Se você é dono de uma empresa ou trabalha com comércio, é bastante provável que já tenha lidado com a inadimplência por parte de alguns clientes.
Ainda adimplência é um dos maiores problemas que as empresas e outros negócios enfrentam diariamente e que é responsável por afetar de forma direta no caixa, assim como nas perspectivas de crescimento do seu negócio. Além disso, ter uma pendência financeira também pode ser bastante constrangedor para a pessoa que deve. Isso porque ela junta diversas dívidas e sofre com altos valores cobrados em relação aos juros.
Neste caso, as pessoas podem contar com uma ferramenta excelente criada justamente para auxiliar neste tipo de situação, de modo que os interessados podem consultar e até mesmo resolver problemas relacionados à sua pendência financeira.
Essa ferramenta foi criada pelo Serasa Experian e pode ser uma excelente opção para ajudar a contornar este tipo de situação, de modo a auxiliar a realização de consultas e de pagamentos das pendências financeiras.
Nesse caso, os interessados podem utilizar o Pefin. Este recurso tem como objetivo fazer com que a política de cobranças e pendências se torne mais simples e prática. No texto abaixo, falaremos um pouco mais sobre ela e tudo que ela pode oferecer. Portanto, continue lendo para saber mais.
O que é pendência financeira?
A Pendência Financeira, também conhecida como Pefin, é quando uma empresa registra uma dívida pendente junto a um órgão de proteção ao crédito.
Portanto, o PEFIN é um serviço prestado pela Serasa para quitação de dívidas e aumento de dívidas em aberto em diversos setores da economia, como é o caso da indústria, prestação de serviços, varejo, etc. Portanto, qualquer débito não pago em um dos setores mencionados pode gerar a inscrição do consumidor nos serviços de proteção ao crédito como o PEFIN.
Nele, as empresas podem consultar e inserir informações sobre pendências pessoais e financeiras da empresa. A ferramenta facilita a comunicação entre empresas e devedores por meio do envio de cartas.
O devedor recebe esta carta com informações sobre a dívida e instruções sobre como pagar a dívida. A carta pode ser acompanhada de boletos com atualização do valor da dívida ou sugestão de eventuais descontos, que devem ser resolvidos em um prazo de 5 a 10 dias. Caso o pagamento não seja efetuado nesse prazo, as informações sobre a dívida ficam disponíveis no banco de dados da Serasa e podem ser acessadas por diversas instituições.
Veja também nosso artigo: Como negociar dívidas e sair do vermelho em 2022.
Como fazer a consulta
Se você estiver com algum tipo de pendência na ferramenta Pefin, isso significa dizer que é possível que você esteja com algumas dívidas em aberto, seja nas empresas de prestação de serviços, varejo ou qualquer outro.
Desse modo, este débito é registrado nesta ferramenta e todas as informações acerca do devedor são disponibilizadas para que outras empresas possam realizar a consulta.
Logo, a empresa que está em busca de saber se aquele cliente possui algum tipo de pendência financeira antes de realizar um negócio com ele ou mesmo disponibilizar um empréstimo, poderá utilizar a ferramenta Pefin e descobrir.
Essa consulta pode ser feita por qualquer empresa e utilizar a internet para realizar o procedimento, através de um banco de dados criados pela empresa Serasa Experian. Para isso, é necessário informar o CNPJ ou CPF da pessoa que deseja realizar a consulta. Ao fazer isso, todas as dívidas e pendências listadas em nome dessa pessoa serão informadas ao usuário.
Como pagar a pendência financeira?
A empresa enviará ao devedor uma carta com informações sobre a quitação da dívida, ou mesmo uma ordem de pagamento. Os clientes devem seguir as instruções neste documento para efetuar pagamentos. Se o cliente receber uma carta notificando uma dívida em seu nome, certifique-se de pagar dentro do prazo especificado no documento. Junto com essa carta, a empresa costuma enviar um boleto para quitar a dívida no prazo de 5 a 10 dias. A Serasa também oferece outros tipos de renegociações como negociar cartão das Casas Bahia, que podem ocorrer entre o cliente e a empresa.
Portanto, é importante aproveitar as oportunidades para quitar dívidas por meio de programas de descontos, feiras comerciais e outros conselhos.
A Lei de Proteção ao Consumidor (CDC) protege você dos riscos e restrições associados à cobrança de dívidas. De acordo com o Art. 42 do CDC, as empresas devem se certificar de que os consumidores inadimplentes não sejam ridicularizados, ameaçados ou constrangidos de qualquer tipo ao cobrar dívidas. De acordo com os dispositivos que foram mencionados anteriormente, é de suma importância que a empresa cumpra com tudo aquilo que foi estabelecido, bem com os clientes saibam das obrigações de suas empresas quanto a quitação do débito.
Qual a diferença entre protesto de dívida e pendência financeira?
Os dois institutos podem confundir a cabeça das pessoas que não possuem tanto conhecimento acerca do protesto de dívidas da pendência financeira. No entanto, cumpre destacar que existem diferenças entre eles, ainda que sucintas. Inicialmente, temos que o protesto de dívidas é um ato realizado em cartório.
O principal objetivo por trás deste protesto é justamente registrar a dívida de um cliente, seja ele uma pessoa jurídica ou física.
Desse modo, o credor torna pública aquela dívida e, além de fazer a cobrança deste débito, ele também pode trazer uma proteção a mais para este credor. antes de dar início ao processo de registro desta dívida, a empresa o empresário precisa fazer uma análise acerca de todas as informações que ele precisará para fazer a execução do protesto.
Após fazer uma, ele poderá ir até o cartório da sua cidade e fazer a solicitação do protesto de títulos.
Os valores referentes a este ato podem variar de acordo com o cartório e a região escolhida. Quanto à pendência financeira, temos que todo procedimento de inclusão deste débito é feito utilizando a internet.
Portanto, o credor não precisa ir até o cartório para registrar a dívida do cliente. Sendo assim, a única diferença entre esses dois institutos é que um deles é feito presencialmente no cartório e o outro é feito utilizando a internet.