Se você pensa em ser um infoprodutor de sucesso, precisa estar de olho nas novidades do mercado de produtos digitais. Essa é uma área que vem crescendo muito nos últimos tempos e, para não ficar de fora, é necessário estar antenado!
O básico já não é o suficiente, pois a concorrência está acirrada. Portanto, escolher uma plataforma completa, criar landing pages e saber elaborar estratégias assertivas podem ser o seu diferencial.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa para dar os primeiros passos e se tornar um produtor digital de sucesso. Vem conferir!
1. Utilize uma plataforma completa
O primeiro passo para ser um infoprodutor de sucesso é escolher uma plataforma que atenda as necessidades do seu produto digital. Para isso, é importante que ela seja completa!
O bom de algumas plataformas disponíveis no mercado é que são intuitivas e apresentam ferramentas fundamentais para o lançamento de qualquer produto.
Por isso, na hora de escolher a sua, é bom considerar algumas funcionalidades, como:
- Ferramenta para criar funil de vendas;
- Ferramenta para construir landing page grátis;
- Hospedagem gratuita de infoproduto;
- Disparo de e-mail marketing;
- Checkout integrado;
- Entre outros.
2. Crie landing pages
A criação de landing pages também é outro ponto fundamental para o sucesso como infoprodutor. Ela é responsável por captar informações sobre os seus leads (clientes em potencial) e ajudar no crescimento do seu negócio digital.
Além disso, as landing pages:
- Ajudam a atrair um público qualificado;
- Aumentam as chances de conversão;
- Auxiliam no crescimento da lista de leads e na segmentação do seu público para colocar em prática as estratégias do funil de vendas.
Como citamos anteriormente, algumas plataformas de infoprodutos já disponibilizam a funcionalidade de criação de landing pages. Entretanto, nos casos das que não oferecem essa ferramenta, é possível utilizar o Canva para isso.
3. Nutra os seus leads
A nutrição dos leads é outro item importante para o seu sucesso como infoprodutor. Ela funciona como uma poderosa estratégia de marketing, que auxilia na hora de criar conexão entre os clientes e o seu negócio digital. Mas não se resume a apenas isso.
Nutrir os seus leads ajuda também a conduzi-lo durante a jornada de compras e serve como um “empurrãozinho” na última etapa do funil de vendas – que é a tomada de decisão.
Por fim, os principais pontos que a nutrição de leads oferece ao infoprodutor são:
- Ajuda a educar os clientes;
- Auxilia na geração de dados e estatísticas;
- Reduz os custos com investimentos desnecessários.
4. Saiba quem são seus concorrentes
Assim como em qualquer outra profissão, a concorrência é algo relevante. Logo, é interessante saber como está o mercado, quem são os seus concorrentes e quais são os pontos relevantes para se inspirar ou se destacar.
Estudar o mercado ajudará na hora de conhecer quais são as práticas utilizadas pela concorrência na hora de conquistar um novo cliente, por exemplo. Você pode utilizar isso ao seu favor, na hora de adotar as estratégias que mais condizem com o seu negócio.
Além disso, esse tipo de compreensão é fundamental para conferir o nível da qualidade disponível no mercado. Desta forma, fica mais fácil pautar algumas questões, como:
- O que a concorrência não está oferecendo;
- O que eles deixam a desejar;
- De que forma eles estão conquistando clientes;
- Como você pode utilizar essas questões a seu favor.
5. Entenda o mercado de produtos digitais
Além de conhecer os concorrentes, é importante estar por dentro do mercado de produtos digitais. Isso porque, as mudanças nessa área acontecem de forma bastante instantânea e existe uma certa necessidade em estar sempre atualizado.
Diariamente, surgem novas ferramentas, estratégias de marketing e de vendas e até mesmo novas redes sociais, não é mesmo? Saber um pouco sobre todas essas novidades é importante para uma boa divulgação do seu infoproduto.
Além do mais, ter esse tipo de conhecimento é fundamental para se destacar e encontrar parceiros de confiança na área. Afinal, mesmo com a concorrência, é possível criar bons contatos e parceiros de trabalho.
6. Defina um nicho
Definir um nicho para criar o seu produto digital também é algo fundamental. Isso acontece porque você, como um produtor, trabalha compartilhando aquilo que sabe, concorda?
Sendo assim, é importante estar por dentro do assunto, gostar dele e ter um bom domínio daquilo que está expondo para as demais pessoas. Desse modo, uma vez que você se torna um especialista e vende seu conhecimento, isso o torna uma autoridade.
Assim, ter pelo menos um nicho definido é uma das chaves para obter sucesso como infoprodutor. Afinal, você não quer que o seu produto seja apenas mais um na internet, não é mesmo?
7. Elabore um bom conteúdo
Atualmente, qualquer infoproduto precisa estar atrelado a bons conteúdos, seja apenas para divulgá-lo ou para converter em vendas. Afinal, realizar uma boa propaganda do produto que você vende é fundamental.
Para isso, existem estratégias de marketing que auxiliam na elaboração desses conteúdos, como no caso da copy. Se você ainda não conhece, copy é um texto que possui um objetivo direto: converter vendas. Em outras palavras, são utilizadas técnicas de conteúdo e escrita que ajudam a criar textos que vendem.
Mas não se assuste! Você não precisa saber todas as técnicas. Basta conhecer alguns exemplos de copy e se inspirar na hora de criar a sua.
Além disso, como foi citado anteriormente, no mercado existem plataformas de infoprodutos completas, que disponibilizam praticamente tudo para você não precisar se preocupar!
Agora que você sabe quais são os principais passos para ser um infoprodutor de sucesso, comenta aqui embaixo e conta para gente o que achou deste conteúdo!