Ao querer comprar um imóvel, muitas pessoas já se perguntaram o que precisa para comprar um apartamento.
O momento de comprar um apartamento sempre é recheado de expectativa e desafios, não importa se você vai adquirir o imóvel para si ou para iniciar a vida de casado.
Para que o sonho não se torne um pesadelo no futuro, há que se considerar vários fatores que vão permitir a você ter um bom controle financeiro e a escolher o melhor imóvel conforme seu perfil e desejos.
Além disso, é importante entender a questão burocrática e a documentação que se faz necessária para comprar o apartamento, bem como para conseguir o financiamento.
Como são muitas as decisões que você precisa tomar para poder deixar de vez o aluguel e ter um imóvel próprio, é necessário bastante cuidado e planejamento para comprar um apartamento.
Aqui neste conteúdo, iremos falar sobre os passos que você precisa dar até a aquisição do seu imóvel dos sonhos. Acompanhe!
Como funciona o processo de compra de apartamento?
A primeira dica que temos que dar para você comprar um apartamento é compreender como é que se dá o processo para aquisição do imóvel.
Afinal, você só pode ter sucesso em qualquer empreitada, incluindo a compra do seu apartamento, se entender a jornada e fazer uma boa preparação.
O passo inicial é ter o suporte de um profissional que vai fazer a intermediação imobiliária, como a imobiliária digital ou ainda uma opção tradicional.
Logicamente que você pode fazer tudo sozinho, entretanto, precisará dedicar algumas horas para pesquisar e entender a fundo o processo.
A etapa seguinte é decidir se você pretende comprar um imóvel usado ou novo, ou ainda um que esteja na planta, sendo que a sua decisão deve ter como base seus objetivos, as suas necessidades e os seus desejos pessoais.
Ainda é muito importante pensar sobre como você vai pagar esse apartamento, se através de um financiamento e vai comprá-lo à vista, e depois parcelar os pagamentos com a própria construtora ou com o banco.
Defina qual vai ser a forma de financiamento do imóvel
O passo seguinte para você comprar um apartamento é definir como vai realizar o financiamento do imóvel.
Hoje existem programas de habitação que são do próprio Governo Federal, sendo que eles subsidiam, em alguns casos, uma parte do valor total do imóvel considerando a faixa de renda do comprador.
Além do mais, antes de tomar essa decisão você precisa compreender as vantagens que cada financiamento que está disponível conforme o seu perfil pode lhe proporcionar.
Você pode obter um financiamento junto a um banco privado ou mesmo à construtora do apartamento, é importante estudar bastante e contar com as dicas de um profissional especializado.
O financiamento feito com banco privado é um tipo de empréstimo financeiro e você precisa tomar cuidado porque as taxas de juros costumam ser bem altas.
Além do mais, os bancos também têm o costume de exigir um valor para ser a entrada que gira ao redor de 20% do total daquele imóvel, pelo menos.
O imóvel acaba ficando como a garantia de que você vai fazer os pagamentos de todas as parcelas do financiamento.
Os bancos privados ainda costumam pesquisar para saber se o potencial comprador tem o nome limpo e se tem uma boa pontuação dentro dos sistemas de crédito.
Junte o dinheiro para pagar a entrada do imóvel
Caso a sua decisão seja por comprar o imóvel parcelado, há que se dar um valor para entrada do apartamento.
Como mencionamos antes, esse valor costuma ser de 20% do total a ser pago pelo imóvel, no mínimo.
Lembre-se que o banco nunca faz o financiamento de 100% de um apartamento ou casa, então ter isso em mente vai ajudar você a tomar a melhor decisão.
Se o imóvel que você vai comprar o apartamento direto na planta, o mais comum é que precise pagar 25% do total do valor do imóvel ao longo do período da sua construção.
Esse tipo de pagamento é conhecido pelo nome de pré-chaves ou captação, e o parcelamento precisa ser realizado direto com a própria construtora, e isso é positivo porque torna bem mais fácil o processo de compra para você.
Conheça toda a burocracia que é parte do processo da compra
O conhecimento de toda a burocracia que envolve comprar um apartamento está relacionado com a questão da documentação que você precisa ter em mãos para que o negócio seja efetivado.
Esses documentos são fundamentais para que o seu banco ou mesmo a construtora aceite o financiamento imobiliário, no caso de você desejar fazê-lo.
A compra do imóvel exige que os seus documentos e os do vendedor, bem como aqueles referentes ao imóvel estejam todos em dia.
Alguns dos documentos que você precisa apresentar que são mais importantes são os seguintes:
- RG e CPF;
- O seu comprovante atual de estado civil e um comprovante de residência de até 3 meses;
- Comprovante da sua renda mensal.
Quanto aos documentos relacionados ao imóvel que vai ser adquirido, é preciso mostrar os seguintes:
- Comprovante de pagamento atualizado do IPTU;
- A matrícula do imóvel atualizada;
- A declaração da quitação do pagamento do condomínio;
- Todas as contas de água e de energia mais recentes (todas pagas).
O vendedor ou o proprietário do imóvel também deve apresentar alguns documentos, que são:
- Certidão civil;
- Certidão trabalhista;
- Certidão criminal;
- Certidão do cartório de protesto;
- A certidão negativa emitida pela Justiça Federal;
- A certidão da Regularidade Fiscal.
Para evitar qualquer problema, é importante que toda a documentação seja analisada com cuidado, uma a uma, para que o processo possa ser realizado de forma segura e confiável para todos.
Considere obras e reformas
Para muitas pessoas, uma das coisas entre o que precisa para comprar um apartamento é reformar.
Afinal, a maioria das pessoas querem morar em um imóvel do jeitinho que preferem, o que é difícil quando se trata de uma construtora que faz apartamentos iguais.
Assim, se for ou não reformar, é preciso pensar bem no acabamento, móveis planejados, cores e decoração.
Para isso, você pode contratar um arquiteto ou uma decoradora antes de contratar a reforma.
Conclusão
Como você pode ver aqui, é comum que as pessoas que vão adquirir o seu primeiro imóvel tenham muitas dúvidas sobre como comprar um apartamento, seja ele usado, novo ou ainda na planta.
Afinal, muitas pessoas decidem comprar apartamentos na planta em várias cidades brasileiras, algo que se tornou um padrão no país.
Neste conteúdo, trouxemos alguns dos passos mais importantes para que você possa colocar esse processo em curso e compre o seu imóvel conforme o esperado, sem enfrentar qualquer tipo de problema.