Entenda a importância de ter uma cultura organizacional enraizada no seu negócio
A cultura organizacional é um fator primordial para o sucesso da empresa no mercado. Toda empresa possui sua missão, seus valores e princípios e isso precisa estar enraizado em todos os colaboradores. Essa é a melhor forma de humanizar a marca e criar uma identidade no mercado.
Por meio da cultura organizacional, a empresa define a sua identidade e isso norteia os seus hábitos, crenças, rotina, valores e política. Esse termo surgiu nos anos 80 e foi criado pelo professor e psicólogo americano Edgar Schein, que define a cultura organizacional como o padrão de princípios básicos compartilhados e vivenciados pelo grupo.
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional se refere às pessoas e ao modo como elas se comportam em determinados ambientes. E com isso, essa cultura pode ser aplicada ao meio corporativo. E isso reúne uma série de fatores como crenças, costumes, hábitos e valores, por exemplo.
Em uma empresa, a cultura organizacional surge por meio das lideranças. Um bom líder consegue alinhar expectativas e estruturar ideias, valores e hábitos. A cultura organizacional faz com que uma empresa se torne única e tenha uma unidade por mais que tenha muitos funcionários.
Qual é a importância da cultura organizacional?
Uma empresa com a cultura organizacional enraizada no seu corpo de funcionários tende a ser mais produtiva e ter um ambiente de trabalho mais agradável. A empresa funciona como uma engrenagem em que cada setor cumpre sua função com base nas regras definidas pela cultura.
Isso faz com que a comunicação interna seja fácil de ser entendida, sendo clara e objetiva. A cultura organizacional é um conjunto de ideias e padrões de comportamento que se seguidos pelos colaboradores tornam o negócio mais fluido. Apesar de não ser algo mensurável, a cultura organizacional se percebe pelo crescimento da empresa no mercado.
Como melhorar a cultura organizacional de um negócio?
Existem diversas formas de construir e otimizar a cultura organizacional de um negócio. Antes de tudo é importante saber que a implementação de uma cultura é algo que se desenvolve a médio e longo prazo, e claro, quanto antes o processo for iniciado melhor. Confira abaixo as nossas dicas para melhorar a cultura organizacional de uma empresa:
Defina a missão e os valores da empresa
Talvez a cultura organizacional de sua empresa não tenha penetrado nos colaboradores porque ela não possui diretrizes bem definidas. Então, é importante que você defina a missão e os valores do negócio com clareza.
A missão se refere ao objetivo da empresa no mercado. O que sua empresa vende? Por que ela presta este serviço ou vende estes produtos? Qual é a finalidade da empresa? Responda a estas perguntas.
E os valores se referem ao seu padrão de comportamento e regras que a empresa segue no mercado para lidar com clientes, fornecedores e coordenar a comunicação interna do negócio.Com missão e valores bem claros, o funcionário irá entender o seu propósito dentro do negócio e vestir a camisa da empresa.
Alinhe expectativas e objetivos da empresa
Faça pesquisas e reuniões com o seu quadro de funcionários para realizar acordos que definem as funções e objetivos de cada setor. Dessa forma, será possível definir metas e objetivos gerais, definir prioridades e tornar o negócio mais produtivo.
Com isso, é possível traçar uma diretriz com regras claras para desenvolver o negócio da maneira certa. Essa é a melhor maneira de alinhar expectativas para que a empresa funcione com mais fluidez.
Compartilhe a missão e os valores do negócio com todos
Como falamos acima, implementar ou melhorar a cultura organizacional do seu negócio é algo que acontece a médio ou longo prazo. A cultura organizacional já foi formulada e está em curso, e por mais que ela seja melhorada, é preciso que ela seja compartilhada com consistência e afirmada dentro da empresa.
Com isso, é importante compartilhar a missão e os valores da empresa para todos, todos os dias até que isso vire algo natural para os colaboradores. Essa é a melhor maneira de implementar rapidamente a cultura organizacional no seu negócio.
Liderança deve dar exemplo
Um dos fatores que mais rendem sucesso para um líder é o exemplo. E em uma empresa que precisa melhorar a cultura organizacional, é importantíssimo que as lideranças sejam exemplos para os demais colaboradores.
A figura de gestão é muito importante para qualquer negócio. Não adianta tentar implementar uma ideia se você não age desta forma. Como implementar um novo padrão se você não segue um padrão? Então é importante trabalhar com base no exemplo para liderar com maestria e consegue engajar todos os colaboradores.
Estas são as nossas dicas para melhorar a cultura organizacional da sua empresa. Esse fator é fundamental para a empresa ser produtiva e gerar resultados. A cultura organizacional é uma premissa básica para o sucesso de uma empresa no mercado atual.