Quer aprender a fazer uma panqueca americana perfeita, fácil de preparar e que vai bem qualquer hora?
Uma panqueca deliciosa e fofinha do tipo americana pode ser o café da manhã perfeito. Mas também é uma boa opção para um lanche a qualquer hora do dia.
O prato que é muito popular no café da manhã norte-americano, já caiu também nas graças dos brasileiros. E é um dos mais servidos atualmente em diversos hotéis e restaurantes do nosso país.
Afinal, ela é versátil e oferece uma série de possibilidades de coberturas, para agradar a diferentes paladares.
No entanto, pode ser um pouco complicado preparar uma panqueca perfeita, bem macia e saborosa em casa.
Então se você está com dificuldade para preparar panqueca americana, fique de olho nas dicas a seguir. E vamos começar com uma pequena curiosidade sobre as panquecas americanas.
Afinal, do que é feita a panqueca americana?
Bom, antes de tudo, eu preciso lhe contar que a panqueca americana original é feita com um produto chamado buttermilk, que infelizmente ainda não está disponível no Brasil.
E para que serve o buttermilk?
Sua principal função é deixar a massa mais fofinha. Ele é feito a partir de um resíduo líquido que se forma durante a fabricação da manteiga, já o gosto é bem ácido Ele é facilmente encontrado nos Estados Unidos.
No entanto, não se preocupe, pois aqui no Brasil esse ingrediente é facilmente substituído pela coalhada, que confere um sabor e textura muito semelhante a panqueca original.
Mas, se você não quiser usar coalhada pode usar leite, e ainda vai obter um resultado muito bom.
Confira a receita a seguir.
Receita tradicional de panqueca americana
A receita que eu escolhi para você hoje é uma receita tradicional, eu apenas substitui o buttermilk por leite ou coalhada conforme sua preferência.
Ingredientes:
- 1 xícara e um quarto (chá) de farinha de trigo;
- 3 colheres (chá) de fermento em pó;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 2 ovos batidos (delicados);
- 1 xícara (chá) de leite ou coalhada (pode ser meio a meio);
- Uma pitada de sal;
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida.
Use manteiga, margarina ou óleo para untar a frigideira.
Modo de preparo
Primeiro, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Pode não parecer, mas é importante misturar todos os ingredientes sólidos de forma uniforme.
Em seguida, pegue outro recipiente e coloque os ovos, o leite ou coalhada e a manteiga derretida, e misture tudo muito bem também.
Depois disso é só juntar todos os ingredientes em uma mesma tigela. É importante fazer com cuidado, de forma delicada. Uma boa dica é ir misturando aos poucos para garantir que a mistura não fique muito líquida.
Então, é só untar a frigideira com um pouco de óleo, margarina ou manteiga, aquecer e fritar as panquecas cuidando para que o cozimento fique uniforme de ambos os lados.
O ponto certo é quando as panquecas ficarem douradas de ambos os lados.
Sugestões para o recheio
Já o recheio fica por sua conta. Um dos mais tradicionais é o mel. Mas, você também pode usar:
- Leite condensado;
- Nutella;
- Creme de leite com morangos;
- Geleia;
- Doce de leite, etc.
E caso você prefira, essa panqueca também vai bem com um recheio salgado, por exemplo: carne moída ou frango.
Dicas para uma panqueca americana perfeita
Agora que você já conhece a receita de panqueca americana, eu preparei também algumas dicas para você não errar na massa.
Afinal, não é todo mundo que consegue acertar o preparo sempre. E para quem nunca fez essa receita pode ser difícil de preparar na primeira vez.
Para ajudar você a ter uma panqueca americana fofinha, aqui vão alguns segredos que alguns cozinheiros costumam usar.
Panqueca americana com claras em neve
Para deixar a massa mais fofa e alta um truque muito usado em incorporar claras batidas em neve. Inclusive, há quem não faça panquecas se não usar claras em neve.
É importante que você bata as claras em neve separadamente, para só então incorporá-las a massa de panqueca.
Para isso acrescente as claras delicadamente de baixo para cima e vá misturando como Cuidado para sua massa crescer. Depois é só fritar normalmente.
Não bata a massa no liquidificador
É claro que usar o liquidificador para fazer a massa pode facilitar muito a nossa rotina. Mas, para fazer panqueca dessa pode não ser uma boa ideia.
Isso porque a massa de panqueca americana não precisa ser batida demais, e você só consegue bater de forma delicada fazendo a mão.
Portanto, usar o liquidificador pode deixar a massa pesada. Além de não ser a melhor forma de misturar os ingredientes.
O tamanho da frigideira para panqueca americana
Escolha uma frigideira de tamanho pequeno e antiaderente. Lembre-se: essa é uma massa que cozinha rápido.
E com uma frigideira pequena você pode deixar essa panqueca americana no tamanho certo sem grande dificuldade. Elas vão ficar uniformes, e será muito mais fácil de servir uma sobre a outra quando estiverem prontas.
Com uma frigideira antiaderente você também não vai ter problemas com uma panqueca grudando e será muito mais fácil virar a massa para cozinhar dos dois lados.
O truque do amido de milho
Se você quiser a massa ainda mais leve substitua a metade da farinha de trigo da receita por amido de milho.
Isso porque o amido de milho é mais leve que a farinha de trigo, como consequência vai garantir uma massa mais fofinha e a airada.
Dicas finais
A melhor forma de aprender a preparar uma panqueca americana deliciosa é com a prática. Portanto, não desanime se você errar a receita algumas vezes.
Com o tempo, você aprenderá o que funciona melhor para você e vai deixar suas panquecas americanas perfeitas da sua forma.
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje! Então agora, que tal deixar o seu comentário e compartilhar a sua opinião?
Em breve, tem mais dicas para você!