Tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais que representam uma variedade de itens tangíveis e intangíveis exclusivos, de cartões esportivos colecionáveis a imóveis virtuais e até tênis digitais.
Em comparação com itens colecionáveis físicos, um dos principais benefícios de possuir um colecionável digital é que cada NFT contém informações exclusivas, tornando-o diferente de qualquer outro NFT e fácil de verificar.
Isso torna a criação e a circulação de coleções falsas sem sentido, já que cada item pode ser rastreado até o emissor original.
Ao contrário das criptomoedas comuns, os NFTs não podem ser trocados diretamente entre si.
Isso ocorre porque dois NFTs não são iguais – até mesmo NFTs que existem na mesma plataforma, jogo ou coleção.
Pense neles como ingressos para um show. Cada ingresso contém informações específicas, incluindo o nome do comprador, data do evento e local. Esses dados impossibilitam a negociação de ingressos para festivais entre si.
A grande maioria dos tokens NFT é construída usando um dos dois padrões de token Ethereum (ERC-721 e ERC-1155), projetos criados pela Ethereum que permitem aos desenvolvedores de software implementar facilmente NFTs e garantir que sejam compatíveis com uma gama mais ampla de com o ecossistema, incluindo trocas e serviços de carteira, como MetaMask e MyEtherWallet.
Eos, Neo e Tron também lançaram seus próprios padrões de token NFT para encorajar os desenvolvedores a construir e hospedar NFTs em suas redes de blockchain.
Outros recursos principais do NFT incluem:
- Não interoperável: CryptoPunk não pode ser usado como um personagem no jogo CryptoKitties e vice-versa. Isso também se aplica a itens colecionáveis, como cartões de visita; os cartões de herói blockchain não podem ser usados no jogo de cartas colecionáveis Gods Unchained.
- Indivisível: NFT não pode ser dividido em denominações menores, como satoshis Bitcoin. Eles existem apenas como um projeto completo.
- Indestrutível: como todos os dados NFT são armazenados no blockchain por meio de contratos inteligentes, cada token não pode ser destruído, removido ou copiado. A propriedade desses tokens também é imutável, o que significa que jogadores e colecionadores realmente possuem seus NFTs, não as empresas que os criaram. Isso contrasta com coisas como comprar música na loja iTunes, onde os usuários não são realmente donos do que estão comprando, eles apenas compram uma licença para ouvir música.
- Verificável: outro benefício de armazenar dados históricos de propriedades no blockchain é que itens como arte digital podem ser rastreados até o criador original, o que permite que as obras sejam autenticadas sem verificação de terceiros.
Por que eles são importantes?
O NFT é popular entre usuários criptográficos e empresas porque mudou completamente a forma como os jogos e os espaços de coleção são usados. Desde novembro de 2017, um total de US $174 milhões foi gasto em NFT.
Graças ao surgimento da tecnologia de blockchain, jogadores e colecionadores podem se tornar proprietários imutáveis de itens no jogo e outros ativos exclusivos e ganhar dinheiro com eles.
Em alguns casos, os jogadores têm a capacidade de criar e lucrar com estruturas como cassinos e parques temáticos em mundos virtuais.
Eles também podem vender os itens pessoais digitais que acumularam durante o jogo, como roupas, avatares e moedas do jogo no mercado secundário.
Para os artistas, não há necessidade de passar por casas de leilão ou galerias para vender suas obras em formato digital diretamente a compradores em todo o mundo, o que lhes permite obter uma parcela maior dos lucros das vendas.
Os royalties também podem ser incorporados à arte digital, de forma que toda vez que o criador vender a obra de arte para um novo proprietário, ele receberá uma determinada porcentagem do produto das vendas.
William Shatner, mais conhecido como Capitão Kirk em “Star Trek”, entrou no campo dos colecionáveis digitais em 2020 e emitiu 90.000 cartões digitais na blockchain WAX, mostrando várias fotos dele.
