A pesquisa de palavras-chave tem se tornado cada vez mais difícil à medida que o Google continua a ocultar mais informações.
Se você é novo no mundo do SEO e do marketing online, talvez não se lembre de uma época em que era capaz de ver todas as palavras-chave com ótimas ferramentas para analisar.
Infelizmente, mais de 90% das informações de marketing digital agora são apresentadas aos webmasters simplesmente como ocultas.
Então, o que os webmasters e SEOs devem fazer nesta era de dados desconhecidos e incompletos?
A boa notícia é que os mecanismos de pesquisa estão muito mais inteligentes do que costumavam ser e são capazes de entender a intenção do que um usuário está procurando, sem ter que usar resultados de pesquisa de “correspondência exata”.
Por causa disso, os editores de conteúdo podem se concentrar mais na experiência de seus leitores, em vez de colocar palavras-chave no conteúdo para serem encontradas nos motores de busca.
Dito isso, utilizar palavras-chave adequadas em seu site e em seu conteúdo ainda é extremamente importante e ainda pode ser útil para obter maior visibilidade nos mecanismos de busca.
Vamos explorar alguns métodos que ainda estão disponíveis para webmasters, SEOs e profissionais de marketing digital que podem ser extremamente úteis na identificação das melhores palavras-chave para utilizar no seu site.
Preenchimento automático do Google
Embora você possa estar pensando em como o Google está dificultando a sua vida por não fornecer dados valiosos de palavras-chave, ainda existem recursos como a função de preenchimento automático do Google que pode ajudar os pesquisadores a concluir suas ideias e, ao mesmo tempo, fornecer palavras-chave valiosas aos webmasters.
Os pesquisadores geralmente começam digitando uma consulta específica apenas para acabar escolhendo o que o Google preenche automaticamente na caixa de pesquisa.
Este é o melhor lugar para começar sua pesquisa, pois provavelmente você desejará descobrir que tipo de conteúdo já existe sobre o tópico sobre o qual está elaborando o conteúdo.
Esse também é um método útil para identificar frases de palavras-chave de cauda longa que podem ser mais difíceis de identificar nas ferramentas do planejador de palavras-chave.
Quem melhor para dar sugestões sobre oportunidades de palavras-chave do que o Google?
Pesquisas relacionadas ao Google
Semelhante à função de preenchimento automático, o Google fornece “pesquisas relacionadas” na parte inferior da maioria dos SERPs ou “páginas de resultados de mecanismos de pesquisa”.
Essa também deve ser uma das primeiras coisas que você deve observar ao iniciar a pesquisa de palavras-chave.
Não tenha medo de pesquisar várias variações de palavras-chave e frases-chave. Este também é um exercício útil para começar a entender como o mecanismo de pesquisa está pensando sobre certas palavras e quais palavras estão sendo associadas umas às outras.
Planejador de palavras-chave do Google Ads
O Planejador de palavras-chave do Google Ads é onde a maioria dos webmasters inicia suas pesquisas mais aprofundadas. Você pode começar pesquisando uma nova palavra-chave de sua escolha.
Em seguida, você verá as pesquisas médias mensais, a concorrência e o lance sugerido para a palavra-chave digitada, bem como outras palavras-chave e frases sugeridas.
O número de opções alternativas geralmente depende da popularidade do assunto.
A menos que você esteja montando uma campanha de pagamento por clique (PPC), as únicas informações realmente úteis apresentadas aqui são as sugestões e a média de pesquisas mensais.
A competição é dividida apenas em baixa, média ou alta e, na maioria das vezes, não é uma métrica confiável para determinar a dificuldade de classificação para uma determinada palavra-chave.
Em vez disso, eu recomendaria a ferramenta de dificuldade e análise de palavras-chave de Moz para isso.
Google Search Console
Há um lugar onde vivem os verdadeiros webmasters: o Google Search Console. É aqui que você encontra as principais consultas que estão sendo pesquisadas, bem como as principais páginas da web encontradas por meio da pesquisa.
Você pode encontrar as principais consultas que direcionaram tráfego para seu site em períodos específicos de tempo com esta ferramenta.
Você também pode ver o conteúdo que direcionou a maior parte do tráfego para seu site no mesmo período.
Google Trends
O Google Trends pode ser útil na escolha da variação correta de uma palavra-chave específica. Essa ferramenta exibirá o “interesse geral ao longo do tempo” de uma palavra-chave e também inclui uma previsão para determinados termos.
Os juros ao longo do tempo são representados como um número entre 0-100 em determinados pontos ao longo do tempo. Eles não representam números absolutos do volume de pesquisa.
Google Analytics
Embora a maioria dos dados de palavras-chave encontrados na seção orgânica do Google Analytics seja rotulada como (não fornecida), há uma seção em “Aquisição” que contém seus dados do Search Console, se você tiver vinculado as duas plataformas.
Ele está localizado em “Search Console” → “Consultas”. Essas informações são semelhantes às que você encontrará no Search Console.
Mesmo com o Google escondendo a maioria de seus dados de palavras-chave no Google Analytics, ainda existem muitos recursos que o Google oferece (gratuitamente) que podem ser extremamente úteis para webmasters e SEOs identificarem palavras-chave relevantes para otimizar seu conteúdo.
Comece usando essas ferramentas para ajudar a identificar tópicos e palavras-chave úteis e, em seguida, crie e compartilhe um ótimo conteúdo que atraia seu público.
Lembre-se, se o seu conteúdo não for útil e compartilhável, não importa quantas palavras-chave você possa identificar.
O objetivo, acima de tudo, é direcionar o tráfego para o seu conteúdo e fazer com que outras pessoas o compartilhem e vinculem naturalmente.