goiás.
Caldas Novas
É um dos pontos turísticos visitados é o Casarão dos Gonzaga é um ponto de encontro de artesãos, incluindo peças antigas da época colonial. Também pode ser encontrado a Cachaçaria no Vale das Águas Quentes em Caldas novas.
Pirenópolis
Que abarca turismo histórico, aventuras (rapel, boia cross, tirolesa, arvorismo e cavalgada), ecoturismo, serras e morros, além da cachoeira do Rosário.
Jataí
Podem encontrar clubes aquáticos Thermas Park Jatahy e Hotel Thermas Bonsucesso, bem como jet ski, canoagem, rafting, rapel e trilhas.
Formosa
Encontramos cachoeiras, trilhas e águas cristalinas. Quando vocês planejarem o que fazer em Goiás incluam essa atração para se divertirem com toboáguas, piscinas aquecidas, piscinas de ondas, bar molhado, parque infantil, tirolesa, arvorismo, birdland, caiaque e mergulho ecológico.
O Estado de Goiás está situado na região Centro-Oeste do Brasil.
É curioso sabermos também um pouco como ocorreu a fundação da cidade de Goiás. Afinal, não tem lugar melhor para conhecer sobre a história colonial do Brasil no Centro-Oeste.
A história da cidade de Goiás começa em 1727.
E foi fundada pelo bandeirante paulista, Bartolomeu Bueno da Silva, ele estava em busca de ouro e adentrou o Centro-Oeste brasileiro, avistando terras habitadas pela nação indígena Goiás.
Naquela época, a cidade se chamava de Arraial de Sant’Anna.
Bartolomeu, conhecido como O Anhanguera, denominou a cidade de Vila Boa de Goyaz, no ano de 1936.
Em 1748, Marcos Noronha, conhecido como Conde dos Arcos, assume o mandato como primeiro governador, quando, então, é criada a Capitania de Goiás.
Goiás foi capital por quase 200 anos, a cidade guarda um patrimônio histórico, arquitetônico, cultural, gastronômico e natural, por isso foi listada pela Unesco, em 2001, como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Nesse contexto, percebe-se que o turismo religioso também é destaque na cidade de Goiás.
Diz a tradição que na cidade de Trindade, em 1843, os agricultores encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.
Por fim, em 1848, construíram uma pequena capela, coberta de folha de buriti, para as pessoas terem acesso permanente à relíquia.
Em 2006, a Igreja Matriz/Santuário foi agraciada com o título de Basílica Menor.
Por isso muitos romeiros visitam a cidade de Goiás para a festa do Divino Pai Eterno.