Cada cartão custava originalmente cerca de US $1 e agora fornece ao Shatner uma receita passiva de royalties toda vez que é revendido.
Por que eles são valiosos?
Como todos os ativos, a oferta e a demanda são os principais direcionadores de preços do mercado. Devido à escassez de NFTs e à alta demanda deles por jogadores, colecionadores e investidores, as pessoas geralmente estão dispostas a pagar muito dinheiro por eles.
Alguns NFTs também podem gerar grandes quantias de capital para seus proprietários. Por exemplo, um jogador da plataforma de Decentraland virtual land decide comprar 64 lotes e fundi-los em uma propriedade.
Conhecido como ” The Secrets of Satoshis Tea Garden (O Segredo do Jardim de Chá Satoshi Nakamoto)”, foi vendido por US $80.000 puramente por causa de sua localização e estradas ideais.
Outro investidor doou $222.000 para comprar parte do Circuito Digital Mônaco na competição F1 Delta Time. O NFT, que representa essa faixa digital, permite que o proprietário receba um bônus de 5% em todos os jogos disputados, incluindo taxas de inscrição.
Qual é o NFT mais caro?
Dragon the CryptoKitty ainda é um dos NFTs mais caros do mercado, com uma classificação de 600 ETH.
O carro de corrida exclusivo Delta Time F1 “1-1-1” foi vendido por 415,9 ETH em maio de 2019.
Alien # 2089 foi vendido por 605 ETH em janeiro de 2021. Este NFT faz parte da coleção CryptoPunk, que é a primeira NFT já criada. No total, existem 10.000 CryptoPunks diferentes, enquanto Alien CryptoPunk tem apenas 9.
O cartão de coleção digital da NBA Topshot da estrela do basquete LeBron James foi vendido por US $100.000.
Axie nomeado Angel no jogo baseado em NFT Axie Infinity foi vendido por 300 ETH.
Comercialização de NFTs
Os altos valores de vendas de alguns NFTs despertaram a curiosidade de muitos interessados que buscam saber como criar e vender NFTs.
O NFT pode ser comprado ou vendido online e representa uma prova digital de propriedade de qualquer item. As transações podem ser conduzidas em bolsas de criptomoedas ou mercados online (como Rarible, Nifty Gateway ou OpenSea, etc.).
Como no eBay, os itens podem ser vendidos a um preço fixo determinado pelo proprietário ou por meio de leilões.
Para comprar e vender NFTs deve-se comprar uma criptomoeda como o Ether e se inscrever em uma das plataformas disponíveis.
O usuário deve então transferir essa criptomoeda para uma carteira de criptografia compatível com os tokens.
O futuro do NFT
À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, a NFT pode representar um novo conceito de patrimônio. Tokens fungíveis e não fungíveis podem escanear e armazenar corretamente ativos do mundo real, garantindo sua segurança.
No primeiro semestre de 2021, o valor do mercado de NFT chegou ao valor de US $2,5 bilhões. Considerando os altos preços de algumas obras, isso não é surpreendente.
O artista digital Beeple vendeu “Everyday: First 5000 Days” no leilão da Christie ‘s por US $69,3 milhões. Ao mesmo tempo, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, leiloou o NFT de seu primeiro tweet e o vendeu por US $2,9 milhões.
Assim como as criptomoedas mais promissoras, O NFT tem como objetivo revolucionar muitos mercados digitais e facilitar as transações e melhorar a interação humana.
No entanto, como um item de coleção, o NFT é um investimento baseado na demanda, e não nos fundamentos. O valor de ativos como Bitcoin ou Ethereum é baseado na inovação tecnológica e na adoção econômica, fornecendo uma base mais sólida para investidores experientes.
Por outro lado, o interesse das pessoas no setor e o quanto elas estão dispostas a pagar por NFTs afetarão o preço dos ativos e, em última análise, determinarão o futuro de todo o mercado.