O que é o PIS
Muito mais que um número. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.
PIS
Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa.
O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa.
Leia também: Crime de abandono de incapaz
PASEP
Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
Como funciona
Até 04/10/1988 os empregadores fizeram contribuições recebidas pelo Fundo de Participação PIS/PASEP, que então distribuía valores aos empregados na forma de cotas proporcionais ao salário e tempo de serviço.
Acesse o Google Assistent pela imagem ao lado e saiba mais.
Como consultar o saldo da conta do PIS
Para consultar seu saldo do PIS, basta acessar o site www.caixa.gov.br/cotaspis – e buscar a opção ‘consulte seu saldo’ – ao lado direito da página.
Em seguida, informar dados como CPF, PIS o NIT, a data de nascimento e dizer se é aposentado ou não.
Em seguida, é preciso cadastrar uma senha em um outro site da Caixa. Se ainda tiver dúvidas, veja no link a seguir, um artigo completo e com uma linguagem simples ensinando consultar PIS pelo CPF.
Se você já possui Senha Cidadão (usada no Cartão Cidadão), precisa destacar o PIS e “cadastrar senha”. Depois, deve escolher as opções ‘aceitar o contrato’, informar a Senha Cidadão e registrar a senha desejada para a consulta de cotas.
Servidores públicos
Os servidores públicos, que participam do Pasep, podem consultar suas cotas em https://www.bb.com.br/pasep. – mediante a apresentação do CPF, ou o número de inscrição no programa, que pode estar anotado na Carteira de Trabalho, além da data de nascimento.
Quando começa o pagamento
Começa nesta quinta-feira (17) o pagamento do quarto lote do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para trabalhadores com direito ao benefício.
No caso do PIS , têm direito os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em outubro que atuaram com carteira assinada no ano passado, ganhando até dois salários mínimos, enquanto no caso do Pasep o pagamento será feito a servidores públicos com final de inscrição.
Para quem tem direito ao PIS, os titulares de conta na Caixa com cadastro atualizado e movimentação receberam o crédito automaticamente na última terça-feira (15).
O valor pago é de um salário mínimo, R$ 998, e varia de acordo com o tempo trabalhado.
Quem trabalhou com carteira durante os 12 meses do ano, recebe o valor completo, e quem trabalhou em períodos mais curtos recebe proporcionalmente.
No caso do Pasep, o pagamento do abono salarial é feito pelo Banco do Brasil .
Quem pode sacar o benefício
Tem direito ao abono as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham trabalhado com carteira assinada em 2018 por, no mínimo, 30 dias, com remuneração salarial até dois salários mínimos, em média.
É preciso, também, que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.
Como fazer o saque
Quem recebe pelo PIS e possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou casa lotérica.
Sem esses documentos, é preciso ir a qualquer agência da Caixa com algum documento de identificação.
Para saber mais, basta ligar para o 0800-726-02-07 da Caixa. No site do banco , o trabalhador também pode verificar se é possível fazer o saque no campo “Consultar Pagamento”.
Para isso, é preciso ter o número do NIS ( PIS/Pasep ) em mãos.
Funcionários públicos, com direito ao Pasep devem verificar se houve depósito em conta. Em caso negativo, é necessário ir até uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação.
Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
Confira o cronograma
Fonte: https://economia.ig.com.br/2019-10-17/pagamento-do-4-lote-do-abono-pispasep-comeca-nesta-quinta-feira.html
Recomendação de Leitura: Quais os principais canais de atendimento do Nubank